Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2008)Número Original: 58Código: 14849

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Intradisciplinar Inconfidência Mineira Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História) República da Espada
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
Exibir texto da questão

Observe o quadro. (Pedro Américo. Tiradentes esquartejado - óleo sobre tela 262x162 cm - Museu Mariano Procópio. Juiz de Fora-MG.) Pode-se afirmar que a representação de Pedro Américo do inconfidente mineiro (A) data dos primeiros anos da República, sugerindo a se- melhança entre o drama de Tiradentes e o de Cristo. (B) foi elaborada durante o período da Independência, como ex- pressão dos ideais nacionalistas da dinastia de Bragança. (C) caracteriza-se pela denúncia da interferência da Igreja católica nos destinos políticos e culturais nacionais. (D) foi censurada pelo governo de Getúlio Vargas porque expressa conteúdos revolucionários e democráticos. (E) foi proibida de ser exposta publicamente por incitar o preconceito contra o governo português, responsável pela morte de Tiradentes.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 45

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Inconfidência Mineira - República da Espada

Exibir Questões - UNESP

Questões Parecidas

1(UNICAMP- SP - 2009)Número Original: 21Código: 4654

Segunda Fase

Iluminismo (História).g Inconfidência Mineira República da Espada intradisciplinar no enunciado
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2009
Exibir texto da questão

Na busca de um herói para a República, quem atendeu as exigências da mitificação foi Tiradentes. O busto de Tiradentes idealizado em 1890 era a própria imagem de Cristo. A simbologia cristá apareceu em várias outras obras de arte da época. Mas Tiradentes não era apenas um herói republicano, era um herói do jacobinismo, dos setores mais radicais do Partido Republicano. Além do republicanismo, atribuía-se a Tiradentes um caráter plebeu, humilde, popular, em contraste com a elite econômica e cultural, aproximando-o assim do florianismo. (Adaptado de José Murilo de Carvalho, A formação das almas: imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 57-69.) a) De acordo com o texto, quais os significados associados à imagem de Tiradentes pela propaganda republicana no Brasil? b) Dê duas características políticas dos primeiros governos da república (Marechal Deodoro e Floriano Peixoto).


Veja a resolução para saber se acertou!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(USP- SP - 2014)Número Original: 67Código: 31729

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Conflitos sociais na formação republicana.g Conflitos sociais e racismo na formação republicana brasileira .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2014
Questão de Vestibular - USP 2014
Exibir texto da questão

Com base na leitura da obra A cidade e as serras, de Eça de Queirós, publicada originalmente em 1901, é correto concluir que, nela, encontra-se a) o prenúncio de uma consciência ecológica que iria eclodir com força somente em finais do século XX, mas que, nessa obra, já mostrava um sentido visionário, inspirado pela invenção dos motores a vapor. b) uma concepção de hierarquia civilizacional entre as regiões do mundo, na qual, a Europa representaria a modernidade e um modelo a seguir, e a América, o atraso e um modelo a ser evitado. c) a construção de uma associação entre indivíduo e divindade, que, no livo, a natureza é, fundamentalmente, simbolo de uma condição interior a ser alcançada por meio de resignação e penitência. d) a manifestação de um clima de forte otimismo, decorrente do fim do ciclo bélico mundial do século XIX, que trouxe à tona um anseio de modernização de sociedades em vários continentes. e) uma valorização do meio rural e de modos de vida a ele associados, nostalgia típica de um momento da história marcado pela consolidação da industrialização e da concentração da maior parte da população em áreas urbanas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UERJ- RJ - 2015)Número Original: 3Código: 5880843

Exame Discursivo

Inconfidência Mineira Conjuração Baiana Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2015
Exibir texto da questão

No Brasil, em finais do século XVIII, o descontentamento com o poder metropolitano deu origem a rebeliões que questionavam o domínio político português. Dentre essas rebeliões, destacam-se a Inconfidência Mineira (1789) e a Conjuração Baiana (1798). LEMA DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA historiabrasileira.com AVISO AO POVO BAHIENSE Ó vós, Povo, que nascestes para ser livres e para gozar dos bons efeitos da Liberdade, ó vós, Povos, que viveis flagelados com o pleno poder do indigno coroado, esse mesmo rei que vós criastes; esse mesmo rei tirano é quem se firma no trono para vos vexar, para vos roubar e para vos maltratar. Homens, o tempo é chegado para a vossa ressurreição, sim, para vós ressuscitardes do abismo da escravidão, para levantardes a sagrada Bandeira da Liberdade. As nações do mundo todas têm seus olhos fixos na França, a liberdade é agradável para todos. O dia da nossa revolução, da nossa Liberdade e da nossa felicidade está para chegar. Animai-vos que sereis felizes. Trecho do panfleto revolucionário afixado nas ruas de Salvador na manhã de 12 de agosto de 1798. Adaptado de PRIORE, M. del e outros. Documentos de história do Brasil: de Cabral aos anos 90. São Paulo: Scipione, 1997. Aponte duas diferenças entre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana. Cite, também, dois movimentos políticos ou filosóficos que influenciaram essas insurreições.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




4(ENEM- BR - 2010)Número Original: 20Código: 3554

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Proclamação da República Intradisciplinar Inconfidência Mineira
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
Exibir texto da questão

| - Para consolidar-se como governo, a República precisava eliminar as arestas, concilia-se com o passado monarquista, incorporar distintas vertentes do republicanismo. Tiradentes não deveria ser visto como herói republicano radical, mas sim como herói civico- religioso, como mártir, integrador, portador da imagem do povo inteiro. CARVALHO, 4. MC. A formação das almas: O imaginário da República no Brasil “São Paulo: Companhia das Letras, 1990. | Eo, o gigante da praça,/ O Cristo da multidão! É Tiradentes quem passa / Deixem passar o Titão. ALVES, C. Gonzaga ou a revolução de Minas Ir: CARVALHO. J. MC. A formação das almas: 6 imaginário da República no Brasil São Pauio: Coripênhi das Letras, 1990 A 1º República brasileira, nos seus primórdios, precisava constituir uma figura heroica capaz de congregar diferenças e sustentar simbolicamente o novo regime. Optando pela figura de Tiradentes, deixou de lado figuras como Frei Caneca ou Bento Gonçalves. A transformação do inconfidente em herói nacional evidencia que o esforço de construção de um simbolismo por parte da República estava relacionado O aocaráternacionalistae republicano da Inconfidência, evidenciado nas ideias e na atuação de Tiradentes. O à identificação da Conjuração Mineira como o movimento precursor do positivismo brasileiro. & ao fato de a proclamação da República ter sido um movimento de poucas raízes populares, que precisava de legitimação. O à semelhança física entre Tiradentes e Jesus, que proporcionaria, a um povo católico como o brasileiro, uma fácil identificação. @ ao fato de Frei Caneca e Bento Gonçalves terem liderado movimentos separatistas no Nordeste e no Sul do país.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(ENEM- BR - 2009)Número Original: 60Código: 3924

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Constituição de 1891 Constituição de 1934.g Intradisciplinar
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
Exibir texto da questão

A definição de eleitor foi tema de artigos nas Constituições brasileiras de 1891 e de 1934. Diz a Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 189 Art 70. São eleitores os cidadãos maiores de 21 anos que se alistarem na forma da lei. A Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1934, por sua vez, estabelece que: Art. 180. São eleitores os brasileiros de um e de outro sexo, maiores de 18 anos, que se alistarem na forma da lei. Ao se comparar os dois artigos, no que diz respeito ao gênero dos eleitores, depreende-se que O a Constituição de 1934 avançou ao reduzir a idade mínima para votar. © a Constituição de 1891, ao se referir a cidadãos, referia-se também às mulheres O os textos de ambas as Cartas permitiam que qualquer cidadão fosse eleitor O otexto da carta de 1891 já permitia o voto feminino. © a Constituição de 1891 considerava eleitores apenas indivíduos do sexo masculino.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?