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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNICAMP - 2009)Número Original: 21Código: 4654

Segunda Fase

Iluminismo (História).g Inconfidência Mineira República da Espada intradisciplinar no enunciado
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2009
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Na busca de um herói para a República, quem atendeu as exigências da mitificação foi Tiradentes. O busto de Tiradentes idealizado em 1890 era a própria imagem de Cristo. A simbologia cristá apareceu em várias outras obras de arte da época. Mas Tiradentes não era apenas um herói republicano, era um herói do jacobinismo, dos setores mais radicais do Partido Republicano. Além do republicanismo, atribuía-se a Tiradentes um caráter plebeu, humilde, popular, em contraste com a elite econômica e cultural, aproximando-o assim do florianismo. (Adaptado de José Murilo de Carvalho, A formação das almas: imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 57-69.) a) De acordo com o texto, quais os significados associados à imagem de Tiradentes pela propaganda republicana no Brasil? b) Dê duas características políticas dos primeiros governos da república (Marechal Deodoro e Floriano Peixoto).


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Iluminismo (História).g - Inconfidência Mineira - República da Espada

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Questões Parecidas

1(USP- SP - 2014)Número Original: 67Código: 31729

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Conflitos sociais na formação republicana.g Conflitos sociais e racismo na formação republicana brasileira .f
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Questão de Vestibular - USP 2014
Questão de Vestibular - USP 2014
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Com base na leitura da obra A cidade e as serras, de Eça de Queirós, publicada originalmente em 1901, é correto concluir que, nela, encontra-se a) o prenúncio de uma consciência ecológica que iria eclodir com força somente em finais do século XX, mas que, nessa obra, já mostrava um sentido visionário, inspirado pela invenção dos motores a vapor. b) uma concepção de hierarquia civilizacional entre as regiões do mundo, na qual, a Europa representaria a modernidade e um modelo a seguir, e a América, o atraso e um modelo a ser evitado. c) a construção de uma associação entre indivíduo e divindade, que, no livo, a natureza é, fundamentalmente, simbolo de uma condição interior a ser alcançada por meio de resignação e penitência. d) a manifestação de um clima de forte otimismo, decorrente do fim do ciclo bélico mundial do século XIX, que trouxe à tona um anseio de modernização de sociedades em vários continentes. e) uma valorização do meio rural e de modos de vida a ele associados, nostalgia típica de um momento da história marcado pela consolidação da industrialização e da concentração da maior parte da população em áreas urbanas.


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     A     
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2(UNESP- SP - 2008)Número Original: 58Código: 14849

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Intradisciplinar Inconfidência Mineira Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História) República da Espada
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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Observe o quadro. (Pedro Américo. Tiradentes esquartejado - óleo sobre tela 262x162 cm - Museu Mariano Procópio. Juiz de Fora-MG.) Pode-se afirmar que a representação de Pedro Américo do inconfidente mineiro (A) data dos primeiros anos da República, sugerindo a se- melhança entre o drama de Tiradentes e o de Cristo. (B) foi elaborada durante o período da Independência, como ex- pressão dos ideais nacionalistas da dinastia de Bragança. (C) caracteriza-se pela denúncia da interferência da Igreja católica nos destinos políticos e culturais nacionais. (D) foi censurada pelo governo de Getúlio Vargas porque expressa conteúdos revolucionários e democráticos. (E) foi proibida de ser exposta publicamente por incitar o preconceito contra o governo português, responsável pela morte de Tiradentes.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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3(MACKENZIE- SP - 2011)Número Original: 47Código: 17193

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Fundamentos do Iluminismo Despotismo Esclarecido Absolutismo
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2011
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“O fim último, causa final de desígnio dos homens (que amam naturalmente a liberdade e o domínio sobre os outros), ao introduzir aquela restrição sobre si mesmos sob a qual vemos viver nos Estados, é o cuidado com sua própria conservação e com a vida mais satisfeita. Quer dizer, o desejo de sair daquela mísera condição de guerra que é a consequência necessária [...] das paixões naturais dos homens, quando não há um poder visível capaz de os manter em respeito, forçando-os, por medo do castigo, ao cumprimento de seus pactos e ao respeito aquelas leis da natureza [...]”. “Portanto todo homem, pelo ato de [concordar] [...] com outros em formar um corpo político debaixo de um governo, se obriga para com cada um dos membros dessa sociedade a se submeter à determinação da maioria, e a ser governado por ela”. Pela análise dos excertos, conclui-se que a) o primeiro se refere às ideias anarquistas, uma vez que rejeita toda e qualquer prática de governo constituído pela burguesia, concebendo-o, como justo, se levar em conta os anseios e as reivindicações trabalhistas do conjunto da sociedade. b) o segundo refere-se às ideias liberais, uma vez que concebe o governo como um corpo autônomo e dotado de amplos poderes, capaz de suprimir as liberdades individuais em nome da vontade do governante (único capaz de salvaguardar os interesses da sociedade). c) ambos partem de pressupostos para conceber ideias sobre o governo: o primeiro, absolutista, o entende como um corpo punitivo e autoritário; o segundo, iluminista, o concebe como um corpo formado a partir das decisões e das vontades da maioria. d) ambos negam práticas coercitivas de poder, uma vez que, iluministas, entendem o governo como uma entidade formada pelas decisões da maioria, sendo suas leis e práticas elaboradas com o intuito de se evitarem conflitos pelo poder entre seus membros. e) o primeiro, absolutista, entende, por governo, um conjunto de regras e práticas elaboradas pela sociedade; o segundo, iluminista, concebe o governo como órgão fiscalizador, punitivo e autoritário, criado para se evitarem conflitos que levem os homens ao estágio anterior à sociedade.


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4(UEL - 2021)Número Original: 2Código: 12907191

Fase Única - Prova de conhecimentos e redação - Tipo 1

Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Processos e fatos políticos e culturais históricos do iluminismo no século XVIII .f
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Questão de Vestibular - UEL 2021
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Contra o obscurantismo, o Iluminismo/Esclarecimento sustentou que a ignorância não é uma virtude e que a obediência cega à autoridade é incompatível com nossa natureza racional. A esse respeito, Immanuel Kant foi taxativo: “Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento [«Aufklãrung»]”. KANT, Immanuel. Resposta à pergunta Que é “Esclarecimento”? (Aufklârung) Trad. Floriano de Souza Fernandes, 2 ed. Petrópolis, Editora Vozes, 1985. p. 100. A defesa dos benefícios civilizatórios da liberdade do pensamento, da laicidade do Estado e de uma educação pautada nos valores republicanos extensível aos cidadãos como obrigação do Estado é outro princípio ilumi- nista ainda bastante atual. Com base nos conhecimentos sobre o Iluminismo/Esclarecimento, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) as afirma- tivas a seguir. (. ) Instituiu a crença no progresso da humanidade, expressa na confiança de que o exercício, tanto individual quanto coletivo, da razão faria a humanidade alcançar um estágio de maior realização das potencialidades humanas. (. ) Consistiu na substituição da autoridade do clero e da nobreza pela autoridade da Filosofia, tendo em vista que a Filosofia, amparada numa tradição reflexiva milenar, possui condições mais objetivas de criar con- sensos para a ação. ( ) Baseou-se na ascensão econômica das camadas populares antes da Revolução Francesa, as quais consi- deravam o enriquecimento econômico como substituto da salvação religiosa. (. ) Manifestou o princípio da liberdade na forma republicana de governo por meio da finalidade desta em representar os interesses particulares e os negócios privados da nascente classe trabalhadora do século XVIII. ( ) Possibilitou o questionamento da autoridade divina do rei, buscando justificar o poder pelos meios racio- nais ao aplicar essas concepções no seu exercício. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta. a) V, V, F, F, V. b) V, F, V, V, F. c) V,F,F, F, V. gd) F, VF, V, V. e) F, V, V, F, F.


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5(ESPCEX - 2017)Número Original: 39Código: 9257158

Segundo Dia - Modelo D

Questões de identificações (Hist.) Brasil.b Aspectos políticos, econômicos e ideológicos da Inconfidência Mineira no final do século XVIII .f
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Questão de Vestibular - ESPCEX 2017
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As ideias iluministas começaram a circular no Brasil na segunda metade do século XVIII. Elas refletiram-se em vários campos da atividade e do conhecimento humano. Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta um filósofo deste período, cujo pensamento incentivou, de forma relevante, a Inconfidência Mineira. [A] Jean-Jacques Rousseau [B] Adam Smith [C] François Quesnay [D] Vicent de Gournay [E] Nicolau Maquiavel


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