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1(UNESP - 2021)Número Original: 63Código: 9363666

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Identificação do hormônio vegetal responsável pelo amadurecimento dos frutos .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Pesquisadores desenvolveram um sensor para mo- nitorar o amadurecimento de frutos. Trata-se de um selo com nanopartículas de um composto à base de sílica, que pode ser colado na embalagem ou na superfície do fruto. À medida que amadurecem, alguns frutos liberam uma subs- tância que reage com o sensor e o faz mudar de cor. Um aplicativo para celular, que lê um código de barras e a cor do selo, permite conhecer o estágio de maturação do fruto e as informações sobre sua origem. (https://revistapesquisa.fapesp.br, abril de 2020. Adaptado.) O sensor terá sua cor alterada ao reagir com A) o etileno. B) a giberelina. ( ( (C) a citocinina. (D) a auxina. ( E) o ácido abscísico.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UNESP - 2023)Número Original: 41Código: 13030738

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos e Redação

Hormônios Vegetais
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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Considerada uma das comidas tradicionais paraenses, a maniçoba também é um dos pratos principais do almoço do Círio de Nazaré, tradicional festa católica celebrada no segundo domingo de outubro em Belém-PA. Mas o preparo do prato começa antes. São vários dias cozinhando esse al- moço especial. É que a maniva, a folha moída da mandioca (Manihot esculenta Crantz), é o principal ingrediente da mani- çoba e costuma ser cozida por uma semana, antes de ir para a mesa. Tantas horas de cozimento são fundamentais para eliminar o risco de envenenamento pela planta. O princípio tóxico dessa planta é o ácido cianídrico (HCN). Sua ingestão ou mesmo inalação representam sério perigo à saúde, podendo ocorrer casos extremos de envenenamento. (https://portalamazonia.com. Adaptado.) O ácido cianídrico contém o grupamento ciano (-C=N), que tem alta afinidade com íons metálicos. No organismo huma- no, liga-se ao ferro da enzima citocromo oxidase, nas cristas mitocondriais. Ao bloquear a ação desta enzima, pode levar o organismo à morte. O ácido cianídrico se decompõe durante o cozimento prolongado, o que justifica o longo tempo para o preparo de pratos que têm a maniva como principal ingre- diente. A ingestão desses alimentos, quando preparados de forma incorreta, terá como uma de suas consequências (A) a inibição da formação de ácido pirúvico no processo de glicólise. (B) a inibição da síntese de ATP na fase anaeróbica da respiração celular. (C) a interrupção da transferência de elétrons na cadeia respiratória. (D) o bloqueio da degradação da acetilcoenzima-A no ciclo de Krebs. (E) a inibição da produção de lactato no interior das células musculares.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(UNESP - 2022)Número Original: 66Código: 11574051

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Hormônios Vegetais
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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Em seu livro O Poder do Movimento nas Plantas, publi- cado em 1880, Darwin relata algumas de suas experiências sobre o tema, dentre elas aquela na qual plantou sementes de aveia e fez a luz incidir de diferentes direções sobre as plantas em crescimento. Observou que as plantas sempre se inclinavam na direção da luz, mesmo quando esta era tênue demais para ser percebida pelo olho humano. Criou pequenas tampas, escurecidas com tinta nanquim, e cobriu a parte superior dos coleóptilos, constatando que paravam de responder à luz. Ficava claro, concluiu ele, que, quando a luz atingia a extremidade da planta, estimulava essa parte a liberar algum tipo de “mensageiro” que, chegando às partes “motoras” da muda, fazia com que se contorcesse na direção da luz. (https://piaui.folha uol.com.br. Adaptado.) Atualmente, sabemos que o “mensageiro” a que Darwin se referia é um hormônio vegetal denominado (A) auxina, que promove o alongamento das células dis- postas na face não iluminada do caule. (B) auxina, que inibe a multiplicação das células dispostas na face não iluminada do caule. (C) auxina, que promove a multiplicação das células dispos- tas na face iluminada do caule. (D) giberilina, que promove o alongamento das células dis- postas na face iluminada do caule. (E) giberilina, que inibe a multiplicação das células dispostas na face não iluminada do caule.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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4(UNESP- SP - 2013)Número Original: 62Código: 34010

Prova de Conhecimento Gerais - Meio de Ano

Hormônios Vegetais Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
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Em uma aula de biologia, a professora pegou três sacos de pa- pel permeável e colocou, em cada um deles, um par de frutas, segundo a tabela. Saco2 | Saco 3 x x x Cx + Bananas e mamões, verdes e maduros, ‘como os usados na aula Todas as frutas estavam integras e com bom aspecto. Cada saco foi fechado e mantido em um diferente canto da sala de aula, que tinha boa ventilação e temperatura em torno de 30°C. ‘Na semana seguinte, os sacos foram abertos e os alunos puderam verificar o grau de maturação das frutas. Pode-se afirmar que, mais provavelmente, (A) as frutas maduras dos sacos 2 e 3 haviam apodrecido, e as frutas verdes dos sacos 1, 2 e 3 iniciavam, ao mesmo tempo, seus processos de maturação. (B) as frutas verdes dos três sacos haviam amadurecido ao mes- “mo tempo e já iniciavam o processo de apodrecimento, en- quanto as frutas maduras dos sacos 2 e 3 já se mostravam totalmente apodrecidas. (C) as frutas maduras dos sacos 2 e 3 haviam apodrecido, e as frutas verdes dos sacos 1, 2 e 3 continuavam verdes. (D) as fiutas verdes dos sacos 2 e 3 haviam amadurecido, e as frutas verdes do saco 1 estavam em início de maturação. (E) as fiutas dos três sacos se encontravam tal como no início do experimento: as frutas verdes dos sacos 1, 2 e 3 ainda estavam verdes e as frutas maduras dos sacos 2 e 3 estavam no mesmo ponto de maturação.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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5(UNESP - 2021)Número Original: 68Código: 9314248

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Identificação do hormônio humano relacionado com a economia de água .f Identificação do hormônio vegetal relacionado com a economia de água .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Leia os versos da canção “Tenho sede”, composta por Anas- tácia e Dominguinhos. Traga-me um copo d'água, tenho sede E essa sede pode me matar Minha garganta pede um pouco d'água E os meus olhos pedem o teu olhar À planta pede chuva quando quer brotar O céu logo escurece quando vai chover Meu coração só pede o teu amor Se não me deres, posso até morrer A canção menciona a escassez de água, que pode afetar tanto os animais quanto as plantas. Um hormônio humano e um hormônio vegetal que atuam para a economia de água nesses organismos e uma figura de linguagem que aparece nesses versos são, respectivamente, (A) vasopressina, ácido abscísico e pleonasmo. (B) vasopressina, ácido abscísico e hipérbole. (C) tiroxina, giberelina e hipérbole. (D) tiroxina, giberelina e pleonasmo. (E) vasopressina, giberelina e pleonasmo.


Opções de Resposta: 
     A     
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     D     
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