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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2022)Número Original: 66Código: 11574051

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Hormônios Vegetais
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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Em seu livro O Poder do Movimento nas Plantas, publi- cado em 1880, Darwin relata algumas de suas experiências sobre o tema, dentre elas aquela na qual plantou sementes de aveia e fez a luz incidir de diferentes direções sobre as plantas em crescimento. Observou que as plantas sempre se inclinavam na direção da luz, mesmo quando esta era tênue demais para ser percebida pelo olho humano. Criou pequenas tampas, escurecidas com tinta nanquim, e cobriu a parte superior dos coleóptilos, constatando que paravam de responder à luz. Ficava claro, concluiu ele, que, quando a luz atingia a extremidade da planta, estimulava essa parte a liberar algum tipo de “mensageiro” que, chegando às partes “motoras” da muda, fazia com que se contorcesse na direção da luz. (https://piaui.folha uol.com.br. Adaptado.) Atualmente, sabemos que o “mensageiro” a que Darwin se referia é um hormônio vegetal denominado (A) auxina, que promove o alongamento das células dis- postas na face não iluminada do caule. (B) auxina, que inibe a multiplicação das células dispostas na face não iluminada do caule. (C) auxina, que promove a multiplicação das células dispos- tas na face iluminada do caule. (D) giberilina, que promove o alongamento das células dis- postas na face iluminada do caule. (E) giberilina, que inibe a multiplicação das células dispostas na face não iluminada do caule.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Hormônios Vegetais

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Questões Parecidas

1(UECE - 2016)Número Original: 9Código: 7864721

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Primeiro Dia - Prova 1

Funções do hormônio vegetal Etileno .f Funções do hormônio vegetal Giberelina .f Funções do hormônio vegetal Auxina.t Funções do hormônio vegetal Ácido abscísico (ABA)
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Questão de Vestibular - UECE 2016
Questão de Vestibular - UECE 2016
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Quando Fitting, em 1909, usou o termo para descrever o fenômeno de senescência induzida pela fertilização da flor em orquideas, o conceito de hormônio surgiu no contexto das plantas. O uso desse termo foi consolidado pelos trabalhos feitos com fototropismo na época da descoberta das auxinas. O botânico alemão Julius Von Sachs (1897) já havia postulada que as plantas produziam determinadas substâncias responsáveis pela formação de órgãos, tais como raizes e flores. Tal conceito foi recentemente desenvolvido pelo grupo do professor Leubner Metzger da Albert Ludwigs University, na Alemanha. O conceito atual inclui a função dos hormônios como mensageiros quimicos na comunicação entre células, tecidos e órgãos das plantas superiores. (Os Hormônios Vegetais, Lourdes Isabel Velho do Amaral, 2010). No que diz respeito aos hormônios das plantas, assinale a afirmação INCORRETA. A) As auxinas apresentam uma gama enorme de efeitos fisiológicos, mas sua marca típica é o envolvimento no alongamento celular e sua interação sinergética com histonas na regulação do processo de divisão celular. B) As giberelinas (GAs) regulam a mobilização de reservas em graos de cereais e transformam anões genéticos de milho, ervilha e arroz em plantas de altura normal. C) O ácido abscísico (ABA) está envolvido na regulação do fechamento estomático, na adaptação a vários estresses e na indução de estruturas dormentes, como gemas de inverno de árvores decíduas da região temperada. A embriogênese e a maturação da semente, inclusive a sintese de proteínas de reserva, também são mecanismos regulados por ABA. D) O etileno foi descoberto por seu efeito no crescimento de plântulas e no amadurecimento de frutos. Esse hormônio regula várias respostas nos vegetais, tais como germinação, expansão celular, diferenciação celular, florescimento, senescência e abscisão, embora sua ação dependa do estágio de maturação.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UEL - 2016)Número Original: 2Código: 9436321

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Funções do hormônio vegetal Etileno .f Características da resposta fitormonal pela poda entre as estações reprodutivas .f
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Questão de Vestibular - UEL 2016
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Hormônios são substâncias produzidas por um determinado grupo de células ou tecidos e estimularão, inibirão ou modificarão a resposta fisiológica e o desenvolvimento de outras regiões do próprio organismo. Nas plantas, eles também são chamados de fitormônios e participam de diferentes fases do desenvolvimento vegetal. Sobre os fitormônios, responda aos itens a seguir. a) Muitas espécies de plantas ornamentais e frutíferas são podadas entre as estações reprodutivas. Que tipo de resposta fitormonal essa poda costuma desencadear e qual a sua consequência? b) Quais são os efeitos do fitormônio etileno?


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




3(FAMERP - 2021)Número Original: 50Código: 9079244

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais

Ações para retardar o amadurecimento de frutos.f Identificação do hormônio vegetal responsável pelo amadurecimento dos frutos .f
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Questão de Vestibular - FAMERP 2021
Questão de Vestibular - FAMERP 2021
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O amadurecimento dos frutos é desencadeado por uma série de eventos fisiológicos, com a participação de hormônios e enzimas. Existem frutos que amadurecem somente quando estão ligados à planta-mãe e há frutos que podem amadure- cer após a colheita e apodrecem rapidamente. Para retardar o amadurecimento e evitar a perda de frutos, o ideal é mantê- -los em recipientes (A) com alta concentragao de O, para inibir a produgao de giberelina. (B) com baixa concentração de CO, para inibir a produção do gás etileno. (C) com alta umidade do ar para estimular a produção de ácido abscísico. (D) com baixa luminosidade para estimular a produção de giberelina. (E) com baixa temperatura para inibir a produção do gás etileno.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UFRGS- RS - 2015)Número Original: 11Código: 6401338

Terceiro Dia

Funções do hormônio vegetal Giberelina .f Funções do hormônio vegetal Auxina.t
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Questão de Vestibular - UFRGS 2015
Questão de Vestibular - UFRGS 2015
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A coluna da esquerda, abaixo, lista dois hormônios vegetais; a da direita, funções que desempenham. Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda. 1- Giberelina (.) promove a quebra da . dormência da semente 2- Auxina () regula a queda das folhas no outono (') inibe o crescimento das gemas laterais A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) 1-2-2. (B) 2-1-2. (C) 1-2-1. (D) 2-1-1. (E) 2-2-1.


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     A     
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5(UEL - 2020)Número Original: 7Código: 9457898

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Uso de figuras (Biologia).t Características gerais dos hormônios vegetais .f
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Questão de Vestibular - UEL 2020
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Dentre vários elementos visuais, pode-se observar, na figura 1, uma árvore adulta com todas as suas partes em evidência. Em geral, o controle do desenvolvimento das plantas ocorre por meio de substâncias orgânicas, denominadas fitormônios ou hormônios vegetais. Com base nos conhecimentos sobre as funções e os locais de produção e de atuação dos hormônios vegetais, assinale a alternativa correta. a) O etileno estimula o amadurecimento de frutos, atua na queda natural de folhas e frutos e é produzido nas mais diversas partes da planta. b) À citocinina estimula o alongamento celular, atua na dominância apical e no desenvolvimento dos frutos e é produzida em sementes em desenvolvimento, no meristema apical do caule e em folhas jovens e frutos. c) A quitinase, produzida em diferentes partes da planta, promove a germinação de sementes, o desenvolvimento de brotos e frutos, estimula a floração e o alongamento do caule e das folhas. d) A giberelina estimula as divisões celulares, o desenvolvimento das gemas, participa da diferenciação dos tecidos, retarda o envelhecimento dos órgãos e tem a sua produção concentrada nas folhas. e) À quinase promove a dormência de gemas e de sementes, induz o envelhecimento de folhas, flores e frutos, induz o fechamento dos estômatos e é produzida nas gemas apicais da raiz.


Opções de Resposta: 
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