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1(UNESP- SP - 2009)Número Original: 20Código: 14330

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Flores Angiospermas Reprodução - Angiospermas Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Leia o texto. Nos últimos anos, o declínio mundial no número de polini- adores gerou grandes manchetes na agricultura. O colapso das populações de abelhas, que ainda não foi compreendido de maneira completa, atraiu mais atenção, mas existiam, também, de maneira mais ampla, indícios de declínio entre os demais polinizadores. (www.noticias.terra.com.br/ciencia. 23.10.2008. Acessado em 07.03.2009) Essa notícia. de fato, deve gerar preocupação na agricultura? (4) (B) © ©) © Sim. pois as gimnospermas, que são o grupo de plan- tas responsáveis pela maior produção de alimentos. necessitam de polinizadores como as abelhas para se reproduzirem. Não. pois os alimentos produzidos na agricultura são provenientes de partes das plantas que não dependem da polinização para se desenvolverem. Sim. pois os polinizadores são os principais responsáveis pela reprodução das angiospermas. que. por sua vez. são as maiores responsáveis pela produção de alimentos. Sim. porque os polinizadores são os responsáveis pela dispersão das sementes. garantindo a reprodução das angiospermas. Não. pois a maior parte da polinização nas gimnospermas ocorre pela ação do vento, garantindo a produção de seus frutos. que são muito usados na alimentação humana.


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2(UNESP- SP - 2007)Número Original: 21Código: 15108

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Flores Classe Insecta (Insetos) Reprodução - Angiospermas Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2007
Questão de Vestibular - UNESP 2007
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Os principais grupos de plantas que colonizaram o ambiente terrestre foram as gimnospermas e as angiospermas. Muitos autores acreditam que os insetos tiveram um papel importante no sucesso das angiospermas nesse ambiente. Uma caracte- rística das angiospermas que possibilitou a associação com os insetos é a presença de (A) fruto com mesocarpo carnoso, que impede a ingestão das sementes pelos insetos durante a polinização. (B) grãos de pólen com envoltórios resistentes, produzidos em estróbilos com áreas secretoras, que atraem os insetos polinizadores. (C) carpelos múltiplos não ovulados e anteras plumosas, que forçam insetos polinizadores a visitar muitas plantas. (D) flores com pétalas com cores, aromas ou secreções, que atraem insetos que atuarão na polinização da planta. (E) sementes descobertas, formadas em flores rudimentares, que facilitam sua dispersão pelos insetos.


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3(UNESP - 2021)Número Original: 41Código: 13024568

Segunda Fase - Conhecimentos Específicos e Redação - Versão 1

Reprodução - Angiospermas
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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A figura mostra uma sequência que representa as fases de transformação do milho em pipoca quando aquecido. (www.vivianrauh.com.br) O fenômeno de transformação do milho em pipoca ocorre pelo aquecimento e vaporização da água em seu interior. A pressão exercida pelo vapor rompe a superfície rígida e selada do milho, e o calor provoca a expansão de parte do seu conteúdo interno, o que origina a parte branca da pipoca, leve, porosa e crocante. Para que o milho se transforme em pipoca, é necessário que a pressão do vapor d'água rompa a superfície rígida da casca A) do fruto, para a expansão de sua polpa. B) do fruto, para a expansão do embrião na semente. ( ( (C) do fruto, para a expansão do endosperma da semente. (D) da semente, para a expansão de seu endosperma. ( ) ) ) ) E) da semente, para a expansão do embrião na semente.


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4(UNESP - 2015)Número Original: 66Código: 6985319

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Identificação (Biologia) Uso de figuras (Biologia).t Análise das características florais de uma espécie de planta .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2015
Questão de Vestibular - UNESP 2015
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Na aula sobre morfologia vegetal, os alunos foram levados ao pátio da escola, para analisar um pé de Mussaenda alicia, ou mussaenda-rosa-arbustiva. A professora chamou a atenção dos alunos para algumas características da planta, cuja foto encontra-se a seguir. Além das folhas e do tronco, os alunos observaram estrutu- ras cor-de-rosa e, no interior delas, as amarelas. A partir da observação, levantaram hipóteses sobre tais estruturas. Assinale a alternativa que contém a definição e o argumento corretos para a hipótese levantada. (A) As estruturas rosa são pétalas; pois, por definição, as pé- talas sao as estruturas chamativas da flor e se observa que, nessa planta, essas são as estruturas mais vistosas. (B) As estruturas rosa são flores; pois, por definição, flores são os órgãos que atraem os polinizadores e tais estrutu- ras são as mais chamativas da planta. (C) As estruturas amarelas são flores; pois, por definição, flores contêm os órgãos reprodutivos da planta e foram observados gineceu e androceu nessas estruturas. (D) As estruturas amarelas são folhas; pois, por definição, fo- lhas protegem os órgãos reprodutivos da planta e foram observados androceu e gineceu internamente a essas estruturas. (E) As estruturas rosa são folhas; pois, por definição, qual- quer órgão presente na planta, que não seja raiz, caule ou flor, independentemente de sua coloração, deve ser chamado de folha e tem por função principal realizar fotossíntese.


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5(UNESP- SP - 2012)Número Original: 68Código: 13432

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Reprodução - Angiospermas Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
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As figuras apresentam diferentes mecanismos que um agricultor pode empregar para promover a propagação vegetativa de algu- mas espécies vegetais. Gemas Ngstaca Estaquia: ramos caulinares, ou estacas, são cortados, e a extremidade cortada é enterrada no solo para que forme raízes. lH Alporquia: é feito um pequeno corte em um dos ramos da planta, que é recoberto com terra úmida até que crie raízes, quando então é separado da planta que lhe deu origem. Mergulhia: parte de um ramo da planta é enterrado até que se formem raízes, quando então é separado da planta que lhe deu origem. Gemas Pad a Cavaleiros E — Cavalos a Enxertia: ramos caulineares com gemas, chamados enxertos ou cavaleiros, são inseridos em outra planta provida de raízes, chamada porta-enxerto ou cavalo. (Sônia Lopes e Sérgio Rosso. Bio. Adaptado.) Sobre esses quatro métodos de propagação vegetativa, pode-se afirmar corretamente que: (A) (B) (©) (D) (E) apenas um deles permite que uma mesma planta produza frutos de duas espécies diferentes. na estaquia, a gema apical da estaca deve ser mantida, sem o que não haverá o desenvolvimento das gemas laterais. na mergulhia, a nova planta produzirá apenas a parte vege- tativa, e não desenvolverá frutos ou sementes. na alporquia, a nova planta será um clone da planta que lhe deu origem, exceto pelo fato de não poder desenvolver a reprodução sexuada. na enxertia, é importante que o tecido meristemático do en- xerto não entre em contato com o tecido meristemático do porta-enxerto, sob o risco de não se desenvolver.


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