Na aula sobre morfologia vegetal, os alunos foram levados ao
pátio da escola, para analisar um pé de Mussaenda alicia, ou
mussaenda-rosa-arbustiva. A professora chamou a atenção
dos alunos para algumas características da planta, cuja foto
encontra-se a seguir.
Além das folhas e do tronco, os alunos observaram estrutu-
ras cor-de-rosa e, no interior delas, as amarelas. A partir da
observação, levantaram hipóteses sobre tais estruturas.
Assinale a alternativa que contém a definição e o argumento
corretos para a hipótese levantada.
(A) As estruturas rosa são pétalas; pois, por definição, as pé-
talas sao as estruturas chamativas da flor e se observa
que, nessa planta, essas são as estruturas mais vistosas.
(B) As estruturas rosa são flores; pois, por definição, flores
são os órgãos que atraem os polinizadores e tais estrutu-
ras são as mais chamativas da planta.
(C) As estruturas amarelas são flores; pois, por definição,
flores contêm os órgãos reprodutivos da planta e foram
observados gineceu e androceu nessas estruturas.
(D) As estruturas amarelas são folhas; pois, por definição, fo-
lhas protegem os órgãos reprodutivos da planta e foram
observados androceu e gineceu internamente a essas
estruturas.
(E) As estruturas rosa são folhas; pois, por definição, qual-
quer órgão presente na planta, que não seja raiz, caule
ou flor, independentemente de sua coloração, deve ser
chamado de folha e tem por função principal realizar
fotossíntese.