Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UEL - 2017)Número Original: 32Código: 9440345

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

História política, econômica e cultural do Brasil.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEL 2017
Exibir texto da questão

Di Cavalcanti, Moças com violão, óleo sobre tela, 49,8 x 60,8 cm, 1937. Emiliano Di Cavalcanti foi um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna de 1922. Nos períodos de 1923 a 1925, morou na capital francesa e teve contato com alguns artistas da Escola de Paris, entre eles, Pablo Picasso, que se evadia das linhas severas do cubismo para as curvas sensuais das madonas clássicas. O crítico Frederico Morais (2005) afirmou: “Di Cavalcanti deu à mulata brasileira a dignidade da madona renascentista, madonizou a nossa mulata.” (Adaptado de: Mestres do Modernismo: exposição. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Fundação José e Paulina Nemirovsky e Pinacoteca do Estado, 2005. e In. MORAIS, F. . Acesso em: 12 abr. 2016.) A partir dessa figura, da afirmação do crítico Frederico Morais e dos conhecimentos sobre o modernismo brasi- leiro, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmativas a seguir. ( |) As mulatas de Di Cavalcanti são o resultado de uma interpretação pessoal das mulheres clássicas de Picasso. ( |) As mulheres de Di Cavalcanti não são sofridas e solitárias, expressam, plasticamente, o que ha de ondulante, de macio, de materno e de sensual no corpo feminino. ( |) Di Cavalcanti reproduz, acriticamente, as lições que aprendeu com artistas da Escola de Paris. ( ) Em Paris, Di Cavalcanti, em contato com obras do passado e do seu presente, intensificou sua visão de um Brasil multicultural, nem exótico, nem folclórico. ( ) A representação da mulher nas obras de Di Cavalcanti revela que o belo na arte e a beleza feminina são universais e imutáveis. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta. a) V, V, F, V, F. b) V, F, V, F, V. c) V,F,F, F, V. d) F, V, V, F, F. e) F, F, V, V, F.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 153

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

História política, econômica e cultural do Brasil.g

Exibir Questões - UEL

Questões Parecidas

1(UEA - 2016)Número Original: 20Código: 7821793

Macro - Conhecimentos Gerais

História política, econômica e cultural do Brasil.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEA 2016
Questão de Vestibular - UEA 2016
Exibir texto da questão

O fim da guerra em 1945 coincidiu com a volta ao regime democrático, que vigorou até 1964. Foi um perío- do de grandes mobilizações populares, com o retorno de Vargas ao poder, o governo desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek, a renúncia de Jânio Quadros e o governo reformista de João Goulart, que culminou no golpe de 1964. (Emília Viotti da Costa. Brasil: história, textos e contextos, 2015.) A autora faz um breve resumo da história do Brasil no período que se estende de 1945 a 1964, em que se distinguem, sobretudo, A) os fatores de estabilidade política e social. B) as causas do atraso da economia brasileira. (A) (B) (C) as ausências de propostas governamentais. (D) os projetos de modernização econômica e social. (E) E) as fraudes nas eleições para presidente da República.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UEL - 2019)Número Original: 2Código: 9457772

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Questões de identificações (Hist.) Processos e fatos históricos sobre a participação política, econômica e social da mulher e da luta por seus direitos ao longo da história do Brasil .f Brasil.b Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEL 2019
Exibir texto da questão

Leia a charge e o texto da revista “O Malho”, a seguir, quanto às polêmicas que antecedem o sufrágio feminino no Brasil. O VOTO A'S MULHERES. QUADROS DE FUTURO [Zé Povo] — Aqui tem, seu Maurício, um quadro do futuro que nos espera, se passar o seu projeto, dando o direito de voto às mulheres... em pouco tempo elas que são mais sabidas que nós, aproveitarão a moleza dos homens e dominarão tudo! E teremos então esta beleza: o avô fazendo crochê, a avó fumando cachimbo, o marido amamentando o filho, enquanto a mãe vai para a Câmara dos deputados deitar o verbo pela salvação da pátria! Tudo transtornado! Tudo invertido! [Maurício de Lacerda] — Mas que tem isso? A Constituição é clara: as mulheres podem ser eleitoras! [Zé] — Pois, então viva a Constituição e o voto feminino! Talvez, com as mulheres em cena, nós sejamos mais homens... aceitando o pedido do Ministério da Agricultura e indo plantar batatas! Adaptado de “O Malho”, RJ, 23 de junho de 1917. Acervo Biblioteca digital. al.sp.gov.br. A partir da charge e do texto sobre as polêmicas que antecederam o voto feminino no Brasil, responda aos itens a seguir. a) Situe e caracterize o momento histórico em que se efetivou o direito ao voto feminino no Brasil. b) Em relação as lutas feministas compare a época em que a charge e o texto foram produzidos com a atuali- dade. Em seguida, discorra sobre as ideias que até o momento permanecem as mesmas e as que mudaram.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




3(UEL - 2019)Número Original: 1Código: 9457773

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Questões de identificações (Hist.) Situações políticas, econômicas e culturais do Brasil nos seus respectivos momentos históricos .f Brasil.b Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEL 2019
Exibir texto da questão

Leia os textos e a imagem, a seguir, que correspondem a três momentos históricos distintos. Texto 1 Segundo o jornalista Valdeci Verdelho, falando da década de 70 do século passado: “Depois do golpe militar de 64, o movimento grevista operário foi contido por meio da força. Através do Ato Institucional nº 5 e da Lei da Segurança Nacional, as lideranças grevistas podiam pegar de 10 a 20 anos de cadeia. Resultado”? Em 1970, ocorrem apenas 12 greves em todo o país. Em 1971, nenhuma! Ativistas operários, como Manoel Fiel Filho, são assassinados pela repressão”. Adaptado de VERDELHO, V. Sinal dos Tempos: O Renascer do Movimento Sindical. In: Retrato do Brasil! Rio de Janeiro: Ed. Política, 1984, p. 205-209 Texto 2 Lei promulgada pelo Presidente Sarney: “O Presidente da República, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. Pará- grafo único. O direito de greve será exercido na forma estabelecida nesta Lei. Art. 2º Para os fins desta Lei, considera-se legítimo exercício do direito de greve a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação pessoal de serviços a empregador. Art. 3º Frustrada a negociação ou verificada a im- possibilidade de recursos via arbitral, é facultada a cessação coletiva do trabalho”. LEI N° 7.783, DE 28 DE JUNHO DE 1989. planalto.gov.br. ._— Es = o E Em Ti a > a À = no _ if “hy ae oe = " o E a eso. rn ic a E NU Manifestação de caminhoneiros em 24 de maio de 2018 no Brasil. google.com.br Com base nos textos, na imagem e nos conhecimentos sobre o Brasil Contemporâneo, responda aos itens a seguir. a) Situe o momento histórico correspondente a cada texto e a imagem. b) Relacione os dois textos e a imagem considerando o momento histórico em que foram criados, aponte se há contradições ou não e justifique sua reposta.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




4(UERJ - 2023)Número Original: 54Código: 12850971

Exame Único - Questões Objetivas

Reflexões sobre a memória nacional nos resgates históricos promovidos pela sociedade brasileira ao longo de sua história .f Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2023
Exibir texto da questão

Oito centímetros impediram o sepultamento de D. Pedro | O governo militar, sob a chefia do general Emílio Garrastazu Médici, não poupou esforços para transformar as comemorações dos 150 anos da Independência numa enorme celebração nacional. Seu ponto alto? A vinda de Portugal dos restos mortais de nosso primeiro imperador, Dom Pedro I. Em 1971, o presidente de Portugal concordou em transladar e presentear o Brasil com os restos mortais do imperador, deixando claro que o coração não viria e permaneceria na cidade do Porto, já que o próprio D. Pedro o deixou, em testamento, à cidade. O presidente Médici expressou, em rede nacional de televisão e rádio: “Brasileiros, não posso esconder minha emoção. Fala por si mesmo este fato que nenhuma eloquência poderia superar: no ano em que celebramos o Sesquicentenário da nossa Independência, regressará ao Brasil o corpo daquele que, em Sete de Setembro, às margens do Ipiranga, com a bravura, o arroubo e a paixão que eram a marca de sua personalidade, proclamou livres estas terras.” Mas, quase como uma anedota, o caixão feito em Portugal não coube no lugar onde deveria ser colocado na Capela Imperial, no Ipiranga. Apenas quatro anos depois do Sesquicentenário da Independência, o sarcófago de D. Pedro I foi devidamente disposto no mausoléu para ele construído. LIZ BATISTA Adaptado de m.acervo.estadao.com.br, 15/02/2013. Conserva de imperador O governo brasileiro requereu a Portugal que, no âmbito das comemorações dos 200 anos da Independência, enviasse para o Brasil o coração de Dom Pedro, guardado numa igreja da cidade do Porto. O pedido tem o seu quê de bizarro. Imagino que a miudeza real vá ser exposta e contemplada no Brasil, o que me parece sinceramente ficar aquém da data. Uma celebração competente do Bicentenário da Independência devia incluir, além do coração de Dom Pedro, um rim de José Bonifácio, o pâncreas de Thomas Cochrane, o fígado de Cipriano Barata e, talvez para dar um toque de ironia à cerimônia, um dente de Tiradentes. Creio que, com esse rodízio de vísceras, ficaria a efeméride mais bem assinalada. RICARDO ARAÚJO PEREIRA Adaptado de m.folha.uol.com.br, 09/07/2022. Os textos apresentam ações governamentais associadas ao Sesquicentário da Independência do Brasil, em 1972, e a seu Bicentenário, em 2022. Um aspecto comum dessas ações governamentais é: (A) culto ufanista de protagonistas oficiais (B) enaltecimento patriótico da unidade lusa (C) reparação histórica de heranças europeias (D) reabilitação contemporânea da continuidade monárquica


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UERJ - 2023)Número Original: 58Código: 12850978

Exame Único - Questões Objetivas

História política, econômica e cultural do Brasil.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2023
Exibir texto da questão

EMISSÕES ANUAIS DE CO, NO BRASIL POR ATIVIDADE ECONÔMICA 2000 1500 [uso da terra e floresta 1000 BB processos industriais resíduos 500 E agropecuária » energia 0 <\ O > O O NV sv SP -£ É Adaptado de bbc.com. No ano de 2020, o Brasil registrou a maior emissão de CO, desde 2007, como indicado no gráfico. Em função dos efeitos da pandemia de covid-19, havia expectativa de que esses níveis de emissão diminuiriam. O principal fator que explica o ocorrido é: (A) dinamização da metalurgia (B) (C) crescimento do setor automotivo (D) aumento do desmatamento substituição da agricultura doméstica


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?