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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UEL - 2019)Número Original: 1Código: 9457773

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Questões de identificações (Hist.) Situações políticas, econômicas e culturais do Brasil nos seus respectivos momentos históricos .f Brasil.b Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UEL 2019
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Leia os textos e a imagem, a seguir, que correspondem a três momentos históricos distintos. Texto 1 Segundo o jornalista Valdeci Verdelho, falando da década de 70 do século passado: “Depois do golpe militar de 64, o movimento grevista operário foi contido por meio da força. Através do Ato Institucional nº 5 e da Lei da Segurança Nacional, as lideranças grevistas podiam pegar de 10 a 20 anos de cadeia. Resultado”? Em 1970, ocorrem apenas 12 greves em todo o país. Em 1971, nenhuma! Ativistas operários, como Manoel Fiel Filho, são assassinados pela repressão”. Adaptado de VERDELHO, V. Sinal dos Tempos: O Renascer do Movimento Sindical. In: Retrato do Brasil! Rio de Janeiro: Ed. Política, 1984, p. 205-209 Texto 2 Lei promulgada pelo Presidente Sarney: “O Presidente da República, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. Pará- grafo único. O direito de greve será exercido na forma estabelecida nesta Lei. Art. 2º Para os fins desta Lei, considera-se legítimo exercício do direito de greve a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação pessoal de serviços a empregador. Art. 3º Frustrada a negociação ou verificada a im- possibilidade de recursos via arbitral, é facultada a cessação coletiva do trabalho”. LEI N° 7.783, DE 28 DE JUNHO DE 1989. planalto.gov.br. ._— Es = o E Em Ti a > a À = no _ if “hy ae oe = " o E a eso. rn ic a E NU Manifestação de caminhoneiros em 24 de maio de 2018 no Brasil. google.com.br Com base nos textos, na imagem e nos conhecimentos sobre o Brasil Contemporâneo, responda aos itens a seguir. a) Situe o momento histórico correspondente a cada texto e a imagem. b) Relacione os dois textos e a imagem considerando o momento histórico em que foram criados, aponte se há contradições ou não e justifique sua reposta.


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Situações políticas, econômicas e culturais do Brasil nos seus respectivos momentos históricos .f

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1(UNITAU - 2017)Número Original: 20Código: 10577205

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Questão de Vestibular - UNITAU 2017
Questão de Vestibular - UNITAU 2017
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“Podemos sintetizar [...] sob o aspecto socioeconômico, dizendo que representou uma aliança da burocracia civil e militar e da burguesia industrial, cujo objetivo comum imediato era de promover a industrialização do país sem grandes abalos sociais. A burocracia civil defendia o programa de industrialização por considerar o caminho para a verdadeira independência do país; os militares porque acreditavam que a instalação de uma indústria de base fortaleceria a economia — um componente importante de segurança nacional; os industriais porque acabaram se convencendo de que o incentivo à industrialização dependia de uma ativa intervenção do Estado.” FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2 ed. São Paulo: EDUSP, 1995, p. 367. A que período da História brasileira esse texto se refere? a) Segundo Reinado (1840-1889) b) Primeira República (1889-1930) c) Era Vargas (1930-1945) d) Período Democrático (1945-1964) e) Regime militar (1964-1985)


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2(UECE - 2017)Número Original: 23Código: 7859171

Dois - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Questões de identificações (Hist.) Situações políticas, econômicas e culturais do Brasil nos seus respectivos momentos históricos .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UECE 2017
Questão de Vestibular - UECE 2017
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O trecho a seguir foi retirado do jornal 4 Classe Operária, publicado em 18 de julho de 1925. “[...] As famílias pequeno-burguesas estão pela hora da morte. [...] São 4 pessoas: marido, mulher e dois filhos. O marido tem um pequeno negócio que lhe rende 350$ mensais líquidos. A mulher era professora: tirava 250$. Mas com o primeiro filho teve que abandonar o ensino, [...] Vejamos como os 350$ se evaporam mensalmente: aluguel 93$; almoço e jantar da pensão 150$; 10 quilos de açúcar 14$; pão 24%; 4 quilos de café 10$800; 1 quilo de manteiga 10$; 7 litros de querosene 9$; 30 litros de leite 33$; 120 ovos 20%; álcool 7$500; frutas 30$; condução 15$; lavadeira 35$; carregador da marmita 21$; luz 7$. Total 479$300. [...] Déficit mensal 129$300. [...] Como equilibram as finanças? Fazendo serviços extras[...). [Ai] esta o orçamento de uma família pequeno- burguesa ideal - que não bebe, não joga, não fuma, não passeia, não vai ao cinema, não compra a prestações. E se é assim, imaginai a situação da grande massa trabalhadora que ganha 200$ e 250$000! A massa vive num regime de fome lenta, de depauperamento progressivo. Eis a realidade. [...]De pé — dez milhões de trabalhadores do Brasil! Para dentro dos sindicatos! Organização econômica nos sindicatos e organização política no partido!”. HALL, Michael; PINHEIRO, Paulo Sérgio. A Classe Operária no Brasil. In: REZENDE, Antônio Paulo. Uma Trama Revolucionária? Do Tenentismo à revolução de 30. Sao Paulo: Atual,1990, P. 23, 24. O momento da História Republicana do Brasil em que a situação econômica descrita no excerto acima está inserida é especificamente o período A) em que ocorreu o golpe e a implantação do governo militar pós 1964, quando as condições socioeconômicas conduziram a classe média a apoiar o regime ditatorial. B) da Nova República, durante o governo do Presidente José Sarney, marcado pela liberdade de mercado e pelos altíssimos índices inflacionários. C) em que ocorreu a ascensão do Presidente Itamar Franco, quando os problemas econômicos e sociais, aliados à política elitista dos industriais, fizeram com que vários setores apoiassem o golpe contra o governo. D) da República velha, em que as condições econômicas da população e a mobilização política do operariado urbano foram fatores para o surgimento de movimentos contra o governo da oligarquia cafeeira.


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3(FGV - SP - 2013)Número Original: 60Código: 6341396

Primeiro Semestre - Primeira Fase - Economia - Manhã

Situações políticas, econômicas e culturais do Brasil nos seus respectivos momentos históricos .f Brasil.b Questões com gráficos e tabelas (Hist.).g
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
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Divida externa brasileira: 1960 a 1981 Bilhões de dolares Fonte Maria Helena ML Alves, Estado oposição no Brasil (1964 1954, p.352. (Apud Flavio de Campos, Oficina de História do Brasil) A partir dos dados apresentados, é correto considerar que (4) B) © ©) E o endividamento público, a partir de meados dos anos 1960, deve ser atribuído aos investimentos realizados na prospecção de petróleo, pois os governos ditatoriais objetivavam a autossuficiência nessa área. durante o governo Geisel, mesmo diante de um contexto de crise econômica internacional, optou-se pelo endivi- damento externo para financiar o II Plano Nacional de Desenvolvimento. o progressivo aumento da dívida externa durante a dita- dura foi compensado pelas altas taxas do PIB, que atingi- tam os seus melhores níveis durante os governos Geisel e Figueiredo. o governo Médici impôs um modelo econômico baseado na industrialização dos bens de consumo não duráveis, objetivando a universalização do consumo nacional, mas que gerou a dívida externa. a dívida externa brasileira não trouxe maiores preocu- pações dos economistas durante a ditadura, porque o seu crescimento garantiu uma melhora importante na distribuição das riquezas nacionais.


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4(USP- SP - 2005)Número Original: 44Código: 5965477

Primeira Fase - Grupo V

Situações políticas, econômicas e culturais do Brasil nos seus respectivos momentos históricos .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - USP 2005
Questão de Vestibular - USP 2005
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Nos últimos 20 anos, houve mudanças sócio-econômicas significativas no Brasil. Entre elas, observa-se que a) a produtividade agricola avançou, mas não eliminou os movimentos sociais no campo. o país entrou na era da globalização e a produção industrial alcançou autonomia tecnolós as crises econômicas não foram superadas, mas o produto interno bruto (PIB) cresceu continuamente. as políticas para o meio ambiente ocuparam o centro da agenda governamental e suas metas principais foram implementadas. o desemprego se agravou, mas as políticas públicas compensaram seus efeitos negativos.


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