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1(UEL - 2019)Número Original: 2Código: 9457772

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Questões de identificações (Hist.) Processos e fatos históricos sobre a participação política, econômica e social da mulher e da luta por seus direitos ao longo da história do Brasil .f Brasil.b Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UEL 2019
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Leia a charge e o texto da revista “O Malho”, a seguir, quanto às polêmicas que antecedem o sufrágio feminino no Brasil. O VOTO A'S MULHERES. QUADROS DE FUTURO [Zé Povo] — Aqui tem, seu Maurício, um quadro do futuro que nos espera, se passar o seu projeto, dando o direito de voto às mulheres... em pouco tempo elas que são mais sabidas que nós, aproveitarão a moleza dos homens e dominarão tudo! E teremos então esta beleza: o avô fazendo crochê, a avó fumando cachimbo, o marido amamentando o filho, enquanto a mãe vai para a Câmara dos deputados deitar o verbo pela salvação da pátria! Tudo transtornado! Tudo invertido! [Maurício de Lacerda] — Mas que tem isso? A Constituição é clara: as mulheres podem ser eleitoras! [Zé] — Pois, então viva a Constituição e o voto feminino! Talvez, com as mulheres em cena, nós sejamos mais homens... aceitando o pedido do Ministério da Agricultura e indo plantar batatas! Adaptado de “O Malho”, RJ, 23 de junho de 1917. Acervo Biblioteca digital. al.sp.gov.br. A partir da charge e do texto sobre as polêmicas que antecederam o voto feminino no Brasil, responda aos itens a seguir. a) Situe e caracterize o momento histórico em que se efetivou o direito ao voto feminino no Brasil. b) Em relação as lutas feministas compare a época em que a charge e o texto foram produzidos com a atuali- dade. Em seguida, discorra sobre as ideias que até o momento permanecem as mesmas e as que mudaram.


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2(UEL - 2019)Número Original: 1Código: 9457773

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Questões de identificações (Hist.) Situações políticas, econômicas e culturais do Brasil nos seus respectivos momentos históricos .f Brasil.b Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UEL 2019
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Leia os textos e a imagem, a seguir, que correspondem a três momentos históricos distintos. Texto 1 Segundo o jornalista Valdeci Verdelho, falando da década de 70 do século passado: “Depois do golpe militar de 64, o movimento grevista operário foi contido por meio da força. Através do Ato Institucional nº 5 e da Lei da Segurança Nacional, as lideranças grevistas podiam pegar de 10 a 20 anos de cadeia. Resultado”? Em 1970, ocorrem apenas 12 greves em todo o país. Em 1971, nenhuma! Ativistas operários, como Manoel Fiel Filho, são assassinados pela repressão”. Adaptado de VERDELHO, V. Sinal dos Tempos: O Renascer do Movimento Sindical. In: Retrato do Brasil! Rio de Janeiro: Ed. Política, 1984, p. 205-209 Texto 2 Lei promulgada pelo Presidente Sarney: “O Presidente da República, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. Pará- grafo único. O direito de greve será exercido na forma estabelecida nesta Lei. Art. 2º Para os fins desta Lei, considera-se legítimo exercício do direito de greve a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação pessoal de serviços a empregador. Art. 3º Frustrada a negociação ou verificada a im- possibilidade de recursos via arbitral, é facultada a cessação coletiva do trabalho”. LEI N° 7.783, DE 28 DE JUNHO DE 1989. planalto.gov.br. ._— Es = o E Em Ti a > a À = no _ if “hy ae oe = " o E a eso. rn ic a E NU Manifestação de caminhoneiros em 24 de maio de 2018 no Brasil. google.com.br Com base nos textos, na imagem e nos conhecimentos sobre o Brasil Contemporâneo, responda aos itens a seguir. a) Situe o momento histórico correspondente a cada texto e a imagem. b) Relacione os dois textos e a imagem considerando o momento histórico em que foram criados, aponte se há contradições ou não e justifique sua reposta.


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3(UEL - 2023)Número Original: 3Código: 12907354

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

História política, econômica e cultural do Brasil.g
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Questão de Vestibular - UEL 2023
Questão de Vestibular - UEL 2023
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Leia o texto a seguir. Vicente de Souza pintou a situação em que ficaria a família proletária com a nova lei de vacinação. Ao vol- tar do trabalho, disse, o chefe fica “sem poder afirmar que a honra de sua família esteja ilesa, por haver aí penetrado desconhecido amparado pela proclamação da lei da violação e do lar e da brutalização aos cor- pos de suas filhas e de sua esposa”. A “messalina”, prosseguiu, “entrega-se a quem quer, mas a virgem, a esposa e a filha terão que desnudar braços e co- los para os agentes da vacina”. Não apelava para a Constituição por já estar poluída e esfarrapada. Con- tra a violência, apelava para a legítima defesa “e essa se faz com as armas na mão”. Adaptado de: CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987, p. 100-102. Com base no texto e nos conhecimentos sobre História do Brasil Contemporâneo, assinale a alternativa correta. a) As epidemias podem ser consideradas objetos de estudo das ciências naturais e também da História, tendo em vista as re- presentações e as práticas envolvidas num universo social, econômico e político, o que é demonstrado pelos casos exis- tentes no Brasil. A partir do Brasil republicano, diferentemente de outros pe- ríodos da história do país, doenças e epidemias tornaram-se fatores importantes da vida social, considerando o trânsito de pessoas, ideias e vírus. Os enunciados violentos que caracterizaram as reações à Revolta da Vacina são específicos da República Velha, di- ferentemente da atualidade, já que a repercussão social da vacina contra a Covid-19 foi marcada consensualmente pelo discurso científico. No Rio de Janeiro, a vacinação contra a varíola foi promovida de forma democrática por parte do Estado, em consonância com a liberdade republicana em esfera federal que caracteri- zou o período, marcado pelo governo Vargas. No Rio de Janeiro, a epidemia da varíola gerou a necessi- dade de vacinação da população, encabeçada pelo médico Osvaldo Cruz, num cenário de consenso social que caracte- rizou a democracia brasileira durante a República Velha.


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4(UEL - 2017)Número Original: 1Código: 9440736

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

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Questão de Vestibular - UEL 2017
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Vão completamente nus, homens e mulheres, como suas mães os pariram... Este rei e todos os seus andavam nus como tinham nascido, assim como suas mulheres, sem nenhum embaraço... as mulheres, pelo menos, podiam ser mais cuidadosas. (TODOROV, T. Diários de Colombo. In. A Conquista da América. A Questão do Outro. São Paulo: Martins Fontes, 1983. p.41.) A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixar de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador. (CAMINHA, P. V. Carta de Pero Vaz de Caminha. Biblioteca Nacional, 1500. Acervo digital. Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2016.) Desejo tudo de bom para nossos compatriotas indígenas. Não acho que devemos nada a eles. A humanidade sempre operou por contágio, contaminação e assimilação entre as culturas. Apenas hoje em dia equivocados de todos os tipos afirmam o contrário como modo de afetação ética. Desejo que eles arrumem trabalho, paguem impostos como nós e deixem de ser dependentes do Estado. Sou contra parques temáticos culturais (reservas) que incentivam dependência estatal e vícios típicos de quem só tem direitos e nenhum dever. Adultos condenados à infância moral seguramente viram pessoas de mau-caráter com o tempo. (PONDE, L. F. Guarani Kaiowá de boutique. Folha de S. Paulo. 19 nov. 2012. Disponível em: . Acesso em: 21 set. 2016.) Os fragmentos dos textos falam sobre os povos e as culturas indígenas. Dois deles são de europeus (Cristóvão Colombo e Pero Vaz de Caminha) e datam, respectivamente, dos séculos XV e XVI. O último deles é de um brasileiro, Luiz Felipe Pondé, um filósofo do século XX. Com base nesses textos, nessas informações e nos conhecimentos a respeito dos povos indígenas da América, responda aos itens a seguir. a) Discorra sobre as diferenças presentes nesses três textos. b) Discorra sobre as semelhanças presentes nesses três textos.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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5(UEL - 2017)Número Original: 32Código: 9440345

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

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Questão de Vestibular - UEL 2017
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Di Cavalcanti, Moças com violão, óleo sobre tela, 49,8 x 60,8 cm, 1937. Emiliano Di Cavalcanti foi um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna de 1922. Nos períodos de 1923 a 1925, morou na capital francesa e teve contato com alguns artistas da Escola de Paris, entre eles, Pablo Picasso, que se evadia das linhas severas do cubismo para as curvas sensuais das madonas clássicas. O crítico Frederico Morais (2005) afirmou: “Di Cavalcanti deu à mulata brasileira a dignidade da madona renascentista, madonizou a nossa mulata.” (Adaptado de: Mestres do Modernismo: exposição. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Fundação José e Paulina Nemirovsky e Pinacoteca do Estado, 2005. e In. MORAIS, F. . Acesso em: 12 abr. 2016.) A partir dessa figura, da afirmação do crítico Frederico Morais e dos conhecimentos sobre o modernismo brasi- leiro, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmativas a seguir. ( |) As mulatas de Di Cavalcanti são o resultado de uma interpretação pessoal das mulheres clássicas de Picasso. ( |) As mulheres de Di Cavalcanti não são sofridas e solitárias, expressam, plasticamente, o que ha de ondulante, de macio, de materno e de sensual no corpo feminino. ( |) Di Cavalcanti reproduz, acriticamente, as lições que aprendeu com artistas da Escola de Paris. ( ) Em Paris, Di Cavalcanti, em contato com obras do passado e do seu presente, intensificou sua visão de um Brasil multicultural, nem exótico, nem folclórico. ( ) A representação da mulher nas obras de Di Cavalcanti revela que o belo na arte e a beleza feminina são universais e imutáveis. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta. a) V, V, F, V, F. b) V, F, V, F, V. c) V,F,F, F, V. d) F, V, V, F, F. e) F, F, V, V, F.


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