Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UEL - 2023)Número Original: 3Código: 12907354

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

História política, econômica e cultural do Brasil.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEL 2023
Questão de Vestibular - UEL 2023
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir. Vicente de Souza pintou a situação em que ficaria a família proletária com a nova lei de vacinação. Ao vol- tar do trabalho, disse, o chefe fica “sem poder afirmar que a honra de sua família esteja ilesa, por haver aí penetrado desconhecido amparado pela proclamação da lei da violação e do lar e da brutalização aos cor- pos de suas filhas e de sua esposa”. A “messalina”, prosseguiu, “entrega-se a quem quer, mas a virgem, a esposa e a filha terão que desnudar braços e co- los para os agentes da vacina”. Não apelava para a Constituição por já estar poluída e esfarrapada. Con- tra a violência, apelava para a legítima defesa “e essa se faz com as armas na mão”. Adaptado de: CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987, p. 100-102. Com base no texto e nos conhecimentos sobre História do Brasil Contemporâneo, assinale a alternativa correta. a) As epidemias podem ser consideradas objetos de estudo das ciências naturais e também da História, tendo em vista as re- presentações e as práticas envolvidas num universo social, econômico e político, o que é demonstrado pelos casos exis- tentes no Brasil. A partir do Brasil republicano, diferentemente de outros pe- ríodos da história do país, doenças e epidemias tornaram-se fatores importantes da vida social, considerando o trânsito de pessoas, ideias e vírus. Os enunciados violentos que caracterizaram as reações à Revolta da Vacina são específicos da República Velha, di- ferentemente da atualidade, já que a repercussão social da vacina contra a Covid-19 foi marcada consensualmente pelo discurso científico. No Rio de Janeiro, a vacinação contra a varíola foi promovida de forma democrática por parte do Estado, em consonância com a liberdade republicana em esfera federal que caracteri- zou o período, marcado pelo governo Vargas. No Rio de Janeiro, a epidemia da varíola gerou a necessi- dade de vacinação da população, encabeçada pelo médico Osvaldo Cruz, num cenário de consenso social que caracte- rizou a democracia brasileira durante a República Velha.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 153

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

História política, econômica e cultural do Brasil.g

Exibir Questões - UEL

Questões Parecidas

1(UEA - 2016)Número Original: 20Código: 7821793

Macro - Conhecimentos Gerais

História política, econômica e cultural do Brasil.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEA 2016
Questão de Vestibular - UEA 2016
Exibir texto da questão

O fim da guerra em 1945 coincidiu com a volta ao regime democrático, que vigorou até 1964. Foi um perío- do de grandes mobilizações populares, com o retorno de Vargas ao poder, o governo desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek, a renúncia de Jânio Quadros e o governo reformista de João Goulart, que culminou no golpe de 1964. (Emília Viotti da Costa. Brasil: história, textos e contextos, 2015.) A autora faz um breve resumo da história do Brasil no período que se estende de 1945 a 1964, em que se distinguem, sobretudo, A) os fatores de estabilidade política e social. B) as causas do atraso da economia brasileira. (A) (B) (C) as ausências de propostas governamentais. (D) os projetos de modernização econômica e social. (E) E) as fraudes nas eleições para presidente da República.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UEL - 2019)Número Original: 2Código: 9457772

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Questões de identificações (Hist.) Processos e fatos históricos sobre a participação política, econômica e social da mulher e da luta por seus direitos ao longo da história do Brasil .f Brasil.b Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEL 2019
Exibir texto da questão

Leia a charge e o texto da revista “O Malho”, a seguir, quanto às polêmicas que antecedem o sufrágio feminino no Brasil. O VOTO A'S MULHERES. QUADROS DE FUTURO [Zé Povo] — Aqui tem, seu Maurício, um quadro do futuro que nos espera, se passar o seu projeto, dando o direito de voto às mulheres... em pouco tempo elas que são mais sabidas que nós, aproveitarão a moleza dos homens e dominarão tudo! E teremos então esta beleza: o avô fazendo crochê, a avó fumando cachimbo, o marido amamentando o filho, enquanto a mãe vai para a Câmara dos deputados deitar o verbo pela salvação da pátria! Tudo transtornado! Tudo invertido! [Maurício de Lacerda] — Mas que tem isso? A Constituição é clara: as mulheres podem ser eleitoras! [Zé] — Pois, então viva a Constituição e o voto feminino! Talvez, com as mulheres em cena, nós sejamos mais homens... aceitando o pedido do Ministério da Agricultura e indo plantar batatas! Adaptado de “O Malho”, RJ, 23 de junho de 1917. Acervo Biblioteca digital. al.sp.gov.br. A partir da charge e do texto sobre as polêmicas que antecederam o voto feminino no Brasil, responda aos itens a seguir. a) Situe e caracterize o momento histórico em que se efetivou o direito ao voto feminino no Brasil. b) Em relação as lutas feministas compare a época em que a charge e o texto foram produzidos com a atuali- dade. Em seguida, discorra sobre as ideias que até o momento permanecem as mesmas e as que mudaram.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




3(UEL - 2019)Número Original: 1Código: 9457773

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Questões de identificações (Hist.) Situações políticas, econômicas e culturais do Brasil nos seus respectivos momentos históricos .f Brasil.b Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEL 2019
Exibir texto da questão

Leia os textos e a imagem, a seguir, que correspondem a três momentos históricos distintos. Texto 1 Segundo o jornalista Valdeci Verdelho, falando da década de 70 do século passado: “Depois do golpe militar de 64, o movimento grevista operário foi contido por meio da força. Através do Ato Institucional nº 5 e da Lei da Segurança Nacional, as lideranças grevistas podiam pegar de 10 a 20 anos de cadeia. Resultado”? Em 1970, ocorrem apenas 12 greves em todo o país. Em 1971, nenhuma! Ativistas operários, como Manoel Fiel Filho, são assassinados pela repressão”. Adaptado de VERDELHO, V. Sinal dos Tempos: O Renascer do Movimento Sindical. In: Retrato do Brasil! Rio de Janeiro: Ed. Política, 1984, p. 205-209 Texto 2 Lei promulgada pelo Presidente Sarney: “O Presidente da República, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. Pará- grafo único. O direito de greve será exercido na forma estabelecida nesta Lei. Art. 2º Para os fins desta Lei, considera-se legítimo exercício do direito de greve a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação pessoal de serviços a empregador. Art. 3º Frustrada a negociação ou verificada a im- possibilidade de recursos via arbitral, é facultada a cessação coletiva do trabalho”. LEI N° 7.783, DE 28 DE JUNHO DE 1989. planalto.gov.br. ._— Es = o E Em Ti a > a À = no _ if “hy ae oe = " o E a eso. rn ic a E NU Manifestação de caminhoneiros em 24 de maio de 2018 no Brasil. google.com.br Com base nos textos, na imagem e nos conhecimentos sobre o Brasil Contemporâneo, responda aos itens a seguir. a) Situe o momento histórico correspondente a cada texto e a imagem. b) Relacione os dois textos e a imagem considerando o momento histórico em que foram criados, aponte se há contradições ou não e justifique sua reposta.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




4(UERJ - 2023)Número Original: 54Código: 12850971

Exame Único - Questões Objetivas

Reflexões sobre a memória nacional nos resgates históricos promovidos pela sociedade brasileira ao longo de sua história .f Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2023
Exibir texto da questão

Oito centímetros impediram o sepultamento de D. Pedro | O governo militar, sob a chefia do general Emílio Garrastazu Médici, não poupou esforços para transformar as comemorações dos 150 anos da Independência numa enorme celebração nacional. Seu ponto alto? A vinda de Portugal dos restos mortais de nosso primeiro imperador, Dom Pedro I. Em 1971, o presidente de Portugal concordou em transladar e presentear o Brasil com os restos mortais do imperador, deixando claro que o coração não viria e permaneceria na cidade do Porto, já que o próprio D. Pedro o deixou, em testamento, à cidade. O presidente Médici expressou, em rede nacional de televisão e rádio: “Brasileiros, não posso esconder minha emoção. Fala por si mesmo este fato que nenhuma eloquência poderia superar: no ano em que celebramos o Sesquicentenário da nossa Independência, regressará ao Brasil o corpo daquele que, em Sete de Setembro, às margens do Ipiranga, com a bravura, o arroubo e a paixão que eram a marca de sua personalidade, proclamou livres estas terras.” Mas, quase como uma anedota, o caixão feito em Portugal não coube no lugar onde deveria ser colocado na Capela Imperial, no Ipiranga. Apenas quatro anos depois do Sesquicentenário da Independência, o sarcófago de D. Pedro I foi devidamente disposto no mausoléu para ele construído. LIZ BATISTA Adaptado de m.acervo.estadao.com.br, 15/02/2013. Conserva de imperador O governo brasileiro requereu a Portugal que, no âmbito das comemorações dos 200 anos da Independência, enviasse para o Brasil o coração de Dom Pedro, guardado numa igreja da cidade do Porto. O pedido tem o seu quê de bizarro. Imagino que a miudeza real vá ser exposta e contemplada no Brasil, o que me parece sinceramente ficar aquém da data. Uma celebração competente do Bicentenário da Independência devia incluir, além do coração de Dom Pedro, um rim de José Bonifácio, o pâncreas de Thomas Cochrane, o fígado de Cipriano Barata e, talvez para dar um toque de ironia à cerimônia, um dente de Tiradentes. Creio que, com esse rodízio de vísceras, ficaria a efeméride mais bem assinalada. RICARDO ARAÚJO PEREIRA Adaptado de m.folha.uol.com.br, 09/07/2022. Os textos apresentam ações governamentais associadas ao Sesquicentário da Independência do Brasil, em 1972, e a seu Bicentenário, em 2022. Um aspecto comum dessas ações governamentais é: (A) culto ufanista de protagonistas oficiais (B) enaltecimento patriótico da unidade lusa (C) reparação histórica de heranças europeias (D) reabilitação contemporânea da continuidade monárquica


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UERJ - 2023)Número Original: 58Código: 12850978

Exame Único - Questões Objetivas

História política, econômica e cultural do Brasil.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2023
Exibir texto da questão

EMISSÕES ANUAIS DE CO, NO BRASIL POR ATIVIDADE ECONÔMICA 2000 1500 [uso da terra e floresta 1000 BB processos industriais resíduos 500 E agropecuária » energia 0 <\ O > O O NV sv SP -£ É Adaptado de bbc.com. No ano de 2020, o Brasil registrou a maior emissão de CO, desde 2007, como indicado no gráfico. Em função dos efeitos da pandemia de covid-19, havia expectativa de que esses níveis de emissão diminuiriam. O principal fator que explica o ocorrido é: (A) dinamização da metalurgia (B) (C) crescimento do setor automotivo (D) aumento do desmatamento substituição da agricultura doméstica


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?