Di Cavalcanti, Moças com violão,
óleo sobre tela, 49,8 x 60,8 cm, 1937.
Emiliano Di Cavalcanti foi um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna de 1922. Nos períodos de 1923 a
1925, morou na capital francesa e teve contato com alguns artistas da Escola de Paris, entre eles, Pablo Picasso,
que se evadia das linhas severas do cubismo para as curvas sensuais das madonas clássicas. O crítico Frederico
Morais (2005) afirmou: “Di Cavalcanti deu à mulata brasileira a dignidade da madona renascentista, madonizou
a nossa mulata.”
(Adaptado de: Mestres do Modernismo: exposição. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Fundação José e Paulina
Nemirovsky e Pinacoteca do Estado, 2005. e In. MORAIS, F. .
Acesso em: 12 abr. 2016.)
A partir dessa figura, da afirmação do crítico Frederico Morais e dos conhecimentos sobre o modernismo brasi-
leiro, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmativas a seguir.
( |) As mulatas de Di Cavalcanti são o resultado de uma interpretação pessoal das mulheres clássicas de Picasso.
( |) As mulheres de Di Cavalcanti não são sofridas e solitárias, expressam, plasticamente, o que ha de ondulante,
de macio, de materno e de sensual no corpo feminino.
( |) Di Cavalcanti reproduz, acriticamente, as lições que aprendeu com artistas da Escola de Paris.
( ) Em Paris, Di Cavalcanti, em contato com obras do passado e do seu presente, intensificou sua visão de um
Brasil multicultural, nem exótico, nem folclórico.
( ) A representação da mulher nas obras de Di Cavalcanti revela que o belo na arte e a beleza feminina são
universais e imutáveis.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
a) V, V, F, V, F.
b) V, F, V, F, V.
c) V,F,F, F, V.
d) F, V, V, F, F.
e) F, F, V, V, F.