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Exercício 9440345

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(UEL - 2017)Número Original: 32Código: 9440345

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

História política, econômica e cultural do Brasil.g
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Questão de Vestibular - UEL 2017
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Di Cavalcanti, Moças com violão, óleo sobre tela, 49,8 x 60,8 cm, 1937. Emiliano Di Cavalcanti foi um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna de 1922. Nos períodos de 1923 a 1925, morou na capital francesa e teve contato com alguns artistas da Escola de Paris, entre eles, Pablo Picasso, que se evadia das linhas severas do cubismo para as curvas sensuais das madonas clássicas. O crítico Frederico Morais (2005) afirmou: “Di Cavalcanti deu à mulata brasileira a dignidade da madona renascentista, madonizou a nossa mulata.” (Adaptado de: Mestres do Modernismo: exposição. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Fundação José e Paulina Nemirovsky e Pinacoteca do Estado, 2005. e In. MORAIS, F. . Acesso em: 12 abr. 2016.) A partir dessa figura, da afirmação do crítico Frederico Morais e dos conhecimentos sobre o modernismo brasi- leiro, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmativas a seguir. ( |) As mulatas de Di Cavalcanti são o resultado de uma interpretação pessoal das mulheres clássicas de Picasso. ( |) As mulheres de Di Cavalcanti não são sofridas e solitárias, expressam, plasticamente, o que ha de ondulante, de macio, de materno e de sensual no corpo feminino. ( |) Di Cavalcanti reproduz, acriticamente, as lições que aprendeu com artistas da Escola de Paris. ( ) Em Paris, Di Cavalcanti, em contato com obras do passado e do seu presente, intensificou sua visão de um Brasil multicultural, nem exótico, nem folclórico. ( ) A representação da mulher nas obras de Di Cavalcanti revela que o belo na arte e a beleza feminina são universais e imutáveis. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta. a) V, V, F, V, F. b) V, F, V, F, V. c) V,F,F, F, V. d) F, V, V, F, F. e) F, F, V, V, F.


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