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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(USP - 2021)Número Original: 1Código: 9237264

Segunda Fase - Primeiro Dia

Textos Publicitários (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - USP 2021
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Considere o texto e a tirinha para responder à questão. BRINCANDO DE ESCONDE-ESCONDE Costuma-se dizer que quem atenta às letras miúdas de uma bula de remédio provavelmente decide não tomar a medicação. O mesmo raciocínio pode ser aplicado a propagandas de automóveis: quem se ativer aos detalhes de um anúncio de carro tem grandes chances de perder o interesse pelo produto. Um texto elaborado com letras minúsculas, normalmente localizado na parte inferior da página ou da tela, joga um balde de água fria no consumidor que se deu ao trabalho de ir até o fim da mensagem publicitária: o preço divulgado costuma ter uma série de restrições. O mais comum é que o valor se refira às versões “de entrada” (também chamadas “pé de boi”), com poucos acessórios. Ou seja, o carro mostrado com toda pompa costuma valer alguns milhares de reais a mais do que o preço explicitamente anunciado. Revista do IDEC, 2013. Adaptado. É CLARO QUE VOCÊ ESPERA QUE O Genre “Ti a Eu Fui UM MENINO Muito NOEL NÃO LEIA A SESERVAÇÃO ENORMES O1, SOU Eu, Calvin. Bom* EStE ANO, ESCRITA EM LETRAS MINOSCULAS, NO RODAPE. PEGUEI À IDEIA DE ANÚNCIOS DE Bill Watterson, O mundo é mágico — As aventuras de Calvin e Haroldo. a) Explique por que o título do texto, “Brincando de esconde-esconde”, pode também ser aplicado à tirinha de Calvin. b) Como a estratégia de marketing utilizada na venda de automóveis contribui para o efeito de humor da tirinha?


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Textos Publicitários (Interpretação de textos)

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Questões Parecidas

1(ENEM- BR - 2019)Número Original: 23Código: 7456085

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Textos Publicitários (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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VAMOS CALCAR OS SAPATOS DOS REFUGIADOS E DAR O PRIMEIRO PASSO PARA ENTENDER SUA SITUAÇÃO www.ensuszapatos.org OR E 7 is a = arate eee a nm o "SELO Disponível em: www.acnur.org. Acesso em: 11 dez. 2018. Nesse cartaz, o uso da imagem do calçado aliada ao texto verbal tem o objetivo de eo O 000 criticar as difíceis condições de vida dos refugiados. revelar a longa trajetória percorrida pelos refugiados. incentivar a campanha de doações para os refugiados. denunciar a situação de carência vivida pelos refugiados. simbolizar a necessidade de adesão a causa dos refugiados.


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2(ENEM- BR - 2017)Número Original: 41Código: 6888247

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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h E É DESSA FLORESTA QUE SAI O CHAPEUZINHO VERMELHO, JOÃO E MARIA, OS IRMÃOS KARAMAZOV, A DAMA DAS CAMÉLIAS E OS TRÊS MOSQUETEIROS. Revista Bolsa, 1986. In: CARRASCOZA, J. A. À evolução do texto publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. São Paulo: Futura, 1999 (adaptado). Nesse cartaz publicitário de uma empresa de papel e celulose, a combinação dos elementos verbais e não verbais visa © justificar os prejuízos ao meio ambiente, ao vincular a empresa à difusão da cultura. O incentivar a leitura de obras literárias, ao referir-se a títulos consagrados do acervo mundial. @ seduzir o consumidor, ao relacionar o anunciante às histórias clássicas da literatura universal. O promover uma reflexão sobre a preservação ambiental ao aliar o desmatamento aos clássicos da literatura. @ construir uma imagem positiva do anunciante, ao associar a exploração alegadamente sustentável à produção de livros.


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3(ENEM- BR - 2016)Número Original: 97Código: 6624760

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

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Questão de Vestibular - ENEM 2016
Questão de Vestibular - ENEM 2016
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AAGUA |. NVBWEL como a água conseponde a até 70% do nosso peso, eh tanbén com põe muto daquib que conem os, vests © usmos, anda que ndietam ante. = ECONON ZAR BENS DE CONSUMO E EVITAR O DESPERDÊD TANBÉM É POUPAR ÁGUA. National Geographic Brasil, n. 151, out 2012 (adaptado) Nessa campanha publicitária, para estimular a economia de água, o leitor é incitado a adotar práticas de consumo consciente. alterar hábitos de higienização pessoal e residencial. contrapor-se a formas indiretas de exportação de água optar por vestuário produzido com matéria-prima reciclável conscientizar produtores rurais sobre os custos de produção. o 0000


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4(ENEM - 2017)Número Original: 20Código: 6888826

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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O tapete vermelho na porta é para você se sentir nas nuvens antes mesmo de tirar os pés do chão. (Campanha publicitária de empresa aérea.) Disponível em: http://quasepublicitarios wordpress.com. Acesso em: 3 dez. 2012. Ão circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo configurações de especificidade, de forma e de conteúdo. Para atingir seu objetivo, esse texto publicitário vale-se do procedimento argumentativo de 6 valorizar o cliente, oferecendo-lhe, além dos serviços de voo, um atendimento que o faça se sentir especial. O persuadir o consumidor a escolher companhias aéreas que ofereçam regalias inclusas em seus serviços. O destacar que a companhia aérea oferece luxo aos consumidores que utilizam seus serviços. O enfatizar a importância de oferecer o melhor ao cliente ao ingressar em suas aeronaves. @ definir parâmetros para um bom atendimento do cliente durante a prestação de serviços.


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5(PUC - RIO DE JANEIRO - 2015)Número Original: 3Código: 6464333

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 2

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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2015
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Texto3 O uso da palavra amigo inicia aos quatro anos de idade; melhor amigo, a partir da infância média e adolescência A amizade infantil caracteriza-se por afeto, divertimento e reciprocidades: mútua consideração, cooperação, bom ma- nejo de conflito, benefícios equivalentes em trocas sociais; gostar um do outro, ou seja, desejar passar mais tempo na companhia prazerosa um do outro. As amizades de crianças mais velhas e adolescentes incluem lealdade, confiança s e intimidade, requerem interesses comuns e comprometimento, tanto para manter os amigos como para formar novas amizades (Bukowski et al., 1996; Hartup, 1989). Amizades adultas caracterizam-se por homogeneidade de traços de personalidade, interesses, sexo, idade, es- tado civil, religião, status ocupacional, etnia, renda, escolaridade, gênero, número de amigos, duração da amizade e tipos (Bell, 1981; Blieszner & Adams, 1992; Fehr, 1996). A maioria das pesquisas aborda adultos jovens, geralmente 10 estudantes universitários entre 18 e 30 anos. Esta tendência não decorre apenas da facilidade para coletar dados nas universidades, mas também do fato de que, nesta etapa, as amizades são mais evidentes. Na adolescência a ami- zade amadurece, passa a envolver confiança, lealdade e intimidade. Na adultez jovem, torna-se mais importante no contraste com o restante da vida adulta, que a restringe com demandas profissionais, românticas e familiares (Ferr, 1996;Rawlins, 1992). ‘SOUZA, Luciana Karine de & HUTZ, Claudio Simon. Relacionamentos pessoais e sociais: amizade em adultos. Psicologia em Estudo. Ma- ringá, PR, v. 13, n. 2, abrijun. 2008. p. 257-265. Disponivel em: . Acesso em 3 ago. 2014. a) Justifique o emprego da vírgula em “O uso da palavra amigo inicia aos quatro anos de idade; melhor amigo, a partir da infância média e adolescência ” b) Reescreva os trechos abaixo atendendo às modificações propostas em cada item a seguir. Faça as alterações neces- sárias. i. As amizades de crianças mais velhas e adolescentes incluem lealdade, confiança e intimidade, requerem interesses comuns e comprometimento. Inicie o trecho com Talvez. Talvez . “Esta tendência não decorre apenas da facilidade para coletar dados nas universidades, mas também do fato de que, nesta etapa, as amizades são mais evidentes.” Substitua o verbo decorrer por ocorrer, mantendo a ideia expressa no trecho. Estatendência ocorre


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