Texto3
O uso da palavra amigo inicia aos quatro anos de idade; melhor amigo, a partir da infância média e adolescência
A amizade infantil caracteriza-se por afeto, divertimento e reciprocidades: mútua consideração, cooperação, bom ma-
nejo de conflito, benefícios equivalentes em trocas sociais; gostar um do outro, ou seja, desejar passar mais tempo na
companhia prazerosa um do outro. As amizades de crianças mais velhas e adolescentes incluem lealdade, confiança
s e intimidade, requerem interesses comuns e comprometimento, tanto para manter os amigos como para formar novas
amizades (Bukowski et al., 1996; Hartup, 1989).
Amizades adultas caracterizam-se por homogeneidade de traços de personalidade, interesses, sexo, idade, es-
tado civil, religião, status ocupacional, etnia, renda, escolaridade, gênero, número de amigos, duração da amizade e
tipos (Bell, 1981; Blieszner & Adams, 1992; Fehr, 1996). A maioria das pesquisas aborda adultos jovens, geralmente
10 estudantes universitários entre 18 e 30 anos. Esta tendência não decorre apenas da facilidade para coletar dados nas
universidades, mas também do fato de que, nesta etapa, as amizades são mais evidentes. Na adolescência a ami-
zade amadurece, passa a envolver confiança, lealdade e intimidade. Na adultez jovem, torna-se mais importante no
contraste com o restante da vida adulta, que a restringe com demandas profissionais, românticas e familiares (Ferr,
1996;Rawlins, 1992).
‘SOUZA, Luciana Karine de & HUTZ, Claudio Simon. Relacionamentos pessoais e sociais: amizade em adultos. Psicologia em Estudo. Ma-
ringá, PR, v. 13, n. 2, abrijun. 2008. p. 257-265. Disponivel em: . Acesso em 3 ago. 2014.
a) Justifique o emprego da vírgula em “O uso da palavra amigo inicia aos quatro anos de idade; melhor amigo, a partir da
infância média e adolescência ”
b) Reescreva os trechos abaixo atendendo às modificações propostas em cada item a seguir. Faça as alterações neces-
sárias.
i. As amizades de crianças mais velhas e adolescentes incluem lealdade, confiança e intimidade, requerem interesses
comuns e comprometimento.
Inicie o trecho com Talvez.
Talvez
. “Esta tendência não decorre apenas da facilidade para coletar dados nas universidades, mas também do fato de que,
nesta etapa, as amizades são mais evidentes.”
Substitua o verbo decorrer por ocorrer, mantendo a ideia expressa no trecho.
Estatendência ocorre