Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UERJ - 2012)Número Original: 55Código: 9191

Primeiro exame de qualificação

Meio Técnico Científico informacional Globalização
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2012
Exibir texto da questão

No início de 2011, o mundo assistiu apreensivo e esperançoso ao sopro de inconformismo no mundo árabe. Manifestantes contaram com a ajuda, em graus a serem precisados, de componentes cada vez mais comuns em situações desse tipo: a internet e o telefone celular. Na Tunisia, ativistas utilizaram Twitter e Facebook para organizar protestos. No Egito, blogs e também as redes sociais. Os episódios reaquecem o debate sobre qual é, afinal, o potencial dessas tecnologias quando o assunto é ativismo político e opõem dois grupos de analistas: os ciberutópicos, que acham que blogs e celulares tudo podem, e os cibercéticos, que pensam o contrário. À revolução pode não ser tuitada, no sentido de que um Twitter só não faz a revolução. Mas as que acontecerem no século XXI, é certo, passarão pelo Twitter e similares. Adaptado de http://veja.abril.com.br, 26/01/2011 A reportagem apresenta uma reflexão acerca das possibilidades e limitações do uso das novas tecnologias no ativismo político no mundo atual. As limitações existentes para o emprego dessas tecnologias são justificadas basicamente pela: (AJ disparidade regional quanto aos níveis de alfabetização (B) hierarquização social relativa ao acesso às redes virtuais (C) censura da mídia em função do intervencionismo governamental (D) dispersão populacional devido às grandes extensões territoriais


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 199

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Meio Técnico Científico informacional - Globalização

Exibir Questões - UERJ

Questões Parecidas

1(UNESP - 2019)Número Original: 5Código: 6988787

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Identifique de que maneira ocorreu a conquista do espaço e do tempo no decorrer do desenvolvimento do processo de globalização.m Críticas ambientais ao processo de desenvolvimento da globalização.m
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2019
Exibir texto da questão

Aquilo que hoje chamamos “globalização” esteve na mira da classe capitalista o tempo todo. Se o desejo de conquistar o espaço e a natureza é uma manifestação de algum anseio humano universal ou um produto específico das paixões da classe capitalista, jamais saberemos. O que pode ser dito com certeza é que a conquista do es- paço e do tempo, assim como a busca incessante para dominar a natureza, há muito tempo tem um papel central na psique coletiva das sociedades capitalistas. Apesar de todos os tipos de críticas, acusações, repulsas e movimentos políticos de oposição, [...] ainda prevalece a crença de que a conquista do espaço e do tempo, bem como da natureza (incluindo até mesmo a natureza humana), está de algum modo a nosso alcance. (David Harvey. O enigma do capital, 2011.) a) Explique como a conquista do espaço e do tempo se realizou na globalização. b) Mencione, sob o ponto de vista ambiental, duas críticas ao processo de globalização.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(ENEM - 2015)Número Original: 18Código: 6346520

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Consequências do processo de globalização para o mercado de trabalho.m Consequências do processo de globalização para o setor produtivo.m
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2015
Questão de Vestibular - ENEM 2015
Exibir texto da questão

No final do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa. SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado), Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em: o v Oo oo Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação laboral. Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais. Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados. Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal. Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(ENEM- BR - 2010)Número Original: 37Código: 3549

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Meio Técnico Científico informacional Globalização
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
Exibir texto da questão

Os meios de comunicação funcionam como um elo entre os diferentes segmentos de uma sociedade. Nas últimas décadas, acompanhamos a inserção de umnovo meio de comunicação que supera em muito outros já existentes, visto que pode contribuir para a democratização da vida social e política da sociedade à medida que possibilita a instituição de mecanismos eletrônicos para a efetiva participação política e disseminação de informações. Constitui o exemplo mais expressivo desse novo conjunto de redes informacionais a © Intemet. O fibra ótica. O TV digital. O telefonia móvel. & portabilidade telefônica.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(ENEM- BR - 2009)Número Original: 72Código: 3943

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Meio Técnico Científico informacional Globalização
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
Exibir texto da questão

Populações inteiras, nas cidades e na zona rural, dispõem da parafernália digital global como fonte de ultaneidade de cultura e informação eletrônica com as formas tradicionais educação e de formação cultural. Essa e orais é um desafio que necessita ser discutido. A exposição, via mídia eletrônica, com estilos e valores culturais de outras sociedades, pode inspirar apreço, mas também distorções e ressentimentos. Tanto quanto há necessidade de uma cultura tradicional de posse da educação letrada, também é necessário criar estratégias de alfabetização eletrônica, que passam a ser o grande canal de informação das culturas segmentadas no interior dos grandes centros urbanos e das zonas rurais. Um novo modelo de educação. BRIGAGÃO, C. E; RODRIGUES, G. A globalização a olho nu: o mundo conectado. São Pai: Modem, 193 (adaptado Com base no texto e considerando os impactos culturais da difusão das tecnologias de informação no marco da globalização, depreende-se que O a ampla difusão das tecnologias de informação nos centros urbanos e no meio rural suscita o contato entre diferentes culturas e, ao mesmo tempo, traz a necessidade de reformular as concepções tradicionais de educação. © a apropriação, por parte de um grupo social, de valores e ideias de outras culturas para benefício próprio é fonte de conflitos e ressentimentos. O as mudanças sociais e culturais que acompanham o processo de globalização, ao mesmo tempo em que refletem a preponderância da cultura urbana, tomam obsoletas as formas de educação tradicionais próprias do meio rural. & as populações nos grandes centros urbanos e no meio rural recorrem aos instrumentos e tecnologias de informação basicamente como meio de comunicação mútua, e não os veem como fontes de educação e cultura @ a intensificação do fluxo de comunicação por meios eletrônicos, característica do processo de globalização, está dissociada do desenvolvimento social é cultural que ocorre no meio rural.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(ENEM- BR - 2013)Número Original: 15Código: 30086

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Meio Técnico Científico informacional Globalização
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2013
Questão de Vestibular - ENEM 2013
Exibir texto da questão

Vida social sem internet? Disponivel em: ap:w-xideo-ede blogspot com. Acosso em: 30 maio 2010. A charge revela uma crítica aos meios de comunicação, em especial à internet, porque O questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento. O considera as relações sociais como menos importantes que as virtuais. enaltece a pretensão do homem de estar em todos os lugares ao mesmo tempo. descreve com precisão as sociedades humanas no mundo globalizado. concebe a rede de computadores como o espaço mais eficaz para a construção de relações sociais. vo o


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?