Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2013)Número Original: 15Código: 30086

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Meio Técnico Científico informacional Globalização
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2013
Questão de Vestibular - ENEM 2013
Exibir texto da questão

Vida social sem internet? Disponivel em: ap:w-xideo-ede blogspot com. Acosso em: 30 maio 2010. A charge revela uma crítica aos meios de comunicação, em especial à internet, porque O questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento. O considera as relações sociais como menos importantes que as virtuais. enaltece a pretensão do homem de estar em todos os lugares ao mesmo tempo. descreve com precisão as sociedades humanas no mundo globalizado. concebe a rede de computadores como o espaço mais eficaz para a construção de relações sociais. vo o


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 199

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Meio Técnico Científico informacional - Globalização

Exibir Questões - ENEM

Questões Parecidas

1(UNESP - 2019)Número Original: 5Código: 6988787

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Identifique de que maneira ocorreu a conquista do espaço e do tempo no decorrer do desenvolvimento do processo de globalização.m Críticas ambientais ao processo de desenvolvimento da globalização.m
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2019
Exibir texto da questão

Aquilo que hoje chamamos “globalização” esteve na mira da classe capitalista o tempo todo. Se o desejo de conquistar o espaço e a natureza é uma manifestação de algum anseio humano universal ou um produto específico das paixões da classe capitalista, jamais saberemos. O que pode ser dito com certeza é que a conquista do es- paço e do tempo, assim como a busca incessante para dominar a natureza, há muito tempo tem um papel central na psique coletiva das sociedades capitalistas. Apesar de todos os tipos de críticas, acusações, repulsas e movimentos políticos de oposição, [...] ainda prevalece a crença de que a conquista do espaço e do tempo, bem como da natureza (incluindo até mesmo a natureza humana), está de algum modo a nosso alcance. (David Harvey. O enigma do capital, 2011.) a) Explique como a conquista do espaço e do tempo se realizou na globalização. b) Mencione, sob o ponto de vista ambiental, duas críticas ao processo de globalização.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(ENEM - 2015)Número Original: 18Código: 6346520

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Consequências do processo de globalização para o mercado de trabalho.m Consequências do processo de globalização para o setor produtivo.m
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2015
Questão de Vestibular - ENEM 2015
Exibir texto da questão

No final do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa. SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado), Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em: o v Oo oo Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação laboral. Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais. Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados. Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal. Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(ENEM- BR - 2010)Número Original: 37Código: 3549

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Meio Técnico Científico informacional Globalização
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
Exibir texto da questão

Os meios de comunicação funcionam como um elo entre os diferentes segmentos de uma sociedade. Nas últimas décadas, acompanhamos a inserção de umnovo meio de comunicação que supera em muito outros já existentes, visto que pode contribuir para a democratização da vida social e política da sociedade à medida que possibilita a instituição de mecanismos eletrônicos para a efetiva participação política e disseminação de informações. Constitui o exemplo mais expressivo desse novo conjunto de redes informacionais a © Intemet. O fibra ótica. O TV digital. O telefonia móvel. & portabilidade telefônica.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(ENEM- BR - 2009)Número Original: 72Código: 3943

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Meio Técnico Científico informacional Globalização
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
Exibir texto da questão

Populações inteiras, nas cidades e na zona rural, dispõem da parafernália digital global como fonte de ultaneidade de cultura e informação eletrônica com as formas tradicionais educação e de formação cultural. Essa e orais é um desafio que necessita ser discutido. A exposição, via mídia eletrônica, com estilos e valores culturais de outras sociedades, pode inspirar apreço, mas também distorções e ressentimentos. Tanto quanto há necessidade de uma cultura tradicional de posse da educação letrada, também é necessário criar estratégias de alfabetização eletrônica, que passam a ser o grande canal de informação das culturas segmentadas no interior dos grandes centros urbanos e das zonas rurais. Um novo modelo de educação. BRIGAGÃO, C. E; RODRIGUES, G. A globalização a olho nu: o mundo conectado. São Pai: Modem, 193 (adaptado Com base no texto e considerando os impactos culturais da difusão das tecnologias de informação no marco da globalização, depreende-se que O a ampla difusão das tecnologias de informação nos centros urbanos e no meio rural suscita o contato entre diferentes culturas e, ao mesmo tempo, traz a necessidade de reformular as concepções tradicionais de educação. © a apropriação, por parte de um grupo social, de valores e ideias de outras culturas para benefício próprio é fonte de conflitos e ressentimentos. O as mudanças sociais e culturais que acompanham o processo de globalização, ao mesmo tempo em que refletem a preponderância da cultura urbana, tomam obsoletas as formas de educação tradicionais próprias do meio rural. & as populações nos grandes centros urbanos e no meio rural recorrem aos instrumentos e tecnologias de informação basicamente como meio de comunicação mútua, e não os veem como fontes de educação e cultura @ a intensificação do fluxo de comunicação por meios eletrônicos, característica do processo de globalização, está dissociada do desenvolvimento social é cultural que ocorre no meio rural.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UNICAMP - 2021)Número Original: 22Código: 9157342

Segunda Fase - Segundo Dia - Ciências Humanas e Artes

Identificação dos mecanismos de manipulação social do consumo identificação do conceito de valor simbólico e valor de uso
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
Exibir texto da questão

A mensagem não fala do objeto, o objeto fala da mensagem. A marca de um produto não marca o produto, marca o consumidor como membro do grupo de consumidores da marca. A desigualdade social se consagra e se recria, assim, pela via simbólica. A submissão do objeto ao signo é o elemento central do consumo, posto que os signos são manipulados e têm uma coerência lógica que é nunca satisfazer completamente a necessidade e deixar o desejo permanentemente aberto. Para as “massas” são as grandes séries, os desenhos estandardizados e anônimos, as formas desgastadas e não distintivas; para as “elites”, é a pequena série ou o “fora de série”, o distintivo, a novidade, o inalcançável, o exclusivo. (Adaptado de Luís Enrique Alonso, “Introdução”, em Jean Baudrillard, La sociedad de consumo. Sus mitos, sus estructuras. Madrid: Siglo XXI, 2007, p. XLIII-XLIV.) Com base no texto e em seus conhecimentos, a) explique a diferença entre “valor de uso” e “valor simbólico” de um bem ou mercadoria; b) descreva o mecanismo presente nos meios de comunicações que manipula os signos para torná-los objetos do desejo. Explique por que esse mecanismo de manipulação dos signos não é restrito a uma classe social.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?