Populações inteiras, nas cidades e na zona rural,
dispõem da parafernália digital global como fonte de
ultaneidade de
cultura e informação eletrônica com as formas tradicionais
educação e de formação cultural. Essa
e orais é um desafio que necessita ser discutido. A
exposição, via mídia eletrônica, com estilos e valores
culturais de outras sociedades, pode inspirar apreço, mas
também distorções e ressentimentos. Tanto quanto há
necessidade de uma cultura tradicional de posse da
educação letrada, também é necessário criar estratégias
de alfabetização eletrônica, que passam a ser o grande
canal de informação das culturas segmentadas no interior
dos grandes centros urbanos e das zonas rurais. Um novo
modelo de educação.
BRIGAGÃO, C. E; RODRIGUES, G. A globalização a olho nu: o
mundo conectado. São Pai: Modem, 193 (adaptado
Com base no texto e considerando os impactos culturais
da difusão das tecnologias de informação no marco da
globalização, depreende-se que
O a ampla difusão das tecnologias de informação nos
centros urbanos e no meio rural suscita o contato entre
diferentes culturas e, ao mesmo tempo, traz a
necessidade de reformular as concepções tradicionais
de educação.
© a apropriação, por parte de um grupo social, de
valores e ideias de outras culturas para benefício
próprio é fonte de conflitos e ressentimentos.
O as mudanças sociais e culturais que acompanham o
processo de globalização, ao mesmo tempo em que
refletem a preponderância da cultura urbana, tomam
obsoletas as formas de educação tradicionais próprias
do meio rural.
& as populações nos grandes centros urbanos e no meio
rural recorrem aos instrumentos e tecnologias de
informação basicamente como meio de comunicação
mútua, e não os veem como fontes de educação e
cultura
@ a intensificação do fluxo de comunicação por meios
eletrônicos, característica do processo de
globalização, está dissociada do desenvolvimento
social é cultural que ocorre no meio rural.