Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(MACKENZIE - 2013)Número Original: 52Código: 17121

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Política do café com leite.g Intradisciplinar Governo Geisel Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2013
Exibir texto da questão

ORA, SALES, TAG Você PoDiA TER Feito Como EU QUE CRIEI OS a SENADORES a ge Oa 5 : tee É MAIS DEMOCRATICO/ Carlos Eduardo Novaes e César Lobo. História do Brasil para principiantes. SP: Ática, 4ºed, 2003, p.204. Sabendo-se que as personagens retradas na charge são dois ex-presidentes do Brasil — o da esquerda, Campos Sales (1898-1902), e o da direita, Ernesto Geisel (1974-1979), e ainda que o primeiro governou durante a vigência da República das Oligarquias (1894-1930) e o segundo durante o Regime Militar (1964-1985), a ironia consiste no (a) a) b) d) fato de que os dois presidentes adotaram práticas autoritárias. Campos Sales foi o responsável pelo início do militarismo na República brasileira. Geisel, por sua vez, iniciou a intervenção do Executivo nas eleições para o Legislativo. percepção de que os dois instituíram práticas antidemocráticas no Brasil. O primeiro, a não diplomação de deputados federais oposicionistas à “Política dos Governadores”. O segundo, a determinação de eleições indiretas para senadores, dentro do chamado “Pacote de Abril”. certeza de que ambos adotaram medidas autoritárias. Porém, é correto afirmar, ao mesmo tempo, que se deve a Geisel a percepção de que medidas autoritárias não seriam mais toleradas no Brasil, por isso o hipotético diálogo com Campos Sales, e a crítica feita às práticas desse. dúvida gerada pelo diálogo. Não fica claro se foi o primeiro o responsável pela criação de medidas antidemocráticas, ou se foi o segundo. Ao mesmo tempo, percebe-se a inclinação democrática do governo Geisel, referindo-se à eleição direta dos “senadores biônicos”. percepção de que os governos de ambos instituíram medidas antidemocráticas. Campos Sales foi o responsável pelo início da “República do Café com Leite”. Já Geisel, o responsável pelo período de maior perseguição aos opositores, legalizada pela criação dos “senadores biônicos”.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 14

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Política do café com leite.g - Governo Geisel

Exibir Questões - MACKENZIE

Questões Parecidas

1(FATEC- SP - 2010)Número Original: 4Código: 5974487

Segundo Semestre

Política do café com leite.g Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FATEC 2010
Exibir texto da questão

Considere a charge a seguir para responder à questão de número 4. A FÓRMULA DEMOCRÁTICA OS DETENTORES — TENHAM PACIÊNCIA, MAS AQUI NÃO SOBE MAIS NINGUÉM! (http://novahistorianet. blogspot. com/2009/0 1 /republica-velha. html. Acesso em 05.03.2010.) A charge do caricaturista e ilustrador gaucho Storni, publicada na revista Careta, em 1925, é uma crítica referente (A) à Constituição Brasileira de 1891, que dava autonomia aos Estados e a seus governadores. (B) à política do café com leite, em que São Paulo e Minas Gerais formaram dois grupos fortes, e os candidatos à presidência eram indicados ora pelo PRP (Partido Republicano Paulista) e ora pelo PRM (Partido Republi- cano Mineiro). (C) às oligarquias rurais representadas por Paraíba e Bahia, em que os coronéis mantinham o poder para in- fluenciar o poder central. (D) ao clientelismo, a relação entre coronéis e trabalhadores rurais que garantia aos coronéis o resultado favo- rável das eleições nos estados. (E) à política dos governadores, uma dinâmica de conchavos políticos entre o governo federal, de um lado, e os grupos oligárquicos dos estados, de outro.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(FAMEMA - 2019)Número Original: 30Código: 7817948

Prova 2

Aspectos e características do processo de abertura política iniciada pelo governo Geisel. Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FAMEMA 2019
Questão de Vestibular - FAMEMA 2019
Exibir texto da questão

Analise a charge de Luiz Gê, publicada na Folha de S.Paulo em 1981. À o o a, | O PROCESSO DA ABERTURA CONTINUA EM ANDAMENTO: PROCESSAREMOS AGORA OUTRO JORNALISTA E '* ALGUNS LÍDERES | SINDICAIS. (Ah, como era boa a ditadura..., 2015.) O processo de abertura política iniciou-se no governo do ge- neral Geisel e prosseguiu no de Figueiredo. A charge revela que esse processo (A) apoiava a liberdade de expressão e de imprensa. B) associava medidas democráticas a outras autoritárias. D) unificava diferentes correntes ideológicas e partidárias. ) ) C) articulava os sindicatos como base de apoio ao governo. ) E) ( ( ( ( relacionava o nacionalismo ao intervencionismo estatal.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(ENEM- BR - 2018)Número Original: 84Código: 6971184

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Manifestações públicas individuais e coletivas em oposição às ações do governo Geisel.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
Exibir texto da questão

São Paulo, 10 de janeiro de 1979. Exmo. Sr. Presidente Ernesto Geisel. Considerando as instruções dadas por V. S. de que sejam negados os passaportes aos senhores Francisco Julião, Miguel Arraes, Leonel Brizola, Luis Prestes, Paulo Schilling, Gregório Bezerra, Márcio Moreira Alves e Paulo Freire. Considerando que, desde que nasci, me identifico plenamente com a pele, a cor dos cabelos, a cultura, o sorriso, as aspirações, a história e o sangue destes oito senhores. Considerando tudo isto, por imperativo de minha consciência, venho por meio desta devolver o passaporte que, negado a eles, me foi concedido pelos órgãos competentes de seu governo. Carta do cartunista Henrique de Souza Filho, conhecido como Henfil. In: HENFIL. Cartas da mãe. Rio de Janeiro: Codecri, 1981 (adaptado). No referido contexto histórico, a manifestação do cartunista Henfil expressava uma critica ao(a) censura moral das produções culturais. limite do processo de distensão política. interferência militar de países estrangeiros. representação social das agremiações partidárias. impedimento de eleição das assembleias estaduais. VODOO


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(ENEM- BR - 2011)Número Original: 22Código: 3187

Unica Aplicação - Primeiro dia - Prova Amarela

Política do café com leite.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2011
Questão de Vestibular - ENEM 2011
Exibir texto da questão

Até que ponto, a partir de posturas e interesses diversos, as oligarquias paulista e mineira dominaram a cena política nacional na Primeira República? A união de ambas foi um traço fundamental, mas que não conta toda a história do período. A união foi feita com a preponderância de uma ou de outra das duas frações. Com o tempo, surgiram as discussões e um grande desacerto final. FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: EdUSP, 2004 (adaptado). A imagem de um bem-sucedido acordo café com leite entre São Paulo e Minas, um acordo de alternância de presidência entre os dois estados, não passa de uma idealização de um processo muito mais caótico e cheio de conflitos. Profundas divergências políticas colocavam-nos em confronto por causa de diferentes graus de envolvimento no comércio exterior. TOPIK, S. A presença do estado na economia política do Brasil de 1889 a 1930. Rio de Janeiro: Record, 1989 (adaptado), Para a caracterização do processo político durante a Primeira República, utiliza-se com frequência a expressão Política do Café com Leite. No entanto, os textos apresentam a seguinte ressalva a sua utilização: OQ Ariqueza gerada pelo café dava à arquia paulista a prerrogativa de indicar os candidatos à presidência, sem necessidade de alianças. O As divisões políticas internas de cada estado da federação invalidavam o uso do conceito de aliança entre estados para este período. O As disputas políticas do período contradiziam a suposta estabilidade da aliança entre mi e paulistas. O A centralização do poder no executivo federal impedia a formação de uma aliança duradoura entre as oligarquias. & A diversificação da produção e a preocupação com o mercado interno unificavam os interesses das oligarquias.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UDESC - 2017)Número Original: 31Código: 9716525

Segundo Semestre - Vestibular de Inverno - Tarde

Brasil.b Aspectos e características do processo de abertura política iniciada pelo governo Geisel.
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UDESC 2017
Exibir texto da questão

Em 1974, o então presidente Ernesto Geisel deu início institucionalmente ao processo de abertura política que deveria garantir o fim do regime militar, por meio de uma transição caracterizada como lenta, gradual e segura. A iniciativa governamental, porém, não foi a única relevante para o fim da ditadura militar. A respeito do fim da ditatura militar no Brasil, assinale a alternativa correta. A. ( ) A mobilização da juventude que ganhou as ruas das principais capitais do país nas reivindicações pelo B. Cc. D. () () () (O) impeachement do presidente Fernando Collor de Melo. A formação e atuação de movimentos sociais como, por exemplo, o Movimento do Custo de Vida, que contava com o apoio das Comunidades Eclesiais de Base e das Comissões Pastorais da Periferia Urbana. As denúncias contra o regime militar e as torturas, que eram publicadas semanalmente nos principais jornais do país, durante toda a década de 1970. A interferência direta do governo norte-americano que, desde o início era contrário ao regime militar, não mediu esforços para a reinstauração da democracia no Brasil. O fortalecimento do Mercosul que possibilitou a criação de uma rede de auxilio mútuo para a reorganização democrática no Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?