Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UDESC - 2017)Número Original: 31Código: 9716525

Segundo Semestre - Vestibular de Inverno - Tarde

Brasil.b Aspectos e características do processo de abertura política iniciada pelo governo Geisel.
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UDESC 2017
Exibir texto da questão

Em 1974, o então presidente Ernesto Geisel deu início institucionalmente ao processo de abertura política que deveria garantir o fim do regime militar, por meio de uma transição caracterizada como lenta, gradual e segura. A iniciativa governamental, porém, não foi a única relevante para o fim da ditadura militar. A respeito do fim da ditatura militar no Brasil, assinale a alternativa correta. A. ( ) A mobilização da juventude que ganhou as ruas das principais capitais do país nas reivindicações pelo B. Cc. D. () () () (O) impeachement do presidente Fernando Collor de Melo. A formação e atuação de movimentos sociais como, por exemplo, o Movimento do Custo de Vida, que contava com o apoio das Comunidades Eclesiais de Base e das Comissões Pastorais da Periferia Urbana. As denúncias contra o regime militar e as torturas, que eram publicadas semanalmente nos principais jornais do país, durante toda a década de 1970. A interferência direta do governo norte-americano que, desde o início era contrário ao regime militar, não mediu esforços para a reinstauração da democracia no Brasil. O fortalecimento do Mercosul que possibilitou a criação de uma rede de auxilio mútuo para a reorganização democrática no Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 2

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Aspectos e características do processo de abertura política iniciada pelo governo Geisel.

Exibir Questões - UDESC

Questões Parecidas

1(FAMEMA - 2019)Número Original: 30Código: 7817948

Prova 2

Aspectos e características do processo de abertura política iniciada pelo governo Geisel. Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FAMEMA 2019
Questão de Vestibular - FAMEMA 2019
Exibir texto da questão

Analise a charge de Luiz Gê, publicada na Folha de S.Paulo em 1981. À o o a, | O PROCESSO DA ABERTURA CONTINUA EM ANDAMENTO: PROCESSAREMOS AGORA OUTRO JORNALISTA E '* ALGUNS LÍDERES | SINDICAIS. (Ah, como era boa a ditadura..., 2015.) O processo de abertura política iniciou-se no governo do ge- neral Geisel e prosseguiu no de Figueiredo. A charge revela que esse processo (A) apoiava a liberdade de expressão e de imprensa. B) associava medidas democráticas a outras autoritárias. D) unificava diferentes correntes ideológicas e partidárias. ) ) C) articulava os sindicatos como base de apoio ao governo. ) E) ( ( ( ( relacionava o nacionalismo ao intervencionismo estatal.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UFPR - 2019)Número Original: 7Código: 7945573

Segunda Fase

Aspectos e características da Lei da Anistia no contexto da abertura política da ditadura .f Aspectos e características do processo de abertura política iniciada pelo governo Geisel. Aspectos e características da Comissão Nacional da Verdade instituída no Brasil do século XXI durante o período do governo Dilma Rousseff.
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2019
Exibir texto da questão

Leia o seguinte trecho de um texto sobre as Comissões da Verdade na América Latina nos séculos XX e XXI: A América Latina é um rico cenário para exemplos de como o reconhecimento e a responsabilização podem se mostrar custosos. Leis de anistia feitas pelos próprios governos militares foram muito comuns. No Brasil, a lei foi aprovada em 1979 [...]. Em muitos paises da América Central e do Sul, ha uma tradição de impunidade e esquecimento. Soldados e membros das forças de segurança torturaram e mataram centenas de pessoas sem medo de punição. Na Guatemala, Peru e Colômbia, as cortes militares se recusavam a condenar oficiais acusados de violações aos direitos humanos [...]. No entanto, devido à pressão de setores importantes da sociedade civil, a maioria dos governos democráticos tem revisto a opção pela amnésia e criado comissões de verdade para investigar as violações ocorridas. (PINTO, Simone Rodrigues. Direito à Memória e à Verdade: Comissões de Verdade na América Latina. Revista Debates, Porto Alegre, v. 4, n. 1, jan.-jun. 2010, p. 133-134.) A partir do excerto acima e dos conhecimentos sobre a historia politica do Brasil nas decadas de 1960 a 1980, responda: a) b) O que foi a lei da anistia no Brasil em 1979, a quem ela afetou e de que forma? Tendo em vista os trabalhos da Comissao Nacional da Verdade no Brasil entre 2012 e 2014, a lei da anistia foi revogada em nosso país após a divulgação dos resultados da Comissão? O que foi o processo da chamada “abertura” política, iniciada a partir de 1974, quais foram as suas características e quem foram os atores sociais envolvidos e com quais interesses?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?