Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPR - 2019)Número Original: 7Código: 7945573

Segunda Fase

Aspectos e características da Lei da Anistia no contexto da abertura política da ditadura .f Aspectos e características do processo de abertura política iniciada pelo governo Geisel. Aspectos e características da Comissão Nacional da Verdade instituída no Brasil do século XXI durante o período do governo Dilma Rousseff.
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2019
Exibir texto da questão

Leia o seguinte trecho de um texto sobre as Comissões da Verdade na América Latina nos séculos XX e XXI: A América Latina é um rico cenário para exemplos de como o reconhecimento e a responsabilização podem se mostrar custosos. Leis de anistia feitas pelos próprios governos militares foram muito comuns. No Brasil, a lei foi aprovada em 1979 [...]. Em muitos paises da América Central e do Sul, ha uma tradição de impunidade e esquecimento. Soldados e membros das forças de segurança torturaram e mataram centenas de pessoas sem medo de punição. Na Guatemala, Peru e Colômbia, as cortes militares se recusavam a condenar oficiais acusados de violações aos direitos humanos [...]. No entanto, devido à pressão de setores importantes da sociedade civil, a maioria dos governos democráticos tem revisto a opção pela amnésia e criado comissões de verdade para investigar as violações ocorridas. (PINTO, Simone Rodrigues. Direito à Memória e à Verdade: Comissões de Verdade na América Latina. Revista Debates, Porto Alegre, v. 4, n. 1, jan.-jun. 2010, p. 133-134.) A partir do excerto acima e dos conhecimentos sobre a historia politica do Brasil nas decadas de 1960 a 1980, responda: a) b) O que foi a lei da anistia no Brasil em 1979, a quem ela afetou e de que forma? Tendo em vista os trabalhos da Comissao Nacional da Verdade no Brasil entre 2012 e 2014, a lei da anistia foi revogada em nosso país após a divulgação dos resultados da Comissão? O que foi o processo da chamada “abertura” política, iniciada a partir de 1974, quais foram as suas características e quem foram os atores sociais envolvidos e com quais interesses?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 4

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Aspectos e características da Lei da Anistia no contexto da abertura política da ditadura .f - Aspectos e características do processo de abertura política iniciada pelo governo Geisel. - Aspectos e características da Comissão Nacional da Verdade instituída no Brasil do século XXI durante o período do governo Dilma Rousseff.

Exibir Questões - UFPR

Questões Parecidas

1(FAMEMA - 2019)Número Original: 30Código: 7817948

Prova 2

Aspectos e características do processo de abertura política iniciada pelo governo Geisel. Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FAMEMA 2019
Questão de Vestibular - FAMEMA 2019
Exibir texto da questão

Analise a charge de Luiz Gê, publicada na Folha de S.Paulo em 1981. À o o a, | O PROCESSO DA ABERTURA CONTINUA EM ANDAMENTO: PROCESSAREMOS AGORA OUTRO JORNALISTA E '* ALGUNS LÍDERES | SINDICAIS. (Ah, como era boa a ditadura..., 2015.) O processo de abertura política iniciou-se no governo do ge- neral Geisel e prosseguiu no de Figueiredo. A charge revela que esse processo (A) apoiava a liberdade de expressão e de imprensa. B) associava medidas democráticas a outras autoritárias. D) unificava diferentes correntes ideológicas e partidárias. ) ) C) articulava os sindicatos como base de apoio ao governo. ) E) ( ( ( ( relacionava o nacionalismo ao intervencionismo estatal.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UDESC - 2017)Número Original: 31Código: 9716525

Segundo Semestre - Vestibular de Inverno - Tarde

Brasil.b Aspectos e características do processo de abertura política iniciada pelo governo Geisel.
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UDESC 2017
Exibir texto da questão

Em 1974, o então presidente Ernesto Geisel deu início institucionalmente ao processo de abertura política que deveria garantir o fim do regime militar, por meio de uma transição caracterizada como lenta, gradual e segura. A iniciativa governamental, porém, não foi a única relevante para o fim da ditadura militar. A respeito do fim da ditatura militar no Brasil, assinale a alternativa correta. A. ( ) A mobilização da juventude que ganhou as ruas das principais capitais do país nas reivindicações pelo B. Cc. D. () () () (O) impeachement do presidente Fernando Collor de Melo. A formação e atuação de movimentos sociais como, por exemplo, o Movimento do Custo de Vida, que contava com o apoio das Comunidades Eclesiais de Base e das Comissões Pastorais da Periferia Urbana. As denúncias contra o regime militar e as torturas, que eram publicadas semanalmente nos principais jornais do país, durante toda a década de 1970. A interferência direta do governo norte-americano que, desde o início era contrário ao regime militar, não mediu esforços para a reinstauração da democracia no Brasil. O fortalecimento do Mercosul que possibilitou a criação de uma rede de auxilio mútuo para a reorganização democrática no Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(URCA - 2019)Número Original: 7Código: 10143351

Segundo Semestre - Segundo Dia

Aspectos e características da Lei da Anistia no contexto da abertura política da ditadura .f Brasil.b Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - URCA 2019
Questão de Vestibular - URCA 2019
Exibir texto da questão

“Ela ficou chorando o tempo todo. Talvez tenha antevisto a importância que teria essa música, coisa que não percebi”. Eo que conta Henfil sobre a primeira vez que ouviu a fita cassete com O bébado e a equilibrista, a convite de Elis Regina. Pouco tempo depois, a canção de João Bosco e Aldir Blanc se tornaria o maior sucesso do disco Essa mulher, de 1979, e ganharia o apelido de “Hino da Anistia”. (O bêbado e a equilibrista: em 1979, Elis Regina deu voz ao Hino da Anistia — in EBC, capturado no endereço: http://www .ebc.com.br/cultura/2014/08/0-bebado-e-a- equilibrista-em-1979-elis-regina-deu-voz-ao-hino-da-anistia). Em 2019, lembramos os 40 anos da assinatura da Lei da Anistia. a Lei marca o processo de transição entre o regime autoritário, que instituiu uma Ditadura Militar de 21 anos no país, e a abertura política rumo à democratização. Sobre esse período é correto afirmar que: I- A luta pela Anistia política foi marcada pelo retorno das manifestações de ruas ao país e as reivindicações públicas pela volta dos exilados. Destacam-se nesse contexto o Movimento Feminino pela Anistia e os Comitês Brasileiros pela Anistia; II — A promulgação da Lei foi feita ainda no Governo do general Ernesto Geisel como parte da política de abertura. NI — A exemplo de outras leis anistiantes, promulgadas em países da América Latina, a lei da Anistia brasileira possibilitou uma ampla reflexão da sociedade, inclusive a investigação e punição de envolvidos nos casos de torturas, prisões ilegais e mortes pelo estado durante o período. IV — Logo após a assinatura da Lei da Anistia foi implanta a Comissão Nacional da Verdade que tornou possível a investigação e apuração de denúncias sobre violação de direitos, desaparecimentos e mortes durante a Ditadura Militar. V-— A Lei da Anistia brasileira dificultou a punição dos crimes de tortura, desaparecimentos e mortes durante o período sendo que, até hoje nenhum agente do estado respondeu por tais crimes. São corretas: A) As afirmativas II, Ne IV; B) As afirmativas II e II; C) As afirmativas Ie V; D) As afirmativas IV e V; E) Todas as alternativas estão incorretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UECE - 2019)Número Original: 28Código: 7871746

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Aspectos e características da Lei da Anistia no contexto da abertura política da ditadura .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
Exibir texto da questão

Leia atentamente o seguinte excerto: “[...] a luta pela anistia envolveu amplos setores da sociedade e, em 1978, com o apoio da Igreja Católica, da OAB e da ABI foi fundado o CBA (Comitê Brasileiro pela Anistia), no Rio de Janeiro. [...] a campanha tomou fôlego em torno da bandeira da 'anistia ampla, geral e irrestrita”, passando a ser incluída nas plataformas de lutas de todos os movimentos sociais. [...]”. HABERT, Nadine. A década de 70: apogeu e crise da ditadura militar brasileira. São Paulo: Atica, 1996. Sobre esse movimento pela anistia, é correto afirmar que A) ocorreu no final do governo ditatorial de Getúlio Vargas e exigia o perdão aos inimigos políticos do regime que estavam em prisões no Brasil ou que haviam sido expulsos e viviam no exílio. B) se refere ao processo que anistiou os participantes dos movimentos camponeses aprisionados pelo regime de João Goulart por lutarem pela realização de uma reforma agrária no Brasil. C) iniciado no governo Geisel, somente com o Gal. Figueiredo uma lei de anistia foi aprovada, esta, inicialmente, era bastante restritiva aos adversários do regime militar e muito benéfica aos militares. D) aconteceu logo no início do governo militar, ainda sob a presidência do Marechal Castello Branco, e tinha por objetivo perdoar os militares que se opuseram ao movimento de deposição de Joao Goulart.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?