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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2009)Número Original: 6Código: 14182

Provas Específicas - Ciências Biológicas - Meio de Ano

Mutações Gênicas e Cromossômicas Lei da Segregação Mutações Gênicas Alelos Múltiplos (Polialelia) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Nas populações de organismos diploides. alguns caracteres são determinados por mais de dois tipos de alelos. existindo. portanto. múltiplos alelos para cada lócus gênico. Como exemplo, pode-se citar a pelagem em coelhos. que é determinada por quatro tipos de genes alelos: C. que expressa a cor aguti ou selvagem: Cch, que expressa a cor chinchila: Ch. a cor himalaia: e Ca, a cor albina. Esses genes também apresentam relação de dominância entre si, sendo C > Cch >Ch> Ca. Considerando que a expressão desses genes também obedece à 1.º Lei de Mendel. explique de que forma mais de dois ale- los podem surgir e qual a vantagem da existência dos alelos múltiplos para as espécies?


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Mutações Gênicas e Cromossômicas - Lei da Segregação - Mutações Gênicas - Alelos Múltiplos (Polialelia)

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Questões Parecidas

1(USP- SP - 2015)Número Original: 1Código: 5802127

Segunda Fase - Terceiro dia

Probabilidades (Lei da Segregação) Análise de Genealogias Herança (Genética) Lei da Segregação Rec
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Questão de Vestibular - USP 2015
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No heredograma abaixo estão representadas pessoas que têm uma doença genética muito rara, cuja herança é dominante. A doença é causada por mutação em um gene localizado no cromossomo 6. Essa mutação, entretanto, só se manifesta, causando a doença, em 80% das pessoas heterozigóticas. ° " Mo DO b ME Mulheres homens com a doença OL] mulheres e homens clinicamente normais a) Usando os algarismos romanos e arábicos correspondentes, identifique as pessoas que são certamente heterozigóticas quanto a essa mutação. Justifique sua resposta. b) Qual é a probabilidade de uma criança, que 1l-5 venha a ter, apresentar a doença? Justifique sua resposta.


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2(USP- SP - 2006)Número Original: 9Código: 5965896

Segunda Fase

Probabilidades (Lei da Segregação) Análise de Genealogias Lei da Segregação Rec
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Questão de Vestibular - USP 2006
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No heredograma, estão representadas pessoas que têm uma doença determinada por um alelo mutante dominante em relação ao alelo normal. "TS I ° E boo | a pessoas clinicamente normais pessoas com a doença a) Responda se a doença tem padrão de herança ligado ao X ou autossômico, indicando a situação do heredograma que permitiu sua conclusão. b) Quais os genótipos do casal de primos III-7 x III-8? c) Ill-8 esta gravida de uma menina. Calcule a probabilidade de que essa menina, filha de IIl-7 e III-8, não tenha a doença.


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3(USP- SP - 2006)Número Original: 2Código: 5965902

Segunda Fase

Mutações Gênicas e Cromossômicas Mutações Gênicas Rec Agentes Mutagênicos
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Questão de Vestibular - USP 2006
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a) O câncer é uma doença genética, mas na grande maioria dos casos não é herdado. Justifique essa afirmação. b) Uma das preocupações com a destruição da camada de ozônio da atmosfera é o aumento da incidência de câncer de pele. Explique a relação que existe entre a destruição da camada de ozônio e o aumento da incidência desse câncer.


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4(PUC-CAMPINAS- SP - 2011)Número Original: 27Código: 18898

Vermelho (Medicina) - Inverno

Probabilidades (Lei da Segregação) Análise de Genealogias Herança (Genética) Rec
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2011
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2011
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O heredograma abaixo mostra a existência de dois afetados por fenilcetonúria em uma mesma família. A fenilcetonúria é uma característica monogênica e autossômica recessiva. O70 - nO 3 4 III A probabilidade do casal 11-1/1 1-2 ter uma segunda criança com fenilcetonúria é de (A) 100% (B) 75% (C) 50% (D) 25% (E) 10%


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5(UNESP- SP - 2011)Número Original: 14Código: 13752

Provas Específicas - Início de Ano

Herança (Genética) Mutações Gênicas e Cromossômicas Mutações Gênicas Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2011
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Nova esperança contra a anemia falciforme A anemia falciforme é uma doença genética na qual a hemoglobina A, que é produzida pelo organismo após o nascimento, tem sua estrutura alterada, comprometendo sua função no transporte de oxigênio. Acura só é possível por meio do transplante de medula óssea, um procedimento pouco realizado devido à dificuldade de encon- trar doadores compatíveis. A esperança vem da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP de Araraquara, onde um grupo de pesquisadores está desenvolvendo um novo medicamento que aumenta a taxa de hemoglobina fetal na corrente sanguínea. A hemoglobina fetal não tem sua estrutura alterada, e poderia suprir as necessidades do paciente no transporte de oxigênio, contudo só é produzida em abun- dância pelo organismo na idade fetal. O novo medicamento induz sua produção pelo organismo, sem os efeitos colaterais de outros medicamentos já existentes. (Jornal da UNESP, abril de 2010. Adaptado.) A reportagem foi lida em sala de aula, e dois alunos, Marcos e Paulo, deram suas interpretações. Segundo Marcos, o novo medicamento, além de promover a cura do paciente, permitirá que as pessoas portadoras de anemia falci- forme tenham filhos normais, ou seja, a doença, até então transmitida hereditariamente, deixará de sê-lo. Paulo discordou de Marcos e afirmou que a única possibilidade de cura continua sendo o transplante de medula óssea, situação na qual o indivíduo que recebeu o transplante, além de se apresentar curado, não corre o risco de ter filhos portadores da anemia. Qual interpretação está errada, a de Marcos, a de Paulo, ambas, ou ambas as interpretações estão corretas? Justifique sua resposta.


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