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Busca de Exercícios - UNESP - Mutações Gênicas e Cromossômicas - Lei da Segregação - Mutações Gênicas - Alelos Múltiplos (Polialelia) Aprenda a usar!

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1(UNESP- SP - 2009)Número Original: 6Código: 14182

Provas Específicas - Ciências Biológicas - Meio de Ano

Mutações Gênicas e Cromossômicas Lei da Segregação Mutações Gênicas Alelos Múltiplos (Polialelia) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Nas populações de organismos diploides. alguns caracteres são determinados por mais de dois tipos de alelos. existindo. portanto. múltiplos alelos para cada lócus gênico. Como exemplo, pode-se citar a pelagem em coelhos. que é determinada por quatro tipos de genes alelos: C. que expressa a cor aguti ou selvagem: Cch, que expressa a cor chinchila: Ch. a cor himalaia: e Ca, a cor albina. Esses genes também apresentam relação de dominância entre si, sendo C > Cch >Ch> Ca. Considerando que a expressão desses genes também obedece à 1.º Lei de Mendel. explique de que forma mais de dois ale- los podem surgir e qual a vantagem da existência dos alelos múltiplos para as espécies?


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2(UNESP- SP - 2011)Número Original: 14Código: 13752

Provas Específicas - Início de Ano

Herança (Genética) Mutações Gênicas e Cromossômicas Mutações Gênicas Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2011
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Nova esperança contra a anemia falciforme A anemia falciforme é uma doença genética na qual a hemoglobina A, que é produzida pelo organismo após o nascimento, tem sua estrutura alterada, comprometendo sua função no transporte de oxigênio. Acura só é possível por meio do transplante de medula óssea, um procedimento pouco realizado devido à dificuldade de encon- trar doadores compatíveis. A esperança vem da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP de Araraquara, onde um grupo de pesquisadores está desenvolvendo um novo medicamento que aumenta a taxa de hemoglobina fetal na corrente sanguínea. A hemoglobina fetal não tem sua estrutura alterada, e poderia suprir as necessidades do paciente no transporte de oxigênio, contudo só é produzida em abun- dância pelo organismo na idade fetal. O novo medicamento induz sua produção pelo organismo, sem os efeitos colaterais de outros medicamentos já existentes. (Jornal da UNESP, abril de 2010. Adaptado.) A reportagem foi lida em sala de aula, e dois alunos, Marcos e Paulo, deram suas interpretações. Segundo Marcos, o novo medicamento, além de promover a cura do paciente, permitirá que as pessoas portadoras de anemia falci- forme tenham filhos normais, ou seja, a doença, até então transmitida hereditariamente, deixará de sê-lo. Paulo discordou de Marcos e afirmou que a única possibilidade de cura continua sendo o transplante de medula óssea, situação na qual o indivíduo que recebeu o transplante, além de se apresentar curado, não corre o risco de ter filhos portadores da anemia. Qual interpretação está errada, a de Marcos, a de Paulo, ambas, ou ambas as interpretações estão corretas? Justifique sua resposta.


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3(UNESP- SP - 2015)Número Original: 14Código: 5825431

Inicio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Probabilidades envolvendo herança autossômica recessiva .f Motivos do aumento da manifestação de doenças genéticas em filhos de primos-irmãos .f Uso de figuras (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UNESP 2015
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Observe as cenas do filme A perigosa ideia de Charles Darwin. (WGBH Educational Foundation e Clear Blue Sky Productions. Scientific American Brasil, 2001.) Neste trecho do filme, Darwin, desolado com a doença de sua filha Annie, desabafa com o médico: “— É minha culpa! Casamentos entre primos-irmãos sempre produzem filhos fracos.” Na sequência, Darwin e sua esposa Emma choram a morte prematura de Annie. Darwin e Emma eram primos- -irmãos: a mãe de Darwin era irmã do pai de Emma. Explique por que os filhos de primos-irmãos têm maior probabilidade de vir a ter uma doença genética que não se manifestou em seus pais ou avós. Supondo que a mãe de Darwin e o pai de Emma fossem heterozigotos para uma doença determinada por alelo autossômico recessivo, e que o pai de Darwin e a mãe de Emma fossem homozigotos dominantes, determine a probabilidade de o primeiro filho de Darwin e Emma ter a doença.


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4(UNESP- SP - 2007)Número Original: 20Código: 15109

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Análise de Genealogias Herança (Genética) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2007
Questão de Vestibular - UNESP 2007
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A Doença de Huntington é uma doença neurodegenerativa fatal, caracterizada por movimentos involuntários e demência progres- siva. Observe o heredograma em que os indivíduos afetados estão representados pelas figuras preenchidas: à Ro 5 E e > HI 0 Pela análise do heredograma, pode-se afirmar que a Doença de Huntington apresenta padrão de herança (A) autossômica recessiva. (B) autossômica dominante. (C) poligênica. (D) com efeito limitado ao sexo. (E) influenciada pelo sexo.


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5(UNESP- SP - 2009)Número Original: 18Código: 14322

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Herança (Genética) Lei da Segregação Meiose Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Leia o que segue. Após realizar os experimentos com as ervilhas, Mendel tirou as seguintes conclusões: — cada organismo possui um par de fatores (I) responsáveis pelo aparecimento de determinada característica (HI): — quando um organismo tem dois fatores diferentes. pode ocorrer que apenas uma característica se manifeste (II): — cada caráter é condicionado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas (IV). nos quais ocorrem em dose simples. No texto, as informações 1. II, II e IV relacionam-se, respec- tivamente, aos termos: (A) I — genes alelos: II — fenótipo: III — dominância: IV — meiose. (B) I— genes alelos: II — genótipo: II — monoibridismo: IV — mutação gênica. (C) I- bases nitrogenadas: II — fenótipo: III — dominância: IV — mitose. (D) I — genes alelos: IH — fenótipo: III — monoibridismo: IV — mitose. (E) 1 — monoibridismo: II — genótipo: III — homozigose: IV — meiose.


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