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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UECE - 2023)Número Original: 23Código: 14167907

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Sociologia da Educação
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023

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Sociologia da Educação

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Questões Parecidas

1(ETEC - 2023)Número Original: 28Código: 14090384

Segundo Semestre

Sociologia da Educação
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Questão de Vestibular - ETEC 2023

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2(UEG - 2017)Número Original: 49Código: 9578376

Segundo Semestre - Prova Objetiva e Redação

Questões de identificações (Sociologia) Teorias sobre a função social da educação nas sociedades contemporâneas .f
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Questão de Vestibular - UEG 2017
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A educação é um processo pelo qual as gerações mais velhas impõem às gerações mais novas determinadas formas de agir, sentir, pensar, visando constituir o ser social em cada indivíduo e socializá-lo para seu lugar na divisão social do trabalho (classe social, profissão, etc.). Essa concepção de educação é a) durkheimiana, pois a entende como um fato social e como formação do ser social. b) marxista, pois expressa a dominação e a inserção individual em uma classe social. c) Kantiana, pois a coloca como sendo um imperativo categórico do qual ninguém pode escapar. d) weberiana, pois a compreende como ação social de uma geração sobre outra. e) cartesiana, pois valoriza a razão e o seu papel racionalizador e socializador.


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3(UPE - 2018)Número Original: 58Código: 10006305

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Segundo Dia

Considerações sociológicas sobre a universalização do ensino como prerrogativa para a sobrevivência econômica nos dias atuais .f
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Questão de Vestibular - UPE 2018
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Leia o texto a seguir: Nesse mundo novo, a sobrevivência econômica está ligada, como jamais esteve, à competência da mão de obra e até dos consumidores — portanto, de populações inteiras. A educação fundamental — quer dizer, o ensino universalizado e eficaz do idioma, da matemática, das ciências — virou condições prevalentes do desenvolvimento econômico. RIBEIRO, Sérgio. Construir o saber. In: Veja 25 anos — reflexões para o futuro. São Paulo: Abril, 1993, p. 208. A Sociologia compreende o tema tratado no texto como um importante articulador das transformações sociais ocorridas no século XXI, por meio do princípio da universalização. Com base nesse assunto, é CORRETO afirmar que a) as diferentes contradições do mundo contemporâneo motivaram a criação de uma educação voltada ao desenvolvimento de estratégias de socialização, com base na quantidade de pessoas para consumir a produção do mundo capitalista. a instrumentalização da técnica e da ciência na sociedade moderna impulsionou a escola a repensar sua função, integrando os estudantes às novas tecnologias. Isso colocou a escola a serviço da reprodução do sistema capitalista. o analfabetismo nada mais é que a ausência de políticas de estruturação dos currículos e estratégias didáticas da escola. Sem elas, não há motivação para o aluno permanecer na Instituição. o novo Ensino Médio é uma política de universalização do ensino básico no Brasil, cujo objetivo é o de motivar a participação dos estudantes em concursos internacionais de robótica. a comunidade em torno da escola tem um papel secundário, pois seus fatores demográficos, culturais, políticos, econômicos e ecológicos são elementos de interferência macrossociológica. Nesse contexto, a escola sofre menos impacto na sua organização.


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4(UECE - 2019)Número Original: 30Código: 7856131

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Considerações sociológicas sobre o papel da educação na legitimação da diversidade cultural presente nas sociedades contemporâneas .f
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Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
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Atente para a seguinte questão: “a discussão sobre a educação intercultural é uma necessidade para a sociedade que, cada vez mais, traz à tona seu caráter multicultural e onde ‘diferentes grupos socioculturais conquistam maior presença nos cenários públicos”, incluindo aí a escola”. Fonte: SILVA, Vanilda Alves da; REBOLO, Flavinês. A educação intercultural e os desafios para a escola e para o professor. Disponível em: http://www .scielo.br/pdf/inter/v18n1/1518-7012-inter-18- 01-0179.pdf Tendo como referência a multiculturalidade presente na sociedade contemporânea e a importância da educação para a diversidade, é correto afirmar que A) nas escolas, atualmente, as questões étnicas, raciais e de gênero, dentre outras, não se colocam como problemas importantes, pois não há conflitos decorrentes dessas ideologias. B) o papel prioritário da escola é o de ensinar a ler e a fazer conta. C) a escola deve ser pautada em princípios de igualdade e respeito pelo diferente, sem o considerar como um problema a ser resolvido. D) a discussão referente à construção das identidades de sujeitos invisibilizados na sociedade atual não é necessária, porque todos têm as mesmas oportunidades.


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5(UECE - 2020)Número Original: 28Código: 7871955

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Considerações sobre o conceito de Escola Indiferente no pensamento sociológico de Pierre Bourdieu e Passeron .f França.b
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Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, em pesquisa dos anos 1960 sobre o sistema escolar francês, demonstraram como o mecanismo pedagógico das escolas focava, para a formação dos alunos, em um corpo de saberes (ciências da natureza, matemática, literatura, artes) que concedia vantagens aos filhos das classes mais abastadas economicamente, pois estes já chegavam “de casa” para o ambiente de ensino com um “capital cultural” — conjunto de conhecimentos e habilidades adquiridos —- adequado com as exigências desse corpo de saberes. As “classes dominantes” podem proporcionar aos seus filhos e filhas o contato desde a mais tenra infância com leituras, artes e, mesmo, raciocínios lógicos no convívio diário com a família. A crítica dos referidos autores, em resumo, aquele sistema escolar francês foi a de que a pedagogia adotada criava uma espécie de “Escola Indiferente” que tratava como iguais, em direitos e deveres escolares, alunos desiguais em “capital cultural”. Os critérios exigidos para a avaliação do êxito escolar eram os mesmos para todos os estudantes sem tratar suas diferenças de “capital cultural” ligadas as condições socioeconômicas. BOURDIEU, Pierre e PASSERON, Jean-Claude, Os Herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014, Sobre essa “Escola Indiferente”, sugerida pelos autores acima citados, é correto concluir que A) ao tratar de modo igual quem é diferente, essa “Escola Indiferente” privilegia, de maneira dissimulada, quem, por sua bagagem familiar, já é privilegiado. B) a escola que adota a “pedagogia indiferente” considera importantes os capitais culturais dos alunos e a formação de professores para ensinar de maneira igualitária. C) o corpo de saberes da Escola francesa dos anos 1960 constituíam o “capital cultural” das classes menos abastadas economicamente ou “classes incultas”. D) o éxito escolar esta atrelado sociologicamente as capacidades intelectuais e cognitivas de cada estudante, que deve se esforçar para ter mérito reconhecido.


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