Leia o texto a seguir:
Nesse mundo novo, a sobrevivência econômica está ligada, como jamais esteve, à competência da
mão de obra e até dos consumidores — portanto, de populações inteiras. A educação fundamental
— quer dizer, o ensino universalizado e eficaz do idioma, da matemática, das ciências — virou
condições prevalentes do desenvolvimento econômico.
RIBEIRO, Sérgio. Construir o saber. In: Veja 25 anos — reflexões para o futuro. São Paulo: Abril, 1993, p. 208.
A Sociologia compreende o tema tratado no texto como um importante articulador das transformações
sociais ocorridas no século XXI, por meio do princípio da universalização. Com base nesse assunto, é
CORRETO afirmar que
a)
as diferentes contradições do mundo contemporâneo motivaram a criação de uma educação
voltada ao desenvolvimento de estratégias de socialização, com base na quantidade de pessoas
para consumir a produção do mundo capitalista.
a instrumentalização da técnica e da ciência na sociedade moderna impulsionou a escola a
repensar sua função, integrando os estudantes às novas tecnologias. Isso colocou a escola a
serviço da reprodução do sistema capitalista.
o analfabetismo nada mais é que a ausência de políticas de estruturação dos currículos e
estratégias didáticas da escola. Sem elas, não há motivação para o aluno permanecer na
Instituição.
o novo Ensino Médio é uma política de universalização do ensino básico no Brasil, cujo objetivo é
o de motivar a participação dos estudantes em concursos internacionais de robótica.
a comunidade em torno da escola tem um papel secundário, pois seus fatores demográficos,
culturais, políticos, econômicos e ecológicos são elementos de interferência macrossociológica.
Nesse contexto, a escola sofre menos impacto na sua organização.