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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFU - 2023)Número Original: 15Código: 14117014

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Filosofia de Nietzsche.g
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Questão de Vestibular - UFU 2023

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Filosofia de Nietzsche.g

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Questões Parecidas

1(UFU - 2020)Número Original: 14Código: 9141180

Dois - Fase Única - Primeiro Dia - Tipo 1

Sentido dos conceitos de valores morais na filosofia contemporânea de Nietzsche .f
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Questão de Vestibular - UFU 2020
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Leia a descrição dos dois conjuntos de valores morais do filósofo Friedrich Nietzsche (1844 - 1900). Uma moral é caracterizada por valorizar a saúde, a vida e não acreditar em qualquer valoração no além da vida ou ideal ascético. A outra moral tem como principal característica a valoração da bondade e da virtude. Assinale a alternativa que apresenta os conceitos que são definidos por esses dois conjuntos de valores morais. A) Moral dos padres e moral protestante. B) Moral do senhor e moral dos nobres. C) Moral dos escravos e moral religiosa. D) Moral dos nobres e moral do escravo.


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2(ENEM - 2021)Número Original: 87Código: 10788026

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Azul

Fundamentos teóricos e conceituais da filosofia de Nietzsche .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2021
Questão de Vestibular - ENEM 2021
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Minha fórmula para o que há de grande no indivíduo é amor fati. nada desejar além daquilo que é, nem diante de si, nem atrás de si, nem nos séculos dos séculos. Não se contentar em suportar o inelutável, e ainda menos dissimulá-lo, mas amá-lo. METESCHE apud FERRY L Aprender a viver: custa para os povos tempos. io de Janeir: Objeiva, 2010 (acaprado) Essa formula indicada por Nietzsche consiste em uma critica à tradição cristã que combate as práticas sociais de cunho afetivo. impede o avanço científico no contexto moderno. associa os cultos pagãos à sacralização da natureza. condena os modelos filosóficos da Antiguidade Clássica. consagra a realização humana ao campo transcendental. ooo


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3(UNESP - 2021)Número Original: 59Código: 9363655

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Aspectos do ato de filosofar segundo o pensamento de Nietzche .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Pode acontecer que, para a educação do verdadeiro filósofo, seja preciso que ele percorra todas as gradações nas quais os “trabalhadores da filosofia” estão instalados e devem permanecer firmes: ele deve ter sido crítico, cético, dogmático e histórico e, ademais, poeta, viajante, moralista e vidente e “espírito livre”, tudo enfim para poder percorrer o círculo dos valores humanos, dos sentimentos de valor, e poder lançar um olhar de múltiplos olhos e múltiplas cons- ciências, da mais sublime altitude aos abismos, dos baixios para o alto. Mas tudo isso é apenas uma condição preliminar da sua incumbência. Seu destino exige outra coisa: a criação de valores. (Friedrich Nietzsche. Além do bem e do mal, 2001. Adaptado.) No texto, Nietzsche propõe que a formação do filósofo deve (A) assegurar e manter os poderes políticos do governante. (B) conhecer e extrapolar as práticas de vida, os sentimentos e os valores presentes na sociedade. (C) privilegiar e fortalecer o papel da religião nas atitudes crí- ticas perante a vida e os humanos. (D) restringir-se ao terreno da reflexão na busca por uma verdade absoluta. (E) retomar a origem una e indivisível dos humanos, na busca de sua liberdade de natureza.


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4(ENEM- BR - 2016)Número Original: 26Código: 6624645

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Fundamentos teóricos e conceituais da filosofia de Nietzsche .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2016
Questão de Vestibular - ENEM 2016
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Vi os homens sumirem-se numa grande tristeza Os melhores cansaram-se das suas obras. Proclamou-se uma doutrina e com ela circulou uma crença: Tudo é oco, tudo é igual, tudo passou! O nosso trabalho foi inútil; o nosso vinho tornou-se veneno; o mau olhado amareleceu-nos os campos e os corações. Secamos, de todo, e se caísse fogo em cima de nós, as nossas cinzas voariam em pó. Sim; cansamos o próprio fogo. Todas as fontes secaram para nós, e o mar retirou-se. Todos os solos se querem abrir, mas os abismos não nos querem tragar! NIETZSCHE, F Assim falou Zaratustra. Rio de Janeiro: Ediouro, 1977. O texto exprime uma construção alegórica, que traduz um entendimento da doutrina niilista, uma vez que reforça a liberdade do cidadão. desvela os valores do cotidiano. exorta as relações de produção destaca a decadência da cultura. amplífica o sentimento de ansiedade. 0000


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5(UEL - 2022)Número Original: 29Código: 12918002

Fase Única - Prova de conhecimentos e redação - Tipo 1

Considerações filosóficas de Nietzsche sobre o mundo como estética .f
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Questão de Vestibular - UEL 2022
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Leia o texto a seguir. Teremos ganho muito a favor da ciência estética se chegarmos não apenas à intelecção lógica mas à certeza imediata da introvisão [Anschauung] de que o contínuo desenvolvimento da arte está ligado à duplicidade do apolíneo e do dionisíaco, da mesma maneira como a procriação depende da dualidade dos sexos, em que a luta é incessante e onde intervêm periódicas reconciliações. NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. O nascimento da tragédia, ou Helenismo e pessimismo. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p. 27. A compreensão do processo de criação a partir da analogia com a procriação, da valorização da intuição e da crítica ao conceito renovou profundamente a estética filosófica. A respeito da teoria nietzscheana da criação, manifesta na sua interpretação do apolíneo e do dionisíaco, assi- nale a alternativa correta. a) O dionisíaco, elogiado por Nietzsche como símbolo de um acordo superior entre o humano e a natureza, tem como marca característica a dissolução do humano. b) O apolíneo representa o âmbito da dissolução das formas, da embriaguez; enquanto o dionisíaco diz respeito ao âmbito figurativo do sonho. c) O procedimento dialético socrático, discutido por Nietzsche, mantém a tensão característica da tragédia, sendo a lógica uma criação resultante do equilíbrio entre a forma e o informe. d) A cultura da ópera representa o renascimento da tragédia, pois reconstitui os vínculos entre arte, religião e sociedade a partir da oposição entre o apolíneo e o dionisíaco. e) A relação entre o apolíneo e o dionisíaco permite pensar a criação a partir de elementos negligenciados pela filosofia, como o corpo, as pulsões e o feminino.


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