Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2012)Número Original: 15Código: 13339

Provas Específicas - Meio de Ano

Sementes Núcleo e Cromossomos Meiose Reprodução - Angiospermas Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2012
Exibir texto da questão

Bom seria se todas as frutas fossem como a banana: fácil de descascar e livre do inconveniente dos caroços. Para darem uma forci- nha à natureza, pesquisadores desenvolveram versões sem sementes em laboratório [...]. Para criar frutos sem sementes a partir de versões com caroços, como acontece com a melancia, é preciso cruzar plantas com números diferentes de cromossomos, até que se obtenha uma fruta em que as sementinhas não se desenvolvam. (Veja, 25.01.2012.) melancia sem sementes Suponha que, no caso exemplificado, a melancia sem sementes tenha sido obtida a partir do cruzamento entre uma planta diploide com 22 cromossomos e uma planta tetraploide com 44 cromossomos. Quantos cromossomos terão as células somáticas da nova planta? Considerando que as sementes são o resultado da reprodução sexuada, explique por que os frutos dessa planta não as possuem.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 169

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Sementes - Núcleo e Cromossomos - Meiose - Reprodução - Angiospermas

Exibir Questões - UNESP

Questões Parecidas

1(FAMEMA - 2017)Número Original: 5Código: 7818066

Prova 1

Critérios morfológicos utilizados para identificar os pares de cromossomos homólogos Identificação (Biologia) Determinação da quantidade de DNA presente em uma célula animal durante a meiose I Uso de figuras (Biologia).t Importância do posicionamento dos cromossomos homólogos na região mediana durante a meiose I para o aumento da variabilidade genética dos gametas
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FAMEMA 2017
Exibir texto da questão

A figura representa uma célula animal com os pares de cromossomos homólogos na região mediana durante a meiose 1. a) Quantas moléculas de DNA existem na célula representada? Justifique sua resposta. b) Cite um critério morfológico utilizado para identificar os pares de cromossomos homólogos. Explique a importância da fase representada no aumento da variabilidade genética dos gametas.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(UFPR- aa - 2016)Número Original: 2Código: 6388526

Segunda Fase

Relação entre os telômeros com a longevidade humana Quantidade de telômeros encontrados em células somáticas humanas Características dos telômeros
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2016
Exibir texto da questão

“Está disponível ao público no Brasil um teste genético que promete indicar se a pessoa está envelhecendo mais rápido do que o esperado para a sua idade e, como consequência, pode estar mais vulnerável a doenças como diabetes e câncer. Feito a partir de uma coleta simples de sangue, o teste avalia o tamanho dos telômeros”. (Fonte: . Acessado em 08/set/2015.) a) O que são telômeros e qual é a sua importância? b) Quantos telômeros são encontrados em uma célula somática humana? c) Qual é a relação entre telômeros e envelhecimento?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




3(ENEM- BR - 2009)Número Original: 20Código: 3780

Prova Fraudada - Primeiro Dia

Meiose Reprodução - Angiospermas Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
Exibir texto da questão

Quando adquirimos frutas no comércio, observamos com mais frequência frutas sem ou com poucas sementes. Essas frutas têm grande apelo comercial e são preferidas por uma parcela cada vez maior da população. Em plantas que normalmente são diplóides, isto é, apresentam dois cromossomos de cada par, uma das maneiras de produzir frutas sem sementes é gerar plantas com uma ploidia diferente de dois, geralmente triplóide. Uma das técnicas de produção dessas plantas triplóides é a geração de uma planta tetraplóide (com 4 conjuntos de cromossomos), que produz gametas diplóides e promove a reprodução dessa planta com uma planta diplóide normal. A planta triplóide oriunda desse cruzamento apresentará uma grande dificuldade de gerar gametas viáveis, pois como a segregação dos cromossomos homólogos na meiose | é aleatória e independente, espera-se que (A) os gametas gerados sejam diplóides. (B) ascromátides irmãs sejam separadas ao final desse evento. (C) onúmero de cromossomos encontrados no gameta seja 23. (D) um cromossomo de cada par seja direcionado para uma célula filha. (E) um gameta raramente terá o numero correto de cromossomos da espécie.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UNICAMP- SP - 2008)Número Original: 22Código: 4822

Segunda Fase

Sementes Reprodução - Angiospermas Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2008
Exibir texto da questão

A polinização das angiospermas é feita por agentes abióticos (vento e água) ou por vários tipos de animais. Nesse processo se observa relação entre as características florais e os respectivos agentes polinizadores. a) Considerando as informações sobre as flores das quatro espécies apresentadas na tabela abaixo, escolha, para cada uma delas, o possível agente polinizador dentre os seguintes: vento, morcego, beija-flor e abelha. b) Explique o papel do grão de pólen no processo de formação de sementes. Caracteristicas Período de abertura da Corola (pétalas) Perfume Néctar sei flor Espécies 1 diurno vermelha ausente abundante 2 diurno ausente ou branco-esverdeada ausente ausente 3 noturno branca desagradável abundante 4 diurno amarela agradável presente ou ausente


Veja a resolução para saber se acertou!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




5(UNICAMP- SP - 2010)Número Original: 21Código: 4594

Segunda Fase

Núcleo e Cromossomos Meiose Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2010
Exibir texto da questão

O esquema abaixo representa três fases do ciclo celular de uma célula somática de um organismo diploide. (Adaptado de Hernandes Faustino de Carvalho e Shirlei Maria Recco-Pimentel, A Célula. Manole, Ed., 2007, p. 380) a) Qual é o número de cromossomos em uma célula haploide do organismo em questão? Justifique sua resposta. b) Identifique se a célula representada é de um animal ou de uma planta. Aponte duas características que permitam fazer sua identificação. Justifique.


Veja a resolução para saber se acertou!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?