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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNICAMP - 2008)Número Original: 22Código: 4822

Segunda Fase

Sementes Reprodução - Angiospermas Rec
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2008
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A polinização das angiospermas é feita por agentes abióticos (vento e água) ou por vários tipos de animais. Nesse processo se observa relação entre as características florais e os respectivos agentes polinizadores. a) Considerando as informações sobre as flores das quatro espécies apresentadas na tabela abaixo, escolha, para cada uma delas, o possível agente polinizador dentre os seguintes: vento, morcego, beija-flor e abelha. b) Explique o papel do grão de pólen no processo de formação de sementes. Caracteristicas Período de abertura da Corola (pétalas) Perfume Néctar sei flor Espécies 1 diurno vermelha ausente abundante 2 diurno ausente ou branco-esverdeada ausente ausente 3 noturno branca desagradável abundante 4 diurno amarela agradável presente ou ausente


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Sementes - Reprodução - Angiospermas

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Questões Parecidas

1(UNESP- SP - 2012)Número Original: 15Código: 13339

Provas Específicas - Meio de Ano

Sementes Núcleo e Cromossomos Meiose Reprodução - Angiospermas Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2012
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Bom seria se todas as frutas fossem como a banana: fácil de descascar e livre do inconveniente dos caroços. Para darem uma forci- nha à natureza, pesquisadores desenvolveram versões sem sementes em laboratório [...]. Para criar frutos sem sementes a partir de versões com caroços, como acontece com a melancia, é preciso cruzar plantas com números diferentes de cromossomos, até que se obtenha uma fruta em que as sementinhas não se desenvolvam. (Veja, 25.01.2012.) melancia sem sementes Suponha que, no caso exemplificado, a melancia sem sementes tenha sido obtida a partir do cruzamento entre uma planta diploide com 22 cromossomos e uma planta tetraploide com 44 cromossomos. Quantos cromossomos terão as células somáticas da nova planta? Considerando que as sementes são o resultado da reprodução sexuada, explique por que os frutos dessa planta não as possuem.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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2(PUC - RIO DE JANEIRO - 2015)Número Original: 2Código: 6489698

Vestibular de Inverno - Tarde - Ciências Biológicas

Importância da reprodução assexuada das angiospermas para a agricultura .f Importância da reprodução sexuada das angiospermas para a agricultura .f
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2015
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As angiospermas apresentam muitas maneiras de reprodução e compõem a principal fonte de alimento dos seres humanos. Nesse grupo de plantas, os órgãos sexuais estão presentes nas flores; e a grande maioria exibe reprodução sexuada. No entanto, muitas se reproduzem também assexuadamente; e, para algumas, a reprodução assexuada predomina. Descreva a importância desses dois tipos de reprodução para a agricultura.


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3(USP- SP - 2014)Número Original: 5Código: 31799

Segunda Fase - Terceiro Dia

Reprodução - Angiospermas Rec
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Questão de Vestibular - USP 2014
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A autofecundação pode ocorrer em plantas. Por exemplo, um núcleo espermático do tubo polínico fecunda a oosfera, e o outro núcleo espermático se funde com os núcleos polares do saco embrionário, na mesma planta. a) No caso de autofecundação, a reprodução é sexuada? Justifique sua resposta. b) A que grupo de plantas corresponde o processo de fecundação exemplificado? Justifique sua resposta.


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4(USP- SP - 2013)Número Original: 43Código: 5024

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Reprodução - Angiospermas Rec
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Questão de Vestibular - USP 2013
Questão de Vestibular - USP 2013
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No morango, os frutos verdadeiros são as estruturas escuras e rígidas que se encontram sobre a parte vermelha e suculenta. Cada uma dessas estruturas resulta, diretamente, a) da fecundação do óvulo pelo núcleo espermático do grão de pólen. b) do desenvolvimento do ovário, que contém a semente com o embrião. c) da fecundação de várias flores de uma mesma inflorescência. d) da dupla fecundação, que é exclusiva das angiospermas. e) do desenvolvimento do endosperma que nutrirá o embrião.


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5(USP- SP - 2012)Número Original: 6Código: 5066

Segunda fase - Terceiro dia

Reprodução - Angiospermas Rec
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Questão de Vestibular - USP 2012
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O coqueiro (Cocos nucifera) é uma monocotiledônea de grande porte. Suas flores, depois de polinizadas, originam o chamado coco-verde ou coco-da-baia. A agua de coco é o endosperma, cujos núcleos triploides estão livres no meio líquido. a) O coco-da-baia é um fruto ou uma semente? Copie a frase do texto acima que justifica sua resposta. b) O endosperma triploide é uma novidade evolutiva das angiospermas. Que vantagem essa triploidia tem em relação à diploidia do tecido de reserva das demais plantas?


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