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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UECE - 2023)Número Original: 39Código: 12798198

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Desigualdades sociais no Brasil.g
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
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O fazer da política em sociedade é produzido e mantido pelo conflito, pelo embate e pelas oposições. E é recorrente, nas sociedades modernas, apontar a existência de dois lados político-ideológicos opostos: esquerda e direita. Para Norberto Bobbio, imaginar esses dois lados não é simplificar, mas conceder uma representação da realidade conflitiva que os embates políticos nas sociedades atuais possuem. Não é correto afirmar, isso é evidente, que tal distinção é a única possível no universo social político, mas essa distinção ainda é representativa. Porém, o que pode diferenciar esses hemisférios políticos opositores? Bobbio aponta alguns critérios de diferenciação, e um deles está centrado no ideal da igualdade. A direita, em geral, considera que as desigualdades sociais não são elimináveis e são úteis na medida que promovem a constante luta pela melhoria da sociedade. Além disso, defendem a liberdade da economia frente a um Estado regulamentador. Já a esquerda, no geral, considera que é preciso combater as desigualdades em busca de justiça social e de mais igualdade de oportunidades entre as classes sociais. Em consequência, defendem um Estado provedor e protetor de diversas classes e grupos sociais vulneráveis. Considerando o exposto, é correto afirmar que A) a esquerda acredita na permeabilidade do mercado e entrega a ele a solução de todos os problemas da convivência social. B) a direita aponta que, quanto mais o mercado se estende, mais aumentam os problemas sociais, e o Estado precisa intervir. C) a esquerda parte da convicção de que a maior parte das desigualdades indignam e são elimináveis através da ação política. D) a direita luta por reforma agrária, políticas públicas assistenciais, de inclusão social e mais investimento público em todas áreas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 156

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Desigualdades sociais no Brasil.g

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Questões Parecidas

1(UFPR - 2015)Número Original: 6Código: 6340739

Segunda Fase

Desigualdades sociais no Brasil.g
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Questão de Vestibular - UFPR 2015
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Tomando como referência o livro Os clássicos da política (WEFFORT, Francisco. (org.). vol. 1. São Paulo: Ática, 2006), explique as diferenças entre as análises de Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau a respeito das finalidades do Estado após o estabelecimento do contrato social.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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     Acertei     
     Errei     




2(UFU - 2022)Número Original: 81Código: 12917820

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Brasil.b Processos e fatos sociológicos sobre a repressão das comunidades indígenas no Brasil a partir da segunda metade do século XX .f
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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De 1969 até meados da década de 1970, a Fundação Nacional do Índio (Funai) manteve silenciosamente em Minas Gerais dois centros para a detenção de índios considerados “infratores”. Para lá, foram levados mais de cem indivíduos de dezenas de etnias, oriundos de ao menos 11 estados das cinco regiões do país. O Reformatório Krenak, em Resplendor (MG), e a Fazenda Guarani, em Carmésia (MG), eram geridos e vigiados por policiais militares sobre os quais recaem diversas denúncias de tortura, de trabalho escravo, de desaparecimentos e de intensa repressão cultural. CAMPOS, André. Ditadura criou campos de concentração indígena. Repórter Brasil, 2014. Disponível em: . Acesso em: 11 set. de 2022. O texto revela um exemplo de repressão das comunidades originárias no Brasil durante a ditadura. A partir de uma leitura antropológica, esse episódio revela a A) consequência de ideais relativistas que ignoravam a diversidade étnica. B) influência de teorias racialistas na tutela de comunidades indígenas. C) tentativa de pacificar indígenas civilizados. D) ausência da resistência indígena em face do poder colonizador.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UFU - 2022)Número Original: 82Código: 12917821

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Processos e fatos sociais da manifestação do racismo no Brasil contemporâneo .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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Trazendo um recorte racial, [...] percebemos que pessoas brancas candomblecistas tendem a sofrer racismo religioso somente quando estão paramentadas ou quando assumem publicamente sua identidade religiosa. Por outro lado, no caso da população negra, percebemos que, junto a essa discriminação religiosa, vem a discriminação racial a partir do fenótipo dessa população. RODRIGUES, Ozaias da Silva; NYACK. As múltiplas faces do racismo religioso: reflexões acerca do impacto desse fenômeno em “corpos- macumbeiros”. 32. RBA, 2020. Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2022. O texto exemplifica como o racismo no Brasil A) ocorre de maneira implícita, buscando incorporar a diversidade étnica e religiosa. B) envolve a intolerância em relação aos cultos e seitas que não são reconhecidos oficialmente pelo Estado. C) está subordinado à desigualdade econômica, permitindo que a discriminação recaia sobre brancos e negros. D) está disseminado na sociedade, depreciando modos de vida de matriz africana.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UECE - 2023)Número Original: 35Código: 12798190

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Brasil.b Debates sociológicos sobre o mito da democracia racial no Brasil e as mudanças de concepção sofre a formação da nação brasileira na Constituição de 1988 .f
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
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Para Gilberto Freyre, a miscigenação que ocorreu desde o início do processo de colonização do Brasil corrigiu, ao longo do tempo, a distância social entre os brancos conquistadores e senhores de engenho e os indígenas e os negros escravizados. São dois polos, duas classes ou dois grupos sociais antagônicos de dominantes-dominados, mas que teriam sido aproximados na formação da sociedade brasileira pela mestiçagem. É aqui que se fundamenta o mito da democracia racial. Segundo Freyre, os mestiços desde a colonização brasileira ocasionaram efeitos sociais que equilibraram diferenças e desigualdades. E foram, principalmente, a mulher índia, a negra-mina e depois a mulata, aponta Freyre, as categorias de mulheres que agiram poderosamente no sentido dessa “democratização social no Brasil”. Faltou a Freyre, todavia, ressaltar que essas mulheres estavam, em grande maioria, na condição de escravizadas ou subalternizadas na relação com seus senhores e donos e foi assim que conceberam a mestiçagem na história brasileira. Essa concepção mitológica foi fortalecida pelos séculos de dominação patriarcalista e branca sobre indígenas, negros e mestiços. Trata-se de um mito ou uma ideologia que persiste sem maior reflexão, conhecimento histórico, consciência crítica e tanto disfarça a existência do racismo na sociedade brasileira contemporânea como não contribui para o debate público das lutas políticas e sociais dos movimentos negros e dos povos tradicionais indígenas. A partir do exposto, é correto afirmar que A) diferentemente da sociedade norte-americana, a formação social brasileira é oriunda de três raças que contribuíram para uma luta étnico-racial equilibrada. B) para Freyre, as mulheres negras e as indígenas eram valorosas e resistiram aos antagonismos estabelecidos pelo domínio da sociedade patriarcal branca. C) a dominação patriarcal e branca na história brasileira explica a força ideológica de mitos como o da democracia racial, que se difunde irrefletidamente. D) tal mito, na verdade, esconde um equilíbrio histórico entre as raças e demonstra que já não somos mais negros, índios ou brancos, mas, sim, mestiços.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UECE - 2023)Número Original: 38Código: 12798204

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Brasil.b Debates sociológicos sobre as relações entre educação, gênero e diversidade .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
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Nos últimos anos, no Brasil, surgiu a falácia de uma “ideologia de gênero”, que tem constrangido e, mesmo, reprimido uma educação para a diversidade nas escolas. Grosso modo, os que pregam contra o debate de gênero nas escolas têm o receio de que trazer esse tema para perto das crianças possa significar “destruir os valores morais da família” e “ensinar as novas gerações a serem gays”. Todavia, a discussão sobre gênero passa por outros caminhos e objetivos educacionais: trata de ensinar limites pessoais, tolerância, respeito à diversidade humana, que é, além de sexual, também, racial e social. Entretanto, quando a escola não planeja uma educação para a diversidade e procura evitar, a todo custo, o debate sobre gênero e orientação sexual, por exemplo, prioriza outros temas e possibilita a continuidade, na sociedade como um todo, de intolerâncias, violências ligadas à questão de gênero, preconceitos e discriminações. A partir do exposto, é correto afirmar que A) érna infância e na adolescência que se constrói o entendimento sobre o mundo social, e são momentos importantes para ensinar respeito e tolerância. B) as escolas que estimulam esses temas procuram aumentar a quantidade de pessoas trans na sociedade brasileira. C) a discussão sobre gênero e sexualidade junto às crianças e aos adolescentes tem o objetivo social de evitar a falência da família e de prevenir infecções sexualmente transmissíveis. D) o debate sobre gênero nas escolas tem a finalidade de dar visibilidade às causas LGBT+ e reprimir a livre expressão desse grupo de pessoas desde a infância.


Opções de Resposta: 
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