Para Gilberto Freyre, a miscigenação que ocorreu desde
o início do processo de colonização do Brasil corrigiu, ao longo
do tempo, a distância social entre os brancos conquistadores e
senhores de engenho e os indígenas e os negros escravizados.
São dois polos, duas classes ou dois grupos sociais antagônicos
de dominantes-dominados, mas que teriam sido aproximados
na formação da sociedade brasileira pela mestiçagem. É aqui
que se fundamenta o mito da democracia racial. Segundo
Freyre, os mestiços desde a colonização brasileira ocasionaram
efeitos sociais que equilibraram diferenças e desigualdades. E
foram, principalmente, a mulher índia, a negra-mina e depois a
mulata, aponta Freyre, as categorias de mulheres que agiram
poderosamente no sentido dessa “democratização social no
Brasil”. Faltou a Freyre, todavia, ressaltar que essas mulheres
estavam, em grande maioria, na condição de escravizadas ou
subalternizadas na relação com seus senhores e donos e foi
assim que conceberam a mestiçagem na história brasileira. Essa
concepção mitológica foi fortalecida pelos séculos de
dominação patriarcalista e branca sobre indígenas, negros e
mestiços. Trata-se de um mito ou uma ideologia que persiste
sem maior reflexão, conhecimento histórico, consciência crítica
e tanto disfarça a existência do racismo na sociedade brasileira
contemporânea como não contribui para o debate público das
lutas políticas e sociais dos movimentos negros e dos povos
tradicionais indígenas.
A partir do exposto, é correto afirmar que
A) diferentemente da sociedade norte-americana, a
formação social brasileira é oriunda de três raças que
contribuíram para uma luta étnico-racial equilibrada.
B) para Freyre, as mulheres negras e as indígenas eram
valorosas e resistiram aos antagonismos estabelecidos
pelo domínio da sociedade patriarcal branca.
C) a dominação patriarcal e branca na história brasileira
explica a força ideológica de mitos como o da democracia
racial, que se difunde irrefletidamente.
D) tal mito, na verdade, esconde um equilíbrio histórico
entre as raças e demonstra que já não somos mais negros,
índios ou brancos, mas, sim, mestiços.