Nos últimos anos, no Brasil, surgiu a falácia de uma
“ideologia de gênero”, que tem constrangido e, mesmo,
reprimido uma educação para a diversidade nas escolas. Grosso
modo, os que pregam contra o debate de gênero nas escolas
têm o receio de que trazer esse tema para perto das crianças
possa significar “destruir os valores morais da família” e
“ensinar as novas gerações a serem gays”. Todavia, a discussão
sobre gênero passa por outros caminhos e objetivos
educacionais: trata de ensinar limites pessoais, tolerância,
respeito à diversidade humana, que é, além de sexual, também,
racial e social. Entretanto, quando a escola não planeja uma
educação para a diversidade e procura evitar, a todo custo, o
debate sobre gênero e orientação sexual, por exemplo, prioriza
outros temas e possibilita a continuidade, na sociedade como
um todo, de intolerâncias, violências ligadas à questão de
gênero, preconceitos e discriminações.
A partir do exposto, é correto afirmar que
A) érna infância e na adolescência que se constrói o
entendimento sobre o mundo social, e são momentos
importantes para ensinar respeito e tolerância.
B) as escolas que estimulam esses temas procuram
aumentar a quantidade de pessoas trans na sociedade
brasileira.
C) a discussão sobre gênero e sexualidade junto às crianças e
aos adolescentes tem o objetivo social de evitar a falência
da família e de prevenir infecções sexualmente
transmissíveis.
D) o debate sobre gênero nas escolas tem a finalidade de dar
visibilidade às causas LGBT+ e reprimir a livre expressão
desse grupo de pessoas desde a infância.