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1(UECE - 2023)Número Original: 35Código: 12798190

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Brasil.b Debates sociológicos sobre o mito da democracia racial no Brasil e as mudanças de concepção sofre a formação da nação brasileira na Constituição de 1988 .f
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
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Para Gilberto Freyre, a miscigenação que ocorreu desde o início do processo de colonização do Brasil corrigiu, ao longo do tempo, a distância social entre os brancos conquistadores e senhores de engenho e os indígenas e os negros escravizados. São dois polos, duas classes ou dois grupos sociais antagônicos de dominantes-dominados, mas que teriam sido aproximados na formação da sociedade brasileira pela mestiçagem. É aqui que se fundamenta o mito da democracia racial. Segundo Freyre, os mestiços desde a colonização brasileira ocasionaram efeitos sociais que equilibraram diferenças e desigualdades. E foram, principalmente, a mulher índia, a negra-mina e depois a mulata, aponta Freyre, as categorias de mulheres que agiram poderosamente no sentido dessa “democratização social no Brasil”. Faltou a Freyre, todavia, ressaltar que essas mulheres estavam, em grande maioria, na condição de escravizadas ou subalternizadas na relação com seus senhores e donos e foi assim que conceberam a mestiçagem na história brasileira. Essa concepção mitológica foi fortalecida pelos séculos de dominação patriarcalista e branca sobre indígenas, negros e mestiços. Trata-se de um mito ou uma ideologia que persiste sem maior reflexão, conhecimento histórico, consciência crítica e tanto disfarça a existência do racismo na sociedade brasileira contemporânea como não contribui para o debate público das lutas políticas e sociais dos movimentos negros e dos povos tradicionais indígenas. A partir do exposto, é correto afirmar que A) diferentemente da sociedade norte-americana, a formação social brasileira é oriunda de três raças que contribuíram para uma luta étnico-racial equilibrada. B) para Freyre, as mulheres negras e as indígenas eram valorosas e resistiram aos antagonismos estabelecidos pelo domínio da sociedade patriarcal branca. C) a dominação patriarcal e branca na história brasileira explica a força ideológica de mitos como o da democracia racial, que se difunde irrefletidamente. D) tal mito, na verdade, esconde um equilíbrio histórico entre as raças e demonstra que já não somos mais negros, índios ou brancos, mas, sim, mestiços.


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2(UECE - 2023)Número Original: 39Código: 12798198

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Desigualdades sociais no Brasil.g
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
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O fazer da política em sociedade é produzido e mantido pelo conflito, pelo embate e pelas oposições. E é recorrente, nas sociedades modernas, apontar a existência de dois lados político-ideológicos opostos: esquerda e direita. Para Norberto Bobbio, imaginar esses dois lados não é simplificar, mas conceder uma representação da realidade conflitiva que os embates políticos nas sociedades atuais possuem. Não é correto afirmar, isso é evidente, que tal distinção é a única possível no universo social político, mas essa distinção ainda é representativa. Porém, o que pode diferenciar esses hemisférios políticos opositores? Bobbio aponta alguns critérios de diferenciação, e um deles está centrado no ideal da igualdade. A direita, em geral, considera que as desigualdades sociais não são elimináveis e são úteis na medida que promovem a constante luta pela melhoria da sociedade. Além disso, defendem a liberdade da economia frente a um Estado regulamentador. Já a esquerda, no geral, considera que é preciso combater as desigualdades em busca de justiça social e de mais igualdade de oportunidades entre as classes sociais. Em consequência, defendem um Estado provedor e protetor de diversas classes e grupos sociais vulneráveis. Considerando o exposto, é correto afirmar que A) a esquerda acredita na permeabilidade do mercado e entrega a ele a solução de todos os problemas da convivência social. B) a direita aponta que, quanto mais o mercado se estende, mais aumentam os problemas sociais, e o Estado precisa intervir. C) a esquerda parte da convicção de que a maior parte das desigualdades indignam e são elimináveis através da ação política. D) a direita luta por reforma agrária, políticas públicas assistenciais, de inclusão social e mais investimento público em todas áreas.


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3(UECE - 2023)Número Original: 38Código: 12798204

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Brasil.b Debates sociológicos sobre as relações entre educação, gênero e diversidade .f
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
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Nos últimos anos, no Brasil, surgiu a falácia de uma “ideologia de gênero”, que tem constrangido e, mesmo, reprimido uma educação para a diversidade nas escolas. Grosso modo, os que pregam contra o debate de gênero nas escolas têm o receio de que trazer esse tema para perto das crianças possa significar “destruir os valores morais da família” e “ensinar as novas gerações a serem gays”. Todavia, a discussão sobre gênero passa por outros caminhos e objetivos educacionais: trata de ensinar limites pessoais, tolerância, respeito à diversidade humana, que é, além de sexual, também, racial e social. Entretanto, quando a escola não planeja uma educação para a diversidade e procura evitar, a todo custo, o debate sobre gênero e orientação sexual, por exemplo, prioriza outros temas e possibilita a continuidade, na sociedade como um todo, de intolerâncias, violências ligadas à questão de gênero, preconceitos e discriminações. A partir do exposto, é correto afirmar que A) érna infância e na adolescência que se constrói o entendimento sobre o mundo social, e são momentos importantes para ensinar respeito e tolerância. B) as escolas que estimulam esses temas procuram aumentar a quantidade de pessoas trans na sociedade brasileira. C) a discussão sobre gênero e sexualidade junto às crianças e aos adolescentes tem o objetivo social de evitar a falência da família e de prevenir infecções sexualmente transmissíveis. D) o debate sobre gênero nas escolas tem a finalidade de dar visibilidade às causas LGBT+ e reprimir a livre expressão desse grupo de pessoas desde a infância.


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4(UECE - 2023)Número Original: 29Código: 12798216

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Estratégias das políticas públicas voltadas para o combate das desigualdades sociais no Brasil contemporâneo .f Questões de verdadeiro ou falso (Sociologia) Brasil.b
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
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A atual sociedade brasileira se defronta, de forma corriqueira, com situações de racismo, de preconceitos, de discriminações e de violências contra mulheres, negros, indígenas, pessoas com deficiência, pessoas trans e pobres. Para que se possa combater tais situações, um dos caminhos é através da educação formal, uma educação que tome justas e eficientes posições, que adote certas práticas pedagógicas e seja orientada por valores e por princípios que possam combater os mais diversos tipos de discriminações e de preconceitos e que promova o respeito e o cultivo aos Direitos Humanos e à cidadania. Partindo do exposto, avalie as seguintes proposições. I. Os projetos pedagógicos que promovem igualdade racial devem se deter com exclusividade à comunidade escolar interna, que envolve alunos e professores. ll. Estudantes negros, indígenas, com deficiência e gays devem ter cuidados especiais à parte nas escolas, como ter turmas e salas próprias. Ill. Em escolas indígenas, o ensino que privilegia tanto as línguas nativas, como a língua portuguesa, garante o cultivo das tradições e a inserção na cidadania. IV. Para as pessoas com deficiência, é necessária a criação de escolas destinadas apenas para elas com rampas de acesso e professores de Libras. É correto o que se afirma em A) IelV,apenas. B) Ile Ill, apenas. C) IV, apenas. D) Ill, apenas.


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5(UECE - 2023)Número Original: 31Código: 12798228

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Debates sobre identidade indígena nas relações sociais do Brasil contemporâneo .f Questões de verdadeiro ou falso (Sociologia) Brasil.b
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
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As populações indígenas no Brasil lutam, hoje, majoritariamente, por direitos como o de demarcação de seus territórios e por políticas públicas nas áreas de educação e de saúde. Ainda hoje, ainda sofrem preconceitos, como o argumento de que não existiriam mais povos indígenas atualmente, uma vez que eles estariam quase extintos e os poucos que sobraram já estariam integrados à vida moderna e à sociedade brasileira. Contudo, a integração dos povos indígenas tanto à modernidade quanto à sociedade brasileira não significa a perda de suas culturas e de suas identidades socioculturais. Existem indígenas de várias etnias pelo Brasil que conseguem formação acadêmica, são aprovados em concursos públicos e possuem emprego formal. Essas pessoas não deixam de ser indígenas enquanto mantiverem o sentimento de pertencer às suas comunidades, de cultivarem suas tradições, de terem seus direitos constitucionais garantidos e de se reconhecerem e serem reconhecidos como indígenas, mesmo que participem da vida moderna. Partindo do exposto, avalie as seguintes afirmações. I. O indígena não é uma questão de cocar de pena, urucum e arco e flecha, mas sim um modo de ser, e não de parecer. HW. A principal luta indígena é pelo reconhecimento do Estado e da sociedade de que o indígena não tem preguiça de trabalhar. Ill. Os povos tradicionais indígenas sofrem com a conquista cultural da modernidade que os descaracterizam. IV. A preservação das culturas dos povos tradicionais no Brasil não pode estar desassociada da manutenção da cidadania. É correto o que se afirma em A) Ilelll, apenas. B) lelV, apenas. C) _lelll, apenas. D) IlelV, apenas.


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