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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2012)Número Original: 21Código: 10930

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Modal Hidroviário Marítimo
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Questão de Vestibular - ENEM 2012
Questão de Vestibular - ENEM 2012
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A soma do tempo gasto por todos os navios de carga na espera para atracar no porto de Santos é igual a 11 anos — isso, contando somente o intervalo de janeiro a outubro de 2011. O problema não foi registrado somente neste ano. Desde 2006 a perda de tempo supera uma década. Folha de S. Paulo. 25 dez 201) (adapiado) A situação descrita gera consequências em cadeia, tanto para a produção quanto para o transporte. No que se refere à territorialização da produção no Brasil contemporâneo, uma dessas consequências é a OQ realocação das exportações para o modal aéreo em função da rapidez. O dispersão dos serviços financeiros em função da busca de novos pontos de importação. O redução da exportação de gêneros agricolas em função da dificuldade para o escoamento. O priorização do comércio com paises vizinhos em função da existência de fronteiras terrestres. O estagnação da indústria de alta tecnologia em função da concentração de investimentos na infraestrutura de circulação.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 2

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Modal Hidroviário Marítimo

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Questões Parecidas

1(USP- SP - 2007)Número Original: 51Código: 6402

Primeira Fase

Intradisciplinar Modal Hidroviário Marítimo Comércio internacional Panamá.b
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Questão de Vestibular - USP 2007
Questão de Vestibular - USP 2007
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A importância geopolítica do Canal do Panamá e o crescente fluxo de embarcações entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico exigem melhorias na infra-estrutura desse canal. Assim, a responsabilidade por essas melhorias caberá a) b) e) a) ao conjunto dos países que compõem a CARICOM (Comunidade do Caribe), dado o montante de recursos necessários. ao próprio Panamá, provavelmente, uma vez que o domínio e o controle do Canal passaram para esse país a partir do ano 2000. aos EUA, pois é o país que tem o principal interesse geopolítico na região, além de manter o controle do Canal. ao governo panamenho em uma associação com a Colômbia e a Costa Rica, oferecendo, a tais países vizinhos, vantagens futuras no uso do Canal. à ONU, que, a partir de 2008, será a responsável pela gestão do Canal, em razão não só do aumento do fiuxo intemacional de mercadorias, mas também em virtude de sua importância geopolítica.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(MACKENZIE- SP - 2009)Número Original: 30Código: 17649

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Intradisciplinar Modal Hidroviário Marítimo Geografia de Transportes
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2009
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A respeito do sistema de transportes no Brasil, considere as afirmações abaixo. I. Uma nova política de transportes vem sendo implantada desde a década de 1990, com o objetivo de elevar a competitividade das exportações, aumentando, dessa forma, a inserção do país na economia globalizada. Trata-se da substituição gradativa das malhas hidroviárias e rodoviárias, já existentes, pelas ferrovias. II. A Hidrovia Araguaia-Tocantins e a Ferrovia Norte-Sul são empreendimentos complementares, projetados para facilitar o escoamento da produção mineral e da produção agropecuária do Centro-Oeste do país, visando à conexão com os portos de Santos e Paranaguá pelas ferrovias Noroeste do Brasil, Novoeste e Ferropar. III. Do ponto de vista da movimentação de cargas, os maiores portos brasileiros são dois grandes terminais exportadores de minérios e produtos siderúrgicos: Itaqui, no Maranhão, e Tubarão, no Espírito Santo. Assim, a) somente I está correta. b) somente II está correta. ec) somente III está correta. d) somente Ie II estão corretas. e) somente II e III estão corretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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