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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(USP - 2007)Número Original: 51Código: 6402

Primeira Fase

Intradisciplinar Modal Hidroviário Marítimo Comércio internacional Panamá.b
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Questão de Vestibular - USP 2007
Questão de Vestibular - USP 2007
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A importância geopolítica do Canal do Panamá e o crescente fluxo de embarcações entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico exigem melhorias na infra-estrutura desse canal. Assim, a responsabilidade por essas melhorias caberá a) b) e) a) ao conjunto dos países que compõem a CARICOM (Comunidade do Caribe), dado o montante de recursos necessários. ao próprio Panamá, provavelmente, uma vez que o domínio e o controle do Canal passaram para esse país a partir do ano 2000. aos EUA, pois é o país que tem o principal interesse geopolítico na região, além de manter o controle do Canal. ao governo panamenho em uma associação com a Colômbia e a Costa Rica, oferecendo, a tais países vizinhos, vantagens futuras no uso do Canal. à ONU, que, a partir de 2008, será a responsável pela gestão do Canal, em razão não só do aumento do fiuxo intemacional de mercadorias, mas também em virtude de sua importância geopolítica.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Modal Hidroviário Marítimo - Comércio internacional

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Questões Parecidas

1(USP- SP - 2020)Número Original: 6Código: 7504682

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Interpretação de Gráficos (Geografia).m Identificação da palavra omitida no texto em relação a política comercial externa norte americana.m China.b Caracterize as relações comerciais existentes entre os Estados Unidos e a China.m Estados Unidos.b Identificação como a desvalorização do Yuan frente ao Dólar influencia a balança comercial entre os Estados Unidos e a China.m
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Questão de Vestibular - USP 2020
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China contra-ataca tarifas americanas com uma das armas que mais irritam Trump Importação e exportação dos EUA no comércio O Banco Central da China, no dia 5 de agosto de 2019, com a China permitiu que o yuan, moeda oficial do país, ultrapassasse pela primeira vez uma barreira de onze anos na relação com o dólar americano. A cotação do yuan ficou acima de 7 para 600 : importações 1, num claro contra-ataque de Pequim às novas tarifas <00 5001: China ? 7 anunciadas pelo presidente Trump sobre USS 300 bilhões entra na em produtos chineses. o Organização MD O mercado teme que a medida provoque ainda mais a ira do o 400 vn AÍ presidente Trump, que acusa Pequim de desvalorizar s artificialmente sua moeda para impulsionar as exportações. Ú 300 “Devido ao unilateralismo, ao (1) = / comercial e às tarifas impostas à China, o yuan se depreciou 200 em relação ao dólar americano, quebrando a barreira dos 7 100 J “~~ para 1”, diz nota do Banco Central chinés. TO Exportações Disponível em https://www .gazetadopovo.com.br/ 0 1990 2000 2010 Disponível em https://www .bbc.com/portuguese/internacional/. Adaptado. Considerando o excerto e o gráfico, responda: a) A palavra omitida no texto é um conceito que caracteriza a posição dos EUA ao tarifar os produtos chineses. Qual é esse conceito? Responda na folha de respostas. b) Utilizando elementos do gráfico, caracterize a relação comercial entre os EUA e a China. c) Explique como a desvalorização cambial do Yuan influencia a balança comercial entre esses países.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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2(UFU - 2017)Número Original: 2Código: 7876551

Dois - Segunda Fase - Grupos 1, 2, 3 e 4 - Tipo 1

Identificar as principais rotas comerciais presentes no mapa apresentado para a questões.m Causas que justificam o crescimento e o desenvolvimento do comércio internacional.m Interpretação no mapa (Geografia).m Mundo.b Causas para o desenvolvimento das rotas comerciais apresentadas no mapa apresentado para a questões.m
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Questão de Vestibular - UFU 2017
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Hoje o mundo está interligado, globalizado. Diante desse fato, há uma grande quantidade de relações comerciais entre os países, gerando intenso fluxo de exportação e de importação. Todos os dias, acontecem inúmeros negócios de compra e venda, e as mercadorias vendidas ou compradas transitam em diferentes rotas pelo planeta. PRINCIPAIS FLUXOS COMERCIAIS. 4 / América do Norte Europa de Leste e ex-União Soviética” da o aco - as Estados-do Golfo Montante total do comércio de mercadorias Parcela das trocas Mil milhões de dólares comerciais realizadas: Floxo comercial inter-regional no interior da zona Mil milhões de dólares E econômica Os fluxos inferiores a 12 mil milhões de dólares não estão representados me 17 mem 5() mm 100 PRE 300 FF 500 em direção e outras regiões Fonte: Guia do Estudante. Atualidades, 2009 (adaptado). A partir das informações e da análise do mapa, faça o que se pede. A) Cite os fatores que justificam o crescimento do comércio internacional. B) Identifique as principais rotas comerciais apresentadas no mapa e explique suas causas.


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3(UEMA - 2018)Número Original: 5Código: 7929606

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Apontar os fatores que contribuiram para o fortalecimento do comércio intrarregional Interpretação no mapa (Geografia).m Mundo.b Identificação das regiões com maior comécio intrarregional e inter-regional
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Questão de Vestibular - UEMA 2018
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Leia o seguinte fragmento, extraído de Sene e Moreira (2012). Todos os anos milhares de navios, caminhões, aviões e trens circulam entre cidades, países e continentes transportando milhões de pessoas e mercadorias com produtos primários e industrializados. Em 2010, as exportações de todos os países somaram cerca de 15 trilhões de dólares. Comércio mundial de mercadorias WSF 7/4 à =” ORIENTE ui MÉDIO E E s i 93 Comercio de mercadorias (em bilhões de dólares) DP SIT 27 6 pç intrarregional ÁFRICA | j40 7 “5 inter-regional (somente os valores superiores a 20 bilhões de dólares foram representados) DE SENE, E. e MOREIRA, J. C. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização, São Paulo: Scipione, 2012. A partir do fragmento e do mapa, a) identifique qual a regiao de maior comercio de mercadorias intrarregional e quais as regides de maior comercio inter-regional. b) aponte dois fatores que contribuiram/contribuem para o fortalecimento do comercio intrarregional.


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4(MACKENZIE- SP - 2009)Número Original: 30Código: 17649

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Intradisciplinar Modal Hidroviário Marítimo Geografia de Transportes
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2009
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A respeito do sistema de transportes no Brasil, considere as afirmações abaixo. I. Uma nova política de transportes vem sendo implantada desde a década de 1990, com o objetivo de elevar a competitividade das exportações, aumentando, dessa forma, a inserção do país na economia globalizada. Trata-se da substituição gradativa das malhas hidroviárias e rodoviárias, já existentes, pelas ferrovias. II. A Hidrovia Araguaia-Tocantins e a Ferrovia Norte-Sul são empreendimentos complementares, projetados para facilitar o escoamento da produção mineral e da produção agropecuária do Centro-Oeste do país, visando à conexão com os portos de Santos e Paranaguá pelas ferrovias Noroeste do Brasil, Novoeste e Ferropar. III. Do ponto de vista da movimentação de cargas, os maiores portos brasileiros são dois grandes terminais exportadores de minérios e produtos siderúrgicos: Itaqui, no Maranhão, e Tubarão, no Espírito Santo. Assim, a) somente I está correta. b) somente II está correta. ec) somente III está correta. d) somente Ie II estão corretas. e) somente II e III estão corretas.


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     D     
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5(USP- SP - 2007)Número Original: 54Código: 6405

Primeira Fase

Intradisciplinar Comércio internacional Gás Natural Fontes de Energia América do Sul.b
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Questão de Vestibular - USP 2007
Questão de Vestibular - USP 2007
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Desde a década de 1990, o Brasil vem incrementando a importância do gás natural na matriz energética nacional, abrindo-se, a partir daí, a possibilidade de integração econômica com países vizinhos. A prova disto está a) no esforço do Brasil para aumentar a importação de gás natural do Paraguai, sendo que o enfraquecimento recente do MERCOSUL tem causado obstáculos para essa proposta. b) nos novos acordos com o governo uruguaio, no âmbito do MERCOSUL, dobrando a importação de gás natural efetuada pelo Brasil, em troca do aumento de exportação de carros brasileiros para o Uruguai. c) nos novos investimentos feitos pela Petrobrás em território venezuelano, constituindo parceria com a estatal da Venezuela, estreitando assim a relação do Mercosul com o Pacto Andino. d) na construção do gasoduto Brasil-Bolívia, que, todavia, tem encontrado dificuldades, em função da recente nacionalização dos hidrocarbonetos, realizada pelo governo boliviano. e) no consórcio TRANSIERRA, empresa constituída pela Petrobrás, pela Repsol YPF e pela TotalfinaELF, com a finalidade de intensificar a exploração de gás natural em território peruano.


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