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1(UFU - 2021)Número Original: 40Código: 11749514

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1 - Medicina

Brasil.b Estratégias da propaganda governamental durante o período da Era Vargas
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Questão de Vestibular - UFU 2021
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A técnica do cinema corresponde aos imperativos da vida contemporânea. Ao revés das gerações de ontem, obrigadas a consumir largo tempo no exame demorado e minucioso dos textos, as de hoje e, principalmente, as de amanhã, entrarão em contato com os acontecimentos da História e acompanharão os resultados das pesquisas experimentais, por meio das representações da tela sonora. Os cronistas do futuro basearão seus comentários nesses seguimentos vivos da realidade, colhidos em flagrante, no próprio tecido das circunstâncias. SIMIS, Anita. Cinema e cineastas em tempo de Getúlio Vargas. Revista de Sociologia e Política, n. 9, 1997. (Adaptado) O texto acima é parte de um discurso proferido por Getúlio Vargas, percebe-se que o governo Vargas parecia ter uma concepção bastante nítida da função política do cinema. Dentre os usos desse veículo feitos nesse período, é INCORRETO afirmar que a = disseminação de uma ideologia nacionalista teve destaque nos debates dos problemas políticos e econômicos brasileiros. B) formação de hábitos era articulada à educação mental, moral e higiênica, além de um culto racional aos esportes. C) propagação de valores oligárquicos, relacionados a uma ideologia clientelar, tipicamente coronelista, marcava Vargas e seu grupo de apoio. divulgação de documentários e cinejornais em que se predominava a propaganda política e comercial, bem como a exaltação de personalidades ligadas ao regime de Vargas. g


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2(ENEM- BR - 2020)Número Original: 76Código: 9010747

Digital - Primeiro Dia - Prova Amarela

Controle dos meios de comunicação como estratégia política de domínio das massas no período do Estado Novo.g Errata (Gabarito)
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Questão de Vestibular - ENEM 2020
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Mesmo com a instalação da quarta emissora no Rio de Janeiro, a Rádio Educadora, em janeiro de 1927, a música popular ainda não desfrutava desse meio de comunicação para se tornar mais conhecida. Renato Murce, um dos maiores radialistas de todos os tempos, registrou, no seu livro Nos bastidores do rádio, que as emissoras veiculavam apenas “um certo tipo de cultura, com uma programação quase só da chamada música erudita, conferências maçantes e palestras destituídas de interesse”. E acrescentou: “Nada de música popular. Em samba, então, nem era bom falar”. CABRAL, S. A MPB na Era do Rádio. São Paulo: Moderna, 1996. A situação descrita no texto alterou-se durante o regime do Estado Novo, porque o meio de comunicação foi instrumentalizado para (A) exportar as manifestações folclóricas nacionais. ampliar o alcance da propaganda político-ideológica. atender às demandas das elites oligárquicas. (C) substituir as comemorações cívicas espontâneas. (E) favorecer o espaço de mobilização social.


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3(ENEM- BR - 2018)Número Original: 81Código: 6971252

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Questões com imagens (Hist.) Aspectos e características da propaganda política nas representações institucionais do Estado Novo.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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Disponivel em: http:licodoc gu br Acesso em: & dez. 2017. Essa imagem foi impressa em cartilha escolar durante a vigência do Estado Novo com o intuito de destacar a sabedoria inata do líder governamental. atender a necessidade familiar de obediência infantil. promover o desenvolvimento consistente das atitudes solidárias. conquistar a aprovação política por meio do apelo carismático. estimular o interesse acadêmico por meio de exercícios intelectuais. v O 0060


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4(ENEM- BR - 2017)Número Original: 78Código: 6888328

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Controle dos meios de comunicação como estratégia política de domínio das massas no período do Estado Novo.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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Durante o Estado Novo, os encarregados da propaganda procuraram aperfeiçoar-se na arte da empolgação e envolvimento das “multidões” através das mensagens políticas. Nesse tipo de discurso, o significado das palavras importa pouco, pois, como declarou Goebbels, “não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter determinado efeito”. CAPELATO, M. H. Propaganda política e controle dos meios de comunicação. In: PANDOLFI, D. (Org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1999. O controle sobre os meios de comunicação foi uma marca do Estado Novo, sendo fundamental à propaganda política, na medida em que visava 6 conquistar o apoio popular na legitimação do novo governo. ampliar o envolvimento das multidões nas decisões políticas. aumentar a oferta de informações públicas para a sociedade civil. estender a participação democrática dos meios de comunicação no Brasil. alargar o entendimento da população sobre as intenções do novo governo. vo oo


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5(PUC-CAMPINAS - 2018)Número Original: 46Código: 7061462

Inverno - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Estratégias da propaganda governamental durante o período da Era Vargas
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2018
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Durante a Era Vargas, a propaganda governamental se valia de estratégias dirigidas às massas, como: (A) (B) o culto à personalidade, por meio da atuação, junto à grande imprensa e aos veículos de massas, do SNI, o Serviço Na- cional de Informação, responsável pela propaganda oficial. a divulgação da imagem de Getúlio por meio de retratos em repartições públicas, imagens em cartilhas escolares, en- toação de cantos orfeônicos em sua homenagem e veiculação de seus discursos pela rede nacional de televisão. a propagação da ideologia do justicialismo, por meio da chamada CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que, de- cretada durante o Estado Novo, passou a impedir irregularidades e abusos aos trabalhadores assalariados. a ampla comemoração do Dia do Trabalho, organizado pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) e pelos militares que compunham a Força Expedicionária Brasileira, criada no início do Estado Novo. a difusão da imagem de Getúlio como “pai dos pobres”, associada à criação do salário-mínimo e veiculada pelo programa Hora do Brasil, posteriormente chamado de A Voz do Brasil.


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