A técnica do cinema corresponde aos imperativos da vida contemporânea. Ao revés das gerações de
ontem, obrigadas a consumir largo tempo no exame demorado e minucioso dos textos, as de hoje e,
principalmente, as de amanhã, entrarão em contato com os acontecimentos da História e acompanharão os
resultados das pesquisas experimentais, por meio das representações da tela sonora. Os cronistas do futuro
basearão seus comentários nesses seguimentos vivos da realidade, colhidos em flagrante, no próprio tecido
das circunstâncias.
SIMIS, Anita. Cinema e cineastas em tempo de Getúlio Vargas. Revista de Sociologia e Política, n. 9,
1997. (Adaptado)
O texto acima é parte de um discurso proferido por Getúlio Vargas, percebe-se que o governo Vargas
parecia ter uma concepção bastante nítida da função política do cinema.
Dentre os usos desse veículo feitos nesse período, é INCORRETO afirmar que a
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disseminação de uma ideologia nacionalista teve destaque nos debates dos problemas políticos e
econômicos brasileiros.
B) formação de hábitos era articulada à educação mental, moral e higiênica, além de um culto racional aos
esportes.
C) propagação de valores oligárquicos, relacionados a uma ideologia clientelar, tipicamente coronelista,
marcava Vargas e seu grupo de apoio.
divulgação de documentários e cinejornais em que se predominava a propaganda política e comercial, bem
como a exaltação de personalidades ligadas ao regime de Vargas.
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