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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2017)Número Original: 78Código: 6888328

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Controle dos meios de comunicação como estratégia política de domínio das massas no período do Estado Novo.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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Durante o Estado Novo, os encarregados da propaganda procuraram aperfeiçoar-se na arte da empolgação e envolvimento das “multidões” através das mensagens políticas. Nesse tipo de discurso, o significado das palavras importa pouco, pois, como declarou Goebbels, “não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter determinado efeito”. CAPELATO, M. H. Propaganda política e controle dos meios de comunicação. In: PANDOLFI, D. (Org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1999. O controle sobre os meios de comunicação foi uma marca do Estado Novo, sendo fundamental à propaganda política, na medida em que visava 6 conquistar o apoio popular na legitimação do novo governo. ampliar o envolvimento das multidões nas decisões políticas. aumentar a oferta de informações públicas para a sociedade civil. estender a participação democrática dos meios de comunicação no Brasil. alargar o entendimento da população sobre as intenções do novo governo. vo oo


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Controle dos meios de comunicação como estratégia política de domínio das massas no período do Estado Novo.g

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Questões Parecidas

1(ENEM- BR - 2020)Número Original: 76Código: 9010747

Digital - Primeiro Dia - Prova Amarela

Controle dos meios de comunicação como estratégia política de domínio das massas no período do Estado Novo.g Errata (Gabarito)
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Questão de Vestibular - ENEM 2020
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Mesmo com a instalação da quarta emissora no Rio de Janeiro, a Rádio Educadora, em janeiro de 1927, a música popular ainda não desfrutava desse meio de comunicação para se tornar mais conhecida. Renato Murce, um dos maiores radialistas de todos os tempos, registrou, no seu livro Nos bastidores do rádio, que as emissoras veiculavam apenas “um certo tipo de cultura, com uma programação quase só da chamada música erudita, conferências maçantes e palestras destituídas de interesse”. E acrescentou: “Nada de música popular. Em samba, então, nem era bom falar”. CABRAL, S. A MPB na Era do Rádio. São Paulo: Moderna, 1996. A situação descrita no texto alterou-se durante o regime do Estado Novo, porque o meio de comunicação foi instrumentalizado para (A) exportar as manifestações folclóricas nacionais. ampliar o alcance da propaganda político-ideológica. atender às demandas das elites oligárquicas. (C) substituir as comemorações cívicas espontâneas. (E) favorecer o espaço de mobilização social.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UERJ- RJ - 2014)Número Original: 7Código: 31933

Exame Discursivo

Controle dos meios de comunicação como estratégia política de domínio das massas no período do Estado Novo.g História Comparada Questões com imagens (Hist.) Aspectos e características do peronismo no contexto do populismo argentino.g
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Questão de Vestibular - UERJ 2014
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discuthistoria blogspot.com br Adaptado de diarioweb.com.br. As imagens reproduzem ilustrações de cartilhas escolares difundidas nos governos de Getúlio Vargas, no Brasil, e de Juan Domingo Perón, na Argentina. Durante o Estado Novo no Brasil, toda informação divulgada era controlada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda — DIP. Cite, a partir do conteúdo das imagens, uma característica do governo Vargas e outra do governo peronista, respectivamente. Aponte, ainda, duas medidas aplicadas pelo DIP que tenham fortalecido a proposta política do Estado Novo.


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