Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Política, sociedade e cultura no governo Geisel.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(FAMEMA - 2019)Número Original: 30Código: 7817948

Prova 2

Aspectos e características do processo de abertura política iniciada pelo governo Geisel. Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FAMEMA 2019
Questão de Vestibular - FAMEMA 2019
Exibir texto da questão

Analise a charge de Luiz Gê, publicada na Folha de S.Paulo em 1981. À o o a, | O PROCESSO DA ABERTURA CONTINUA EM ANDAMENTO: PROCESSAREMOS AGORA OUTRO JORNALISTA E '* ALGUNS LÍDERES | SINDICAIS. (Ah, como era boa a ditadura..., 2015.) O processo de abertura política iniciou-se no governo do ge- neral Geisel e prosseguiu no de Figueiredo. A charge revela que esse processo (A) apoiava a liberdade de expressão e de imprensa. B) associava medidas democráticas a outras autoritárias. D) unificava diferentes correntes ideológicas e partidárias. ) ) C) articulava os sindicatos como base de apoio ao governo. ) E) ( ( ( ( relacionava o nacionalismo ao intervencionismo estatal.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(ENEM- BR - 2018)Número Original: 84Código: 6971184

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Manifestações públicas individuais e coletivas em oposição às ações do governo Geisel.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
Exibir texto da questão

São Paulo, 10 de janeiro de 1979. Exmo. Sr. Presidente Ernesto Geisel. Considerando as instruções dadas por V. S. de que sejam negados os passaportes aos senhores Francisco Julião, Miguel Arraes, Leonel Brizola, Luis Prestes, Paulo Schilling, Gregório Bezerra, Márcio Moreira Alves e Paulo Freire. Considerando que, desde que nasci, me identifico plenamente com a pele, a cor dos cabelos, a cultura, o sorriso, as aspirações, a história e o sangue destes oito senhores. Considerando tudo isto, por imperativo de minha consciência, venho por meio desta devolver o passaporte que, negado a eles, me foi concedido pelos órgãos competentes de seu governo. Carta do cartunista Henrique de Souza Filho, conhecido como Henfil. In: HENFIL. Cartas da mãe. Rio de Janeiro: Codecri, 1981 (adaptado). No referido contexto histórico, a manifestação do cartunista Henfil expressava uma critica ao(a) censura moral das produções culturais. limite do processo de distensão política. interferência militar de países estrangeiros. representação social das agremiações partidárias. impedimento de eleição das assembleias estaduais. VODOO


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UDESC - 2017)Número Original: 31Código: 9716525

Segundo Semestre - Vestibular de Inverno - Tarde

Brasil.b Aspectos e características do processo de abertura política iniciada pelo governo Geisel.
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UDESC 2017
Exibir texto da questão

Em 1974, o então presidente Ernesto Geisel deu início institucionalmente ao processo de abertura política que deveria garantir o fim do regime militar, por meio de uma transição caracterizada como lenta, gradual e segura. A iniciativa governamental, porém, não foi a única relevante para o fim da ditadura militar. A respeito do fim da ditatura militar no Brasil, assinale a alternativa correta. A. ( ) A mobilização da juventude que ganhou as ruas das principais capitais do país nas reivindicações pelo B. Cc. D. () () () (O) impeachement do presidente Fernando Collor de Melo. A formação e atuação de movimentos sociais como, por exemplo, o Movimento do Custo de Vida, que contava com o apoio das Comunidades Eclesiais de Base e das Comissões Pastorais da Periferia Urbana. As denúncias contra o regime militar e as torturas, que eram publicadas semanalmente nos principais jornais do país, durante toda a década de 1970. A interferência direta do governo norte-americano que, desde o início era contrário ao regime militar, não mediu esforços para a reinstauração da democracia no Brasil. O fortalecimento do Mercosul que possibilitou a criação de uma rede de auxilio mútuo para a reorganização democrática no Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(MACKENZIE - 2019)Número Original: 52Código: 7508771

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Aspectos do Pragmatismo Responsável adotado pelas relações exteriores do Brasil no governo Geisel
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2019
Exibir texto da questão

“O Primeiro passo da diplomacia denominada Pragmatismo Responsável e Ecumênico do chanceler Antônio Azeredo da Silveira foi aproximar-se dos países árabes. O Itamaraty permitiu a instalação de um escritório da Organização para Libertação da Palestina (OLP) em Brasília, apoiou o voto antissionista na ONU — na verdade, uma condenação ao racismo, que incluia o sionismo como uma de suas formas — e adotou uma intensa política exportadora de produtos primários, industriais e serviços em troca de fornecimento de petróleo. Mais do que isso, o Brasil adotou uma intima cooperação com potencias regionais como Argélia, Líbia, Iraque e Arábia Saudita para prospecção no Oriente Médio por meio da Braspetro e para o desenvolvimento tecnológico e industrial-militar (venda de armas brasileiras e projetos comuns no campo dos mísseis, por exemplo).” (Vizentini, Paulo F. Relações Internacionais do Brasil — de Vargas a Lula. São Paulo, FPA, 2003, p. 51) O texto acima descreve um momento das relações internacionais do Brasil conhecido como Pragmatismo Responsável. Sobre essa diplomacia, é correto afirmar que a) ocorreu durante a Ditadura Militar e além da aproximação com os países árabes, restabeleceu relações com o campo socialista; em especial, com a República Popular da China. b) foi desenvolvida durante o governo de João Goulart e tem como principal característica a aproximação com os países do Terceiro Mundo e o distanciamento das antigas potências aliadas ao Brasil. c) marcou as relações Internacionais do governo Lula por aproximar o Brasil dos países árabes e incrementar as relações econômicas com países alinhados à esquerda política, especialmente Cuba. d) tem seu auge na década de 1970 e foi caracterizada pela negação do Estado de Israel, rompimento com o bloco socialista e distanciamento dos países africanos e do leste europeu. e) foi responsável, durante o segundo governo Vargas, por aumentar as oposições de setores conservadores da política brasileira e dos EUA, contribuindo para o suicídio do presidente.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UFPR - 2019)Número Original: 7Código: 7945573

Segunda Fase

Aspectos e características da Lei da Anistia no contexto da abertura política da ditadura .f Aspectos e características do processo de abertura política iniciada pelo governo Geisel. Aspectos e características da Comissão Nacional da Verdade instituída no Brasil do século XXI durante o período do governo Dilma Rousseff.
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2019
Exibir texto da questão

Leia o seguinte trecho de um texto sobre as Comissões da Verdade na América Latina nos séculos XX e XXI: A América Latina é um rico cenário para exemplos de como o reconhecimento e a responsabilização podem se mostrar custosos. Leis de anistia feitas pelos próprios governos militares foram muito comuns. No Brasil, a lei foi aprovada em 1979 [...]. Em muitos paises da América Central e do Sul, ha uma tradição de impunidade e esquecimento. Soldados e membros das forças de segurança torturaram e mataram centenas de pessoas sem medo de punição. Na Guatemala, Peru e Colômbia, as cortes militares se recusavam a condenar oficiais acusados de violações aos direitos humanos [...]. No entanto, devido à pressão de setores importantes da sociedade civil, a maioria dos governos democráticos tem revisto a opção pela amnésia e criado comissões de verdade para investigar as violações ocorridas. (PINTO, Simone Rodrigues. Direito à Memória e à Verdade: Comissões de Verdade na América Latina. Revista Debates, Porto Alegre, v. 4, n. 1, jan.-jun. 2010, p. 133-134.) A partir do excerto acima e dos conhecimentos sobre a historia politica do Brasil nas decadas de 1960 a 1980, responda: a) b) O que foi a lei da anistia no Brasil em 1979, a quem ela afetou e de que forma? Tendo em vista os trabalhos da Comissao Nacional da Verdade no Brasil entre 2012 e 2014, a lei da anistia foi revogada em nosso país após a divulgação dos resultados da Comissão? O que foi o processo da chamada “abertura” política, iniciada a partir de 1974, quais foram as suas características e quem foram os atores sociais envolvidos e com quais interesses?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?