Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Semana de 22 (História)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(PUC-CAMPINAS - 2021)Número Original: 41Código: 12988881

Prova Geral - Direito

Questões de identificações (Hist.) Errata (Gabarito) Sentido político, econômico e cultural das manifestações e obras artísticas do modernismo brasileiro na década de 1920 .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2021
Exibir texto da questão

Tupi or not tupi that is the question (que poderia ser traduzido por “Tupi ou não tupi, eis a questão”) é uma frase do Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade, que marcou o movimento modernista em São Paulo. Dentre as características desse movi- mento cultural destaca-se (E) a valorização do folclorismo como referência de brasilidade, mesclado à modernidade representada pela cultura pop norte- americana. a recuperação do indigenismo do século XIX como um parâmetro para a produção da arte nacional. a defesa, por parte do grupo de artistas e intelectuais que o constituiu, dos valores culturais e dos interesses políticos da oligarquia cafeeira paulista. a adoção de referências da arte africana, indígena e judaica em prol da criação de uma arte politizada, que expressasse culturas reprimidas ao longo da História. a recusa de uma arte brasileira realizada como simples cópia da arte europeia ou baseada em cânones eruditos, valori- zados pela crítica tradicional e pela elite oligárquica.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 57Código: 6077766

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã

Brasil.b Sentido político, econômico e cultural das manifestações e obras artísticas do modernismo brasileiro na década de 1920 .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Exibir texto da questão

A Semana de 22 não foi um fato isolado e sem origens. As discussões em tono da necessidade de renovação das artes sur- gem em meados da década de 1910 em textos de revistas e em exposições, como a de Anita Malfatti em 1917. Em 1921 já existe, por parte de intelectuais como Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia, a intenção de transformar as comemorações do centenário em momento de emancipação artística. (...) (wwwitaucultural.org.bs) Em geral, os artistas participantes da Semana de Arte Modema propunham (A) que a arte, especialmente a literatura, abandonasse as preocupações com os destinos brasileiros e se voltasse para o princípio da arte pela arte. (B) arejeição ao conservadorismo presente na produção artis- tica brasileira, defendendo novas estéticas e temáticas, como a discussão sobre as questões brasileiras. (C) que os artistas estabelecessem vínculos com correntes filosóficas, mas não com projetos políticos e ideológicos, fossem estes progressistas ou conservadores. (D) o reconhecimento da superioridade da arte europeia e da importância da civilização portuguesa no notável desenvolvimento cultural brasileiro. (E) que apenas as artes plásticas, com destaque para a pintura, poderiam representar avanços revolucionários em direção a uma arte de fato inovadora.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNESP - 2023)Número Original: 25Código: 13030719

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos e Redação

Aspectos do Manifesto Pau-Brasil no contexto do Modernismo brasileiro da primeira metade do século XX .f Brasil.b Interdisciplinar Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
Exibir texto da questão

Observe a reprodução da tela Morro de Favela, de Tarsila do Amaral. (In: Ana Maria Rodrigues (coord.). Brasil-brasis: cousas notáveis e espantosas (Olhares modernistas), 2000.) A tela, produzida em 1924, traz elementos coincidentes com as propostas do Manifesto Pau-Brasil, como (A) a carnavalização da natureza e a valorização da mesti- çagem e da miséria como signos socioculturais predo- minantes. (B) a celebração do processo de metropolização e o preva- lecimento das conquistas tecnológicas sobre o mundo natural. (C) a explicitação da convivência entre elementos civilizados e bárbaros e o reconhecimento do sertão como marca principal da brasilidade. (D) a retomada da disposição etnológica presente nas gra- vuras dos viajantes europeus e a denúncia realista das diferenças sociais nas grandes cidades. (E) a representação de uma cena cotidiana do meio urbano e a simplificação dos traços dos personagens e dos ele- mentos naturais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UEMA - 2022)Número Original: 22Código: 11657675

PAES - Prova Objetiva

São Paulo.b Processos e fatos históricos relacionados com o Movimento Modernista brasileiro na primeira metade do século XX .f Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEMA 2022
Exibir texto da questão

O quadro Abaporu faz parte do movimento antropofágico nas artes plásticas. A Semana de Arte Moderna, de 1922, ocorreu entre os dias 12 a 17 de fevereiro no Teatro Municipal de São Paulo, no bojo das comemorações do Centenário da Independência do Brasil. Tarsila do Amaral. Abaporu. 1928 https://memoria.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2013/11/0-que-foi-a-semana-de-arte-moderna Sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, é possível afirmar que a) tinha influência do barroco contemporâneo na pintura e na literatura, pelo rebuscamento nas imagens e a escolha de temas antropomórficos; congregou artistas de diversas áreas, como a pintura, escultura, arquitetura, dança, música, literatura. b) seguia os padrões estéticos europeus do realismo, com influência das ideias dos artistas ligados à arte abstrata; contou com o patrocínio de diversos membros da burguesia industrial que ali se consolidava. c) representou um momento de renovação artística e cultural da cidade de São Paulo, com a defesa de uma arte politicamente engajada; seguia a tendência estética da renovação parnasianista, especialmente na poesia. d) buscava romper com influências das estéticas estrangeiras, adotando uma arte brasileira autêntica; reuniu novos artistas influenciados pelas vanguardas europeias, tornando a arte moderna uma realidade cultural no Brasil. e) era contrária ao racionalismo e aos valores burgueses, representando os anseios das ascendentes oligarquias cafeeiras paulistas; foi promovida por artistas revolucionários, tornando-se um marco para o modernismo brasileiro.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UNESP - 2022)Número Original: 40Código: 11573892

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Processos e fatos históricos relacionados com o Movimento Modernista brasileiro na primeira metade do século XX .f Brasil.b Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
Exibir texto da questão

Observe a charge de Belmonte, publicada na primeira página da Folha da Noite, em 20 de fevereiro de 1922. “SEMANA DE ARTE MODERNA” — Estás vendo, minha filha, aquelles é que são os artistas! Coitados, não? Tão moços...! (https://fotografia.folha.uol.com.br, 25.02.2021.) Ao representar a Semana de Arte Moderna, a charge ironiza (A) o atraso da arte brasileira em relação ao que era produ- zido no resto do Ocidente. (B) a inexistência de preocupações, entre os artistas da van- guarda, com a cultura popular. (C) a irracionalidade que caracterizava a produção dos parti- cipantes da vanguarda. (D) o descompasso entre as propostas renovadoras da van- guarda e o gosto tradicional do público. (E) a formação técnica limitada dos artistas, que não conse- guiam obter efeitos realistas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?