A Semana de 22 não foi um fato isolado e sem origens. As
discussões em tono da necessidade de renovação das artes sur-
gem em meados da década de 1910 em textos de revistas e em
exposições, como a de Anita Malfatti em 1917. Em 1921 já existe,
por parte de intelectuais como Oswald de Andrade e Menotti Del
Picchia, a intenção de transformar as comemorações do centenário
em momento de emancipação artística. (...)
(wwwitaucultural.org.bs)
Em geral, os artistas participantes da Semana de Arte Modema
propunham
(A) que a arte, especialmente a literatura, abandonasse as
preocupações com os destinos brasileiros e se voltasse
para o princípio da arte pela arte.
(B) arejeição ao conservadorismo presente na produção artis-
tica brasileira, defendendo novas estéticas e temáticas,
como a discussão sobre as questões brasileiras.
(C) que os artistas estabelecessem vínculos com correntes
filosóficas, mas não com projetos políticos e ideológicos,
fossem estes progressistas ou conservadores.
(D) o reconhecimento da superioridade da arte europeia e
da importância da civilização portuguesa no notável
desenvolvimento cultural brasileiro.
(E) que apenas as artes plásticas, com destaque para a pintura,
poderiam representar avanços revolucionários em direção
a uma arte de fato inovadora.