Observe a reprodução da tela Morro de Favela, de Tarsila do
Amaral.
(In: Ana Maria Rodrigues (coord.). Brasil-brasis:
cousas notáveis e espantosas (Olhares modernistas), 2000.)
A tela, produzida em 1924, traz elementos coincidentes com
as propostas do Manifesto Pau-Brasil, como
(A) a carnavalização da natureza e a valorização da mesti-
çagem e da miséria como signos socioculturais predo-
minantes.
(B) a celebração do processo de metropolização e o preva-
lecimento das conquistas tecnológicas sobre o mundo
natural.
(C) a explicitação da convivência entre elementos civilizados
e bárbaros e o reconhecimento do sertão como marca
principal da brasilidade.
(D) a retomada da disposição etnológica presente nas gra-
vuras dos viajantes europeus e a denúncia realista das
diferenças sociais nas grandes cidades.
(E) a representação de uma cena cotidiana do meio urbano
e a simplificação dos traços dos personagens e dos ele-
mentos naturais.