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1(ITA- SP - 2008)Número Original: 28Código: 6647

Ambiguidade


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Questão de Vestibular - ITA 2008
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Assinale a opção em que a palavra em destaque permite duplo sentido. A() Se no poema é assim. imagina numa partida de futebol. que envolve 22 jogadores se movendo num campo de amplas dimensões. (linhas 8 e 9) B() [.]o batedor do escanteio, por mais exímio que seja. não pode com precisão absoluta lançar a bola na cabeça de determinado jogador. (linhas 20 a 22) C() A bola pode cair ao alcance deste ou daquele jogador e. dependendo da sorte. será gol ou não. (linhas 27 e 28) D() [.Ja verdade é que, sem um pouco de sorte, neste campo. como em outros. não se vai muito longe [...] (linhas 29 e 30) E() De fato. se o jogador não estiver psicologicamente preparado para vencer. não dará o melhor de si. (linhas 42 e 43)


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2(ITA- SP - 2008)Número Original: 21Código: 6650

Vícios de linguagem


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Questão de Vestibular - ITA 2008
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Observe o emprego da partícula se, em destaque, nos excertos abaixo: L Se no poema é assim, imagina numa partida de futebol. que envolve 22 jogadores se movendo num campo de amplas dimensões. (linhas 8 e 9) IL | Seé verdade que eles jogam conforme esquemas de marcação e ataque. seguindo a orientação do técnico. deve-se no entanto levar em conta que cada jogador tem sua percepção da jogada e decide deslocar-se nesta ou naquela direção. ou manter-se parado. certo de que a bola chegará a seus pés. (linhas 9 a 12) HI. De fato. se o jogador não estiver psicologicamente preparado para vencer. não dará o melhor de si. (linhas 42 e 43) A partícula se estabelece uma relação de implicação em A() apenasI. B() apenas Il. C() apenas II. D() apenas Te II. E() apenas Ie IIL.


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3(UNESP- SP - 2014)Número Original: 10Código: 32305

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Palavras Sinônimas e Antônimas (Ortografia e lexicologia) Eco


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Questão de Vestibular - UNESP 2014
Questão de Vestibular - UNESP 2014
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Como estudos ainda não conseguiram decifrar como di- recionar a criatividade de uma maneira que certamente des- pertará esse interesse (e maximizará a produção), a opção normalmente costuma ser pela solução mais simples. O período em destaque apresenta muitos ecos (coincidências de sons de finais de palavras). Uma das formas de evitá-los e tomar a sequência mais fluente seria colocar “conduzir”, “tal”, “quantidade produzida” em lugar de, respectivamente, (A) direcionar, esse, produção. (B) decifrar, esse, solução. (C) direcionar, interesse, produção. (D) conseguiram, que, opção. (E) decifrar, interesse, maximizará.


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4(UERJ- RJ - 2008)Número Original: 9Código: 10166

Segundo exame de qualificação

Carlos Drummond de Andrade Ambiguidade


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Questão de Vestibular - UERJ 2008
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O discurso poético se caracteriza pelo uso de recursos que abrem ao leitor a possibilidade de múltiplas interpretações A dupla possibilidade de leitura de uma mesma palavra é o recurso que provoca essa multiplicidade em: (A) “Eu passava na Avenida quase meia-noite.” [v. 2] (B) “Bicos de seio batiam nos bicos de luz estrelas inumeráveis.” (v. 3) (C) “Meus paralíticos sonhos desgosto de viver” lv. 9] (D) “na Galeria Cruzeiro quente quente” [v. 12)


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5(UERJ- RJ - 2008)Número Original: 12Código: 10178

Segundo exame de qualificação

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos) Ambiguidade


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Questão de Vestibular - UERJ 2008
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Ao longo da narrativa, cria-se um jogo entre os diferentes significados da palavra esperança Com esse jogo, produz-se um efeito de duplo sentido no seguinte fragmento: (A) (B) (Cc) (D) “Uma esperança entrou em meu quarto.” (£. 1] “Começo a brincar com a palavra esperança.” (£. 13] “Esperança em quê?” (£. 14-15) “De quando em quando, antigamente, achávamos uma esperança” parecida com o pedaço de uma folha de árvore.” [£. 54-56)


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