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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UERJ - 2008)Número Original: 9Código: 10166

Segundo exame de qualificação

Carlos Drummond de Andrade Ambiguidade
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Questão de Vestibular - UERJ 2008
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O discurso poético se caracteriza pelo uso de recursos que abrem ao leitor a possibilidade de múltiplas interpretações A dupla possibilidade de leitura de uma mesma palavra é o recurso que provoca essa multiplicidade em: (A) “Eu passava na Avenida quase meia-noite.” [v. 2] (B) “Bicos de seio batiam nos bicos de luz estrelas inumeráveis.” (v. 3) (C) “Meus paralíticos sonhos desgosto de viver” lv. 9] (D) “na Galeria Cruzeiro quente quente” [v. 12)


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Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Carlos Drummond de Andrade - Ambiguidade

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Questões Parecidas

1(ENEM- BR - 2009)Número Original: 135Código: 3864

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Azul

Carlos Drummond de Andrade
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Confidencia do Itabirano Alguns anos vivi em Itabira. Principalmente nasci em Itabira. Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro. Noventa por cento de ferro nas calçadas. Oitenta por cento de ferro nas almas. E esse alheamento do que na vida é porosidade e [comunicação. A vontade de amar, que me paralisa o trabalho, vem de Itabira, de suas noites brancas, sem mulheres e [sem horizontes. E o hábito de sofrer, que tanto me diverte, é doce herança itabirana De Itabira trouxe prendas diversas que ora te ofereço: esta pedra de ferro, futuro aço do Brasil, este São Benedito do velho santeiro Alfredo Duval, este couro de anta, estendido no sofá da sala de visitas; este orgulho, esta cabeça baixa... Tive ouro, tive gado, tive fazendas. Hoje sou funcionário público. Itabira é apenas uma fotografia na parede Mas como déil ANDRADE, C. D. Poosia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar 2003. Carlos Drummond de Andrade é um dos expoentes do movimento modernista brasileiro. Com seus poemas, penetrou fundo na alma do Brasil e trabalhou poeticamente as inquietude e os dilemas humanos. Sua poesia é feita de uma relação tensa entre o universal e o particular, como se percebe claramente na construção do poema Confidencia do Itabirano. Tendo em vista os procedimentos de construção do texto literário e as concepções artísticas modemistas, conclui-se que o poema acima O representa a fase heroica do modemismo, devido ao tom contestatório e à utilização de expressões e usos linguísticos típicos da oralidade. © apresenta uma característica importante do gênero lírico, que é a apresentação objetiva de fatos e dados históricos. O evidencia uma tensão histórica entre o “eu” e a sua comunidade, por intermédio de imagens que representam a forma como a sociedade e o mundo colaboram para a constituição do indivíduo. © crítica, por meio de um discurso irônico, a posição de inutilidade do poeta e da poesia em comparação com as prendas resgatadas de Itabira. & apresenta influências românticas, uma vez que trata da individualidade, da saudade da infância e do amor pela terra natal, por meio de recursos retóricos pomposos.


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2(ITA- SP - 2008)Número Original: 28Código: 6647

Ambiguidade
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Questão de Vestibular - ITA 2008
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Assinale a opção em que a palavra em destaque permite duplo sentido. A() Se no poema é assim. imagina numa partida de futebol. que envolve 22 jogadores se movendo num campo de amplas dimensões. (linhas 8 e 9) B() [.]o batedor do escanteio, por mais exímio que seja. não pode com precisão absoluta lançar a bola na cabeça de determinado jogador. (linhas 20 a 22) C() A bola pode cair ao alcance deste ou daquele jogador e. dependendo da sorte. será gol ou não. (linhas 27 e 28) D() [.Ja verdade é que, sem um pouco de sorte, neste campo. como em outros. não se vai muito longe [...] (linhas 29 e 30) E() De fato. se o jogador não estiver psicologicamente preparado para vencer. não dará o melhor de si. (linhas 42 e 43)


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3(USP- SP - 2008)Número Original: 54Código: 6211

Primeira Fase

Carlos Drummond de Andrade
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Questão de Vestibular - USP 2008
Questão de Vestibular - USP 2008
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Entre os seguintes versos de Alberto Caeiro, aqueles que, tomados em si mesmos, expressam ponto de vista frontalmente contrário à orientação dominante que se manifesta em A rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade, são os que estão em: a) “Se o que escrevo tem valor, não sou eu que o tenho: / O valor está ali, nos meus versos.” b) “Eu nunca daria um passo para alterar / Aquilo a que chamam a injustiça do mundo.” c) “Como o campo é grande e o amor pequeno! / Olho, e esqueço, como o mundo enterra e as árvores se despem.” d) “Quando a erva crescer em cima da minha sepultura, / seja esse o sinal para me esquecerem de todo.” e) “Quem me dera que eu fosse o pó da estrada / E que os pés dos pobres me estivessem pisando...”


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4(UERJ- RJ - 2008)Número Original: 8Código: 10165

Segundo exame de qualificação

Carlos Drummond de Andrade
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Questão de Vestibular - UERJ 2008
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Minas Gerais é um espaço privilegiado de lembrança no poema A relação de pertencimento que o eu lírico estabelece com tal espaço está sintetizada em fal “e bondes tilintavam,” (v. 5) (B) “faziam de mim homem-realejo imperturbavelmente” [v. 11) (C) “voluptuosidade errante do calor” lv. 17) (D) “mil presentes da vida aos homens indiferentes,” lv. 18]


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5(USP- SP - 2013)Número Original: 84Código: 4956

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Carlos Drummond de Andrade Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - USP 2013
Questão de Vestibular - USP 2013
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Leia as seguintes afirmações sobre o poema de Drummond, considerado no contexto do livro a que pertence: No conjunto formado pelos poemas do livro, a referência ao Morro da Babilônia — feita no título do texto — mais as menções ao Leblon e ao Méier, a Copacabana, a São Cristóvão e ao Mangue, — presentes em outros poemas —, sendo todas, ao mesmo tempo, espaciais e de classe, constituem uma espécie de discreta topografia social do Rio de Janeiro. Nesse poema, assim como ocorre em outros textos do livro, a atenção à vida presente abre-se também para a dimensão do passado, seja ele dado no registro da história ou da memória. A menção ao “cavaquinho bem afinado”, ao cabo do poema, revela ter sido nesse livro que o poeta finalmente assumiu as canções da música popular brasileira como o modelo definitivo de sua lírica, superando, assim, seu antigo vínculo com a poesia de matriz culta ou erudita. Está correto o que se afirma em a) |, apenas. b) lell, apenas. c) Ill, apenas. d) lle lll, apenas. e) Lllelll.


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