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Resultados

1(UNESP - 2023)Número Original: 39Código: 13030594

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Processos e fatos históricos sobre a Revolução Mexicana no início do século XX .f México.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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A Revolução Mexicana só pode ser entendida conside- rando-se as particularidades da sociedade mexicana dentro de um processo global existente num determinado estágio do desenvolvimento do capitalismo em nível mundial. (Anna Maria Martinez Corrêa. A Revolução mexicana: 1910-1917, 1983.) A afirmação do excerto justifica-se, pois a Revolução Mexica- na de 1910 envolveu (A) rompimento do México em relação aos organismos internacionais, que condenaram esse país por seu apoio à Tríplice Aliança na Primeira Guerra Mundial. (B) reformulação do modelo econômico agroexportador me- xicano, em meio a um processo de coletivização das ter- ras improdutivas. (C) reivindicações de populações indígenas e de setores operários, em meio a um processo de modernização eco- nômica por que o México passava. (D) participação ativa dos Estados Unidos e de potências europeias, que procuravam conter o avanço dos grupos comunistas mexicanos. (E) disputas entre grupos nativos rivais, em meio à apropria- ção de parte do território mexicano pelos Estados Unidos.


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2(UFU - 2021)Número Original: 1Código: 11749913

Dois - Segunda Fase - Segundo Dia - Tipo 1 - Todos os cursos, exceto Medicina

Processos e fatos históricos sobre a Revolução Mexicana no início do século XX .f Questões com causas ou consequências (Hist.) México.b
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Questão de Vestibular - UFU 2021
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A Revolução Mexicana foi um conflito armado iniciado em novembro de 1910. Seus antecedentes remontam à situação do México durante a ditadura de Porfírio Díaz, estabelecendo um regime político de mais de três décadas — o chamado Porfiriato. Ao longo desse período, o México experimentou um considerável crescimento econômico, pagos, todavia, com altos custos econômicos e sociais pelos estratos menos favorecidos da sociedade e pela oposição política ao regime. Durante a década de 1900, eclodiram várias crises em diversas esferas da vida nacional, que refletiam o crescente descontentamento de alguns setores com o Porfiriato. A partir do texto, A) explique o que foi o Plano de San Luis, seu objetivo principal e suas consequências imediatas. B) explique o que foi o Plano de Ayala e seu papel na radicalização dos conflitos entre os zapatistas e o governo Madero.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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3(UNESP - 2018)Número Original: 39Código: 7002188

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Medidas sociais da constituição mexicana de 1917 e os grupos sociais beneficiados e contrários a elas.f
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
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A Nação terá em qualquer tempo o direito de impor a propriedade privada as modalidades ditadas pelo inte- resse público [...]. Com esse objetivo serão determinadas as medidas necessárias ao fracionamento dos latifúndios [...]. Os povoados, vilarejos e comunidades que careçam de terras e águas ou não as tenham em quantidades su- ficientes para as necessidades de sua população terão direito a elas, tomando-as das propriedades vizinhas, po- rem respeitando, sempre, a pequena propriedade. (Artigo 27 da Constituição mexicana de 1917. Apud Héctor H. Bruit. Revoluções na América Latina, 1988.) O artigo 27 da Constituição elaborada ao final da Revolu- ção Mexicana dispõe sobre a propriedade de terra e (A) contempla parcialmente as reivindicações dos movi- mentos camponeses e indígenas, por distribuição de terras. (B) representa a vitória dos projetos defendidos pelos setores operários e camponeses vinculados a grupos socialistas e anarquistas. (C) expõe o avanço do projeto liberal burguês e de sua concepção de desenvolvimento de uma agricultura integralmente voltada à exportação. (D) restabelece a hegemonia sociopolítica dos grandes proprietários rurais e da Igreja católica, que havia sido abalada nos anos de luta. (E) corresponde aos interesses dos grandes conglome- rados norte-americanos, que se instalaram no país durante o período do porfirismo.


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     D     
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4(UNESP- SP - 2020)Número Original: 39Código: 7505943

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Questões com imagens (Hist.) Representações culturais sobre os significados da revolução mexicana de 1910.g
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Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
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Observe a gravura. (José Guadalupe Posada. “Caveira revolucionária”. In: J.G. Posada: Mexican Popular Prints, 1993.) Produzida no início da década de 1910, a gravura representa a Revolução Mexicana como marcada (A) pela participação feminina e pela recuperação de ele- mentos da tradição pré-colombiana. (B) pela vitória dos projetos revolucionários populares e pela construção de uma nova ordem social. (C) pela negociação político-diplomática e pelos altos índices de assassinatos de mulheres. (D) pela interferência de países estrangeiros e pela perda da autonomia do país. (E) pela repressão governamental e pela imposição de casti- gos físicos aos revolucionários.


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5(UNITAU - 2021)Número Original: 18Código: 11556472

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

Sentido de propriedade exposto no Plano de Ayala elaborado por Zapata e Montaño .f México.b
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Questão de Vestibular - UNITAU 2021
Questão de Vestibular - UNITAU 2021
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[...] Em virtude do fato de que a imensa maioria de pueblos e cidadãos são donos somente da terra sob o seu corpo, sofrendo os horrores da pobreza sem conseguir melhorar a condição social em qualquer maneira ou se dedicam à Industria ou Agricultura, pois as terras, madeira e água são monopolizadas em poucas mãos, por isso, será expropriado um terço desses monopólios dos seus donos, com indenização prévia, para que os pueblos e cidadãos possam obter ejidos, colônias e fundações para os pueblos, ou os campos para plantar e trabalhar, e para a prosperidade e melhorias no bem-estar de todos os mexicanos. Plano de Ayala. Adaptado e traduzido de John Womack, Jr., Zapata and the Mexican Revolution. New York: Vintage Books, 1968, pp. 400-404. O trecho acima, extraído do Plano de Ayala, documento redigido por Emiliano Zapata e Otilio Montaiio, expõe o ideário zapatista para os rumos da Revolução Mexicana de 1910. É considerado o primeiro documento revolucionário que colocou a questão da terra no cerne da luta social. Sobre a noção de propriedade presente no documento, é CORRETO o que se afirma em: a) É tradicional, na qual os pueblos (comunidades) têm a garantia da propriedade coletiva para configurar o principal móvel e estímulo à produção, nos moldes capitalistas. b) Incorpora a ideologia liberal trazida pela revolução francesa, e propõe a extinção dos pueblos e ejidos (propriedade rural de uso coletivo) e dos encargos sobre as terras. c) É comunal, de tradição indígena, na qual a propriedade da terra não é um direito natural, mas social, e deve ser produtiva, porém, numa lógica de interesse comunitário. d) É socialista, uma vez que preconiza a apropriação coletiva de meios de produção e a propriedade pública, para transformar a riqueza individual num benefício coletivo. e) Incorpora o ideário anglo-saxão, que afirma que o trabalho exercido pelo homem legitima sua propriedade, assim como os frutos que dele obtiver.


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