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1(ENEM- BR - 2018)Número Original: 46Código: 6971202

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Evolução tecnológica e modernização no modal de transporte hidroviário que permitiram a adequação as novas demandas do comércio global.m
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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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Os portos sempre foram respostas ao comércio praticado em grande volume, que se dá via marítima, lacustre e fluvial, e sofreram adaptações, ou modernizações, de acordo com um conjunto de fatores que vão desde a sua localização privilegiada frente a extensas hinterlândias, passando por sua conectividade com modernas redes de transportes que garantam acessibilidade, associados, no atual momento, a tecnologia, que os transformam em pontas de lança de uma economia globalizada que comprime o tempo em nome da produtividade e da competitividade. ROCHA NETO, J. M.; CRAVIDÃO, F. D. Portos no contexto do meio técnico. Mercator, n. 2, maio-ago. 2014 (adaptado). Uma mudança que permitiu aos portos adequarem-se as novas necessidades comerciais apontadas no texto foi a intensificação do uso de contêineres. compactação das áreas de estocagem. burocratização dos serviços de alfândega. redução da profundidade dos atracadouros. superação da especialização dos cargueiros. YVO@OSO


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2(ENEM- BR - 2012)Número Original: 21Código: 10930

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Modal Hidroviário Marítimo
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Questão de Vestibular - ENEM 2012
Questão de Vestibular - ENEM 2012
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A soma do tempo gasto por todos os navios de carga na espera para atracar no porto de Santos é igual a 11 anos — isso, contando somente o intervalo de janeiro a outubro de 2011. O problema não foi registrado somente neste ano. Desde 2006 a perda de tempo supera uma década. Folha de S. Paulo. 25 dez 201) (adapiado) A situação descrita gera consequências em cadeia, tanto para a produção quanto para o transporte. No que se refere à territorialização da produção no Brasil contemporâneo, uma dessas consequências é a OQ realocação das exportações para o modal aéreo em função da rapidez. O dispersão dos serviços financeiros em função da busca de novos pontos de importação. O redução da exportação de gêneros agricolas em função da dificuldade para o escoamento. O priorização do comércio com paises vizinhos em função da existência de fronteiras terrestres. O estagnação da indústria de alta tecnologia em função da concentração de investimentos na infraestrutura de circulação.


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3(UFPB- PB - 2010)Número Original: 1Código: 7631

Segunda série

Modal Hidroviário Fluvial
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Questão de Vestibular - UFPB 2010
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O transporte hidroviário é mundialmente reconhecido como econômico quando comparado ao transporte rodoviário e aéreo. Considerando a importância econômica e a questão ambiental, é correto afirmar que a hidrovia Paraguai — Paraná possui a) importância comercial, pois liga países do MERCOSUL. Sua ampliação tem sido criticada pelos ambientalistas, principalmente na área do pantanal matogrossense. b) função social importante por transportar, principalmente, pessoas entre os países do MERCOSUL. Sua ampliação vem recebendo elogios dos ambientalistas, porque o transporte hidroviário produz menos gases causadores do efeito estufa. c) importância secundária no transporte de carga, pois abrange apenas dois países do MERCOSUL, Brasil e Paraguai. Sua ampliação tem sido criticada pelos ambientalistas, principalmente no trecho do rio Paraná. d) grande importância comercial por escoar para a Argentina parte da produção de trigo do Brasil. Vem recebendo críticas dos ambientalistas por interferir na vazão dos rios Paraguai e Paraná. e) importante função social pelo crescente transporte de passageiros entre os países do MERCOSUL. Sua ampliação vem recebendo críticas dos ambientalistas por interferir na vazão das Cataratas do Iguaçu.


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4(USP- SP - 2007)Número Original: 51Código: 6402

Primeira Fase

Intradisciplinar Modal Hidroviário Marítimo Comércio internacional Panamá.b
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Questão de Vestibular - USP 2007
Questão de Vestibular - USP 2007
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A importância geopolítica do Canal do Panamá e o crescente fluxo de embarcações entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico exigem melhorias na infra-estrutura desse canal. Assim, a responsabilidade por essas melhorias caberá a) b) e) a) ao conjunto dos países que compõem a CARICOM (Comunidade do Caribe), dado o montante de recursos necessários. ao próprio Panamá, provavelmente, uma vez que o domínio e o controle do Canal passaram para esse país a partir do ano 2000. aos EUA, pois é o país que tem o principal interesse geopolítico na região, além de manter o controle do Canal. ao governo panamenho em uma associação com a Colômbia e a Costa Rica, oferecendo, a tais países vizinhos, vantagens futuras no uso do Canal. à ONU, que, a partir de 2008, será a responsável pela gestão do Canal, em razão não só do aumento do fiuxo intemacional de mercadorias, mas também em virtude de sua importância geopolítica.


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5(MACKENZIE- SP - 2009)Número Original: 30Código: 17649

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Intradisciplinar Modal Hidroviário Marítimo Geografia de Transportes
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2009
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A respeito do sistema de transportes no Brasil, considere as afirmações abaixo. I. Uma nova política de transportes vem sendo implantada desde a década de 1990, com o objetivo de elevar a competitividade das exportações, aumentando, dessa forma, a inserção do país na economia globalizada. Trata-se da substituição gradativa das malhas hidroviárias e rodoviárias, já existentes, pelas ferrovias. II. A Hidrovia Araguaia-Tocantins e a Ferrovia Norte-Sul são empreendimentos complementares, projetados para facilitar o escoamento da produção mineral e da produção agropecuária do Centro-Oeste do país, visando à conexão com os portos de Santos e Paranaguá pelas ferrovias Noroeste do Brasil, Novoeste e Ferropar. III. Do ponto de vista da movimentação de cargas, os maiores portos brasileiros são dois grandes terminais exportadores de minérios e produtos siderúrgicos: Itaqui, no Maranhão, e Tubarão, no Espírito Santo. Assim, a) somente I está correta. b) somente II está correta. ec) somente III está correta. d) somente Ie II estão corretas. e) somente II e III estão corretas.


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