Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Sociologia da Educação
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UECE - 2023)Número Original: 23Código: 14167907

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Sociologia da Educação
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023

Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(ETEC - 2023)Número Original: 28Código: 14090384

Segundo Semestre

Sociologia da Educação
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ETEC 2023

Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UEG - 2017)Número Original: 49Código: 9578376

Segundo Semestre - Prova Objetiva e Redação

Questões de identificações (Sociologia) Teorias sobre a função social da educação nas sociedades contemporâneas .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEG 2017
Exibir texto da questão

A educação é um processo pelo qual as gerações mais velhas impõem às gerações mais novas determinadas formas de agir, sentir, pensar, visando constituir o ser social em cada indivíduo e socializá-lo para seu lugar na divisão social do trabalho (classe social, profissão, etc.). Essa concepção de educação é a) durkheimiana, pois a entende como um fato social e como formação do ser social. b) marxista, pois expressa a dominação e a inserção individual em uma classe social. c) Kantiana, pois a coloca como sendo um imperativo categórico do qual ninguém pode escapar. d) weberiana, pois a compreende como ação social de uma geração sobre outra. e) cartesiana, pois valoriza a razão e o seu papel racionalizador e socializador.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UPE - 2018)Número Original: 58Código: 10006305

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Segundo Dia

Considerações sociológicas sobre a universalização do ensino como prerrogativa para a sobrevivência econômica nos dias atuais .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2018
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir: Nesse mundo novo, a sobrevivência econômica está ligada, como jamais esteve, à competência da mão de obra e até dos consumidores — portanto, de populações inteiras. A educação fundamental — quer dizer, o ensino universalizado e eficaz do idioma, da matemática, das ciências — virou condições prevalentes do desenvolvimento econômico. RIBEIRO, Sérgio. Construir o saber. In: Veja 25 anos — reflexões para o futuro. São Paulo: Abril, 1993, p. 208. A Sociologia compreende o tema tratado no texto como um importante articulador das transformações sociais ocorridas no século XXI, por meio do princípio da universalização. Com base nesse assunto, é CORRETO afirmar que a) as diferentes contradições do mundo contemporâneo motivaram a criação de uma educação voltada ao desenvolvimento de estratégias de socialização, com base na quantidade de pessoas para consumir a produção do mundo capitalista. a instrumentalização da técnica e da ciência na sociedade moderna impulsionou a escola a repensar sua função, integrando os estudantes às novas tecnologias. Isso colocou a escola a serviço da reprodução do sistema capitalista. o analfabetismo nada mais é que a ausência de políticas de estruturação dos currículos e estratégias didáticas da escola. Sem elas, não há motivação para o aluno permanecer na Instituição. o novo Ensino Médio é uma política de universalização do ensino básico no Brasil, cujo objetivo é o de motivar a participação dos estudantes em concursos internacionais de robótica. a comunidade em torno da escola tem um papel secundário, pois seus fatores demográficos, culturais, políticos, econômicos e ecológicos são elementos de interferência macrossociológica. Nesse contexto, a escola sofre menos impacto na sua organização.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UECE - 2019)Número Original: 30Código: 7856131

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Considerações sociológicas sobre o papel da educação na legitimação da diversidade cultural presente nas sociedades contemporâneas .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
Exibir texto da questão

Atente para a seguinte questão: “a discussão sobre a educação intercultural é uma necessidade para a sociedade que, cada vez mais, traz à tona seu caráter multicultural e onde ‘diferentes grupos socioculturais conquistam maior presença nos cenários públicos”, incluindo aí a escola”. Fonte: SILVA, Vanilda Alves da; REBOLO, Flavinês. A educação intercultural e os desafios para a escola e para o professor. Disponível em: http://www .scielo.br/pdf/inter/v18n1/1518-7012-inter-18- 01-0179.pdf Tendo como referência a multiculturalidade presente na sociedade contemporânea e a importância da educação para a diversidade, é correto afirmar que A) nas escolas, atualmente, as questões étnicas, raciais e de gênero, dentre outras, não se colocam como problemas importantes, pois não há conflitos decorrentes dessas ideologias. B) o papel prioritário da escola é o de ensinar a ler e a fazer conta. C) a escola deve ser pautada em princípios de igualdade e respeito pelo diferente, sem o considerar como um problema a ser resolvido. D) a discussão referente à construção das identidades de sujeitos invisibilizados na sociedade atual não é necessária, porque todos têm as mesmas oportunidades.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?