Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Filosofia e política.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UECE - 2023)Número Original: 9Código: 12798229

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Concepções filosóficas de Estado e do poder político ao longo dos séculos .f Grécia.b Questões de verdadeiro ou falso (Filosofia).g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
Exibir texto da questão

O legislador, estratego e poeta Sólon (século VI a.C.) foi o primeiro grande reformador democrático de Atenas. No fragmento a seguir, pode-se observar a cisão que Sólon estabelece entre a pólis e a monarquia. Leia-o com atenção. [...] por homens potentes a cidade perece, e do monarca o povo, por ignorância, na escravidão cai. Mui alçado, não é fácil depois trazê-lo ao chão [...] (SÓLON, fr. 9, in: RAGUSA, Giuliana; BRUNHARA, Rafael. Elegia gre; arcaica. Araçoiaba da Serra: Editora Mnema, 2021 Com base no texto, analise as assertivas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas. () A pólis se sustenta na ignorância do povo. () O poder de um só produz a ignorância. () A ignorância causa a escravidão do povo. () A pólis não pode apoiar-se na ignorância. A sequência correta, de cima para baixo, é A) F,F,V,V. B) V,F,F,M. C) V,F,F,F. D) EV, VV.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP - 2023)Número Original: 58Código: 13030648

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Filosofia e política.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
Exibir texto da questão

Também conhecidas como Organizações Intergover- namentais, essas instituições são criadas por países (Es- tados soberanos), regidas por tratados, que buscam por meio da cooperação a melhoria das condições econômicas, políticas e sociais dos associados. Buscam soluções em comum para resolver conflitos de interesses entre os Esta- dos membros. A Organização das Nações Unidas (ONU), fundada em 1945, é a maior organização internacional do mundo. Tem como objetivos principais a manutenção da paz mundial, o respeito aos direitos humanos e o progresso social da humanidade. (Benigno Núfez Novo. “Organizações internacionais”. www .direitonet.com.br, 08.02.2018. Adaptado.) A organização política intergovernamental mencionada no excerto assemelha-se à concepção de Estado da aborda- gem contratualista de Hobbes, caracterizada pelo dever do soberano de A) proteger a vida humana. ) garantir o direito natural. ( (B (C) superar a desigualdade social. (D) ampliar a liberdade individual. (E ) assegurar a propriedade privada.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNESP - 2023)Número Original: 39Código: 13030735

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos e Redação

Concepções filosóficas de Estado e do poder político ao longo dos séculos .f Questões de identificações (Filosofia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
Exibir texto da questão

Ao mostrar que a natureza humana é comum e que a reta razão é compreensível por todos, o jurista holandês Hugo Grotius (1583-1645) defende a hipótese de que o gê- nero humano nasce provido de direitos e deveres naturais que decorrem da própria capacidade de raciocínio, da própria racionalidade. Para isso, Grotius evoca um estado de nature- za pacífico anterior a qualquer história para se opor ao atual estado social dos homens. Se há uma natureza primitiva an- terior, o que inaugura a alta civilização é o Estado moderno. (Ricardo Monteagudo. Filosofia política, 2012. Adaptado.) A hipótese mencionada no excerto, sobre a constituição de formas de governos, fundamenta-se em uma visão (A) timocrática, na qual os cidadãos mais honrados têm o direito de governar. (B) anárquica, na qual os cidadãos não designam um gover- nante para si. (C) sofocrática, na qual o governo é atribuído aos mais sábios daquela sociedade. (D) despótica, na qual o rei exerce o poder absoluto sob justificativa divina. (E) contratualista, na qual o governo e o povo estabelecem um acordo político.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UECE - 2019)Número Original: 66Código: 7859530

Dois - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Concepções filosóficas de Estado e do poder político ao longo dos séculos .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
Exibir texto da questão

No Brasil, na Argentina e em outros países da América Latina, os governos estão promovendo mudanças econômicas e de políticas públicas, mudanças essas conhecidas como liberais ou neoliberais. Nessas mais recentes políticas governamentais, o poder público transfere a economia de mercado a satisfação de determinadas carências dos cidadãos, que devem provê-las a partir do próprio esforço individual em uma economia mais fortemente caracterizada pela concorrência entre os indivíduos e por menos direitos sociais. Em seu tempo, o filósofo contratualista Jean-Jacques Rousseau, em seu Do Contrato Social, afirma que quanto menos felicidade a República é capaz de proporcionar aos cidadãos, mais eles terão que buscar, individualmente, a felicidade. A consequência é uma sociedade cada vez mais egoista, desinteressada pela política e, por fim, agrilhoada por um déspota qualquer ou pela cobiça. O texto acima apresenta duas opiniões conflitantes sobre a condução das políticas públicas. Considerando essas opiniões, assinale a afirmação verdadeira. A) O governo brasileiro defende uma posição socialista, que consiste no provimento estatal daquilo que é necessário para a felicidade geral, enquanto Rousseau apresenta uma ideia liberal de economia e livre-iniciativa. B) Rousseau é um contumaz representante do marxismo cultural, que produz suas críticas ao governo Bolsonaro com o único objetivo de desestabilizar o Brasil e inviabilizar as reformas econômicas liberalizantes. C) Rousseau apresenta um argumento contrário ao individualismo liberal, uma vez que o indivíduo, despreocupado com a política e engajado nos ganhos econômicos, se distancia dos assuntos públicos e corre risco de perder sua liberdade. D) A posição do governo brasileiro, ao apresentar um menor aporte para as universidades públicas, quando amplia a rede de universidades privadas, é condizente com o pensamento de Rousseau, que tem em foco o bem público e não a busca individualizada por felicidade.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UEMA - 2020)Número Original: 34Código: 7892754

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Questões com imagens (filosofia).g Considerações filosóficas sobre a intolerância e suas motivações ao longo da existência humana .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEMA 2020
Exibir texto da questão

Na imagem, a mulher é Hipátia (351/370 - 415/416), erudita, professora, conferencista, filósofa e matemática. Ela foi despedaçada por uma multidão de cristãos fundamentalistas no século IV, entre os anos de 415 e 416 d.C. na cidade de Alexandria, onde dava aulas na famosa biblioteca de Alexandria. Sua morte ocorreu porque a pensadora era pagã e possuia elevado nível de conhecimento em astronomia, o que assustava os cristãos e colocava em xeque a autoridade do bispo. Os cristãos eram maioria na época, em razão de terem se tornado a religião oficial do Império Romano. eo menta, a nm ni oat mistério da brutal morte de Hipatia, a primeira matematica da historia. In: BBC Brasil. Disponivel em: https://www.bbc.com A explicação dada à imagem revela a intolerância existente na época. A motivação para a intolerância retratada, no texto, mescla concepções a) histórica e acadêmica. b) política e religiosa. c) sagrada e filosófica. d) mística e empirista. e) racionalista e estatal.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?