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1(UNICAMP- SP - 2011)Número Original: 35Código: 4460

Primeira Fase - Prova Q e Z

Questões escravistas no Segundo Reinado.g
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
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O primeiro recenseamento geral do Império foi realizado em 1872. Nos recenseamentos parciais anteriores, não se perguntava sobre a cor da população. O censo de 1872, ao inserir essa informação, indica uma mudança, orientada por um entendimento do conceito de raça que ancorava a cor em um suporte pretensamente mais rígido. Com a crise da escravidão e do regime monárquico, que levou ao enfraquecimento dos pilares da distinção social, a cor e a raça tornavam-se necessárias. (Adaptado de lvana Stolze Lima, Cores, marcas e falas: sentidos da mestiçagem no Império do Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2003, p. 109, 121.) A partir do enunciado, podemos concluir que ha um uso político na maneira de classificar a população, já que a) o conceito de raça permitia classificar a população a partir de um critério mais objetivo do que a cor, garantindo mais exatidão nas informações, o que era necessário em um momento de transição para um novo regime. b) no final do Império, o enfraquecimento dos pilares da distinção social era causado pelo fim da escravidão. Nesse contexto, ao perguntar sobre a raça da população, o censo permitiria a elaboração de políticas públicas visando à inclusão social dos ex- escravos. c) a introdução do conceito de raça no censo devia-se a uma concepção, cada vez mais difundida após 1870, que propunha a organização e o governo da sociedade a partir de critérios objetivos e científicos, o que levaria a uma maior igualdade social. d) no final do Império, a associação entre a cor da pele e o conceito de raça criava um novo critério de exclusão social, capaz de substituir as formas de distinção que eram próprias da sociedade escravista e monárquica em crise.


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2(UNICAMP - 2018)Número Original: 4Código: 6988831

Segunda Fase

Aspectos da Lei Áurea no final do século XIX .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2018
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4. No dia seguinte ao decreto da Libertação, negros e negras deixaram apressadamente os lugares onde tinham vivido durante longo tempo nas humilhações da escravidão e, das fazendas e sítios, afluíram em direção às cidades próximas. A maior parte desses novos cidadãos livres tinha pequenas economias. Ora, seu primeiro ato foi correr às lojas de calçados. (Adaptado de Louis Albert Gaffre, Visions du Brésil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1912, p. 205. Disponível em: https://archive.org/details/visionsdubrsil0Ogaff. Acessado em 01/08/2017.) a) Considerando o depoimento citado, explique um significado social do uso do sapato na época. b) Nomeie duas estratégias de sobrevivência dos brancos pobres, mestiços e forros no período do pós-abolição.


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3(UNICAMP- SP - 2016)Número Original: 3Código: 6387443

Segunda Fase

Projetos abolicionistas em disputa no final do século XIX.g
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
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Diversos projetos abolicionistas invadiram a cena política brasileira no último quarto do século XIX. O de André Rebouças foi um dos mais radicais. Mulato, baiano, filho de um membro da elite política imperial, engenheiro militar, dedicou-se à modemização de portos e à construção de estradas. Dedicado a compreender os mecanismos que emperravam o desenvolvimento do país, chegou à conclusão de que vivíamos um bloqueio estrutural para a emergência de indivíduos livres. A libertação dos escravos, por si só, não seria suficiente. Entendia a abolição como um primeiro passo, ao qual se seguiria uma necessária eliminação do monopólio da terra, pois a autonomia individual só seria possível com a transformação do ex- escravo em pequeno produtor independente. (Adaptado de Maria Alice Rezende de Carvalho, A terra prometida. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, v. 32, maio de 2008. Disponível em http://www. thbn.com.br/secaolcapa/a-terra-prometida. Acessado em 28/09/2015.) a) Por que o projeto de André Rebouças foi caracterizado como um projeto radical? b) Identifique e caracterize outro projeto abolicionista que divergia do projeto de Rebouças.


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4(UNICAMP- SP - 2016)Número Original: 59Código: 6387796

Primeira Fase - Prova Q e Z

Questões escravistas no Segundo Reinado.g
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
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“Uma categoria inferior de servidores que coexiste nas grandes casas com os domésticos livres são os escravos. Um recenseamento enumera em Gênova, em 1458, mais de 2 mil As mulheres estão em uma proporção esmagadora (97,5%) e 40% não têm ainda 23 anos. São totalmente desamparadas; todos na casa a repreendem, todos batem nela (patrão, máe, filhos crescidos) e os testemunhos de processos em que elas comparecem mostram-nas vivendo, frequentemente no temor de pancadas. Em Gênova e Veneza, a escrava-criada é essencial no prestígio das nobres e ricas matronas. (Adaptado de Charles De la Ronciêre, “A vida privada dos notáveis toscanos no limiar da Renascença”, em Georges Duby (org.), História da vida privada - da Europa feudal à Renascença, vol 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1990, p. 235-236.) Sobre o trabalho nas cidades italianas do período em questão, podemos afirmar corretamente que: a) O declínio da escravidão está ligado ao novo conceito antropocêntrico do ser humano e a uma nova dignidade da condição feminina no final da Idade Média. b) O trabalho servil era predominantemente feminino e concorria com o trabalho escravo. A escravidão diminuiu com essa concorrência, desdobrando-se no trabalho livre. c) Conviviam inúmeras formas de trabalho livre, semilivre e escravo no universo europeu e a sobreposição não era, em si, contraditória. d) O uso do castigo corporal igualava as escravas a outros trabalhadores e foi o motivo das rebeliões camponesas do período (jacqueries) e agitações urbanas.


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5(UNICAMP- SP - 2014)Número Original: 5Código: 30865

Primeira Fase - Prova Q e Z

Questões escravistas no Segundo Reinado.g Intradisciplinar Escravismo nos Estados Unidos.g
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
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Como os abolicionistas americanos previram, os problemas da escravidão não cessariam com a abolição. O racismo continuaria a acorrentar a população negra às esferas mais baixas da sociedade dos Estados Unidos. Mas se tivessem tido a oportunidade de fazer uma viagem pelo Brasil de seus sonhos — o país imaginado por tanto tempo como o lugar sem racismo — eles teriam concluído que entre o infemo e o paraíso não há uma tão grande distância afinal. (Adaptado de Célia M. M. Azevedo, Abolicionismo: Estados Unidos e Brasil, uma história comparada (século XIX). São Paulo: Annablume, 2003, p. 205.) Sobre o tema, é correto afirmar que: a) A experiência da escravidão aproxima a história dos Estados Unidos e do Brasil, mas a questão do racismo tomou-se uma pauta política apenas nos EUA da atualidade. b) Os abolicionistas norte-americanos tinham uma visão idealizada do Brasil, pois não identificavam o racismo “como um problema em nosso pais. c) A imagem de inferno e paraiso na questão racial também é adequada às divisões entre o sul e o norte dos EUA, pois a questão racial impactou apenas uma parte daquele país. d) A abolição foi uma etapa da equiparação de direitos nas sociedades norte-americana e brasileira, pois os direitos civis foram assegurados, em ambos os paises, no final do século XIX.


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