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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNICAMP - 2011)Número Original: 35Código: 4460

Primeira Fase - Prova Q e Z

Questões escravistas no Segundo Reinado.g
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
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O primeiro recenseamento geral do Império foi realizado em 1872. Nos recenseamentos parciais anteriores, não se perguntava sobre a cor da população. O censo de 1872, ao inserir essa informação, indica uma mudança, orientada por um entendimento do conceito de raça que ancorava a cor em um suporte pretensamente mais rígido. Com a crise da escravidão e do regime monárquico, que levou ao enfraquecimento dos pilares da distinção social, a cor e a raça tornavam-se necessárias. (Adaptado de lvana Stolze Lima, Cores, marcas e falas: sentidos da mestiçagem no Império do Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2003, p. 109, 121.) A partir do enunciado, podemos concluir que ha um uso político na maneira de classificar a população, já que a) o conceito de raça permitia classificar a população a partir de um critério mais objetivo do que a cor, garantindo mais exatidão nas informações, o que era necessário em um momento de transição para um novo regime. b) no final do Império, o enfraquecimento dos pilares da distinção social era causado pelo fim da escravidão. Nesse contexto, ao perguntar sobre a raça da população, o censo permitiria a elaboração de políticas públicas visando à inclusão social dos ex- escravos. c) a introdução do conceito de raça no censo devia-se a uma concepção, cada vez mais difundida após 1870, que propunha a organização e o governo da sociedade a partir de critérios objetivos e científicos, o que levaria a uma maior igualdade social. d) no final do Império, a associação entre a cor da pele e o conceito de raça criava um novo critério de exclusão social, capaz de substituir as formas de distinção que eram próprias da sociedade escravista e monárquica em crise.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Questões escravistas no Segundo Reinado.g

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Questões Parecidas

1(FATEC - 2016)Número Original: 17Código: 7876689

Primeiro semestre

Questões de identificações (Hist.) Ações políticas, sociais e econômicas de combate à escravidão no Brasil durante o período do segundo reinado .f Brasil.b Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - FATEC 2016
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Observe com atenção a notícia em destaque no jornal Gazeta de Notícias. & E É ao xh Rio de Tanotro — Sogunda-foira 14 de Maio de 1888 WwW. 135 a ds essere ado ea ad a : Ea Do ms ee EE 8 . a BB sms a nm : FE] am E E ve a ve cuvmos e = - ~ * a aroma : NURERO AYULSO 40 ns o À Sorgo onde a read a P,P Ur É nd : - NUIERO AVULSO 40 Mo do req cumes 10 sae bo + roman wf eh ia cen, 1 bah Acesso em: 31.07.2015. Assinale a alternativa que identifica corretamente a lei a que o jornal se refere e sua relação com o processo de extinção da escravidão no Brasil. (A) Lei Eusébio de Queiroz: endurecia a fiscalização das leis que proibiam a escravidão desde os primeiros séculos da presença portuguesa na América. (B) Lei Eusébio de Queiroz: promulgada após a abolição, visava garantir direitos e condições de reinserção da população liberta na sociedade e na economia brasileiras. (C) Lei Áurea: foi promulgada após a proclamação da República, quando toda a legislação imperial foi revogada e a questão da escravidão passou por nova regulamentação. (D) Lei Aurea: instituia uma série de dispositivos legais e foi adotada anos antes da abolição para garantir que, uma vez liberta, a população negra estivesse preparada para o mercado de trabalho. (E) Lei Áurea: representou o último passo para a abolição da escravidão, que já vinha ocorrendo gradualmente com a adoção de leis como a Eusébio de Queiroz, Lei do Ventre Livre e Lei do Sexagenário.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(ESPCEX - 2023)Número Original: 35Código: 12806544

Segundo Dia - Modelo F

Questões de identificações (Hist.) Brasil.b Processos e fatos históricos sobre a abolição da escravatura no Brasil .f
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Questão de Vestibular - ESPCEX 2023
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Durante o século XIX, a escravidão africana atingiu seu ponto máximo no Brasil, período em que o número de africanos obrigados a vir para o Brasil correspondeu a mais de 40% do total trazido desde o início do comércio negreiro, no século XVI. Todavia, pode-se afirmar que a escravidão foi formalmente extinta no Brasil em 13 de maio de 1888, com a promulgação da Lei Áurea [A] por Zumbi dos Palmares. [B] pela Princesa Isabel. [C] por Euzébio de Queiroz. [D] por D. Pedro Il. [E] Nenhuma das opções anteriores.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
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     E     




3(UNITAU - 2022)Número Original: 17Código: 11855048

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

Brasil.b Processos e fatos históricos sobre a abolição da escravatura no Brasil .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
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Questão de Vestibular - UNITAU 2022
Questão de Vestibular - UNITAU 2022
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Foi na segunda metade do século XIX, especialmente depois da proibição do tráfico, em 1850, que o debate sobre a abolição da escravidão se intensificou no Brasil. [...] A movimentação dos escravos teve repercussão política e influenciou decisivamente o processo da abolição. [...] Diante desse quadro de tensões crescentes, a princesa regente promulgou a Lei de 13 de Maio de 1888, que extinguiu em definitivo a escravidão no Brasil. Com dois artigos apenas, a lei colocava fim a uma instituição de mais de três séculos. Por ela os senhores não seriam indenizados, nem se cogitou qualquer forma de reparação aos ex-escravos. Entretanto, a escravidão foi extinta no auge de um movimento popular de grandes proporções. ALBUQUERQUE, WLAMYRA R. e FILHO, Walter F. Uma história do negro no Brasil. Salvador, Brasília: Centro de Estudos Afro-Orientais, Fundação Cultural Palmares, 2006, p. 194. Adaptado Sobre o protagonismo dos negros no processo de abolição da escravidão e a figura da princesa Isabel na memória deste período, leia as afirmativas abaixo: I. Os escravizados tomaram iniciativas que aceleraram o fim da escravidão, como as fugas, a formação de quilombos e a rebeldia cotidiana. II. A partir da década de 1980, os movimentos sociais negros passaram a questionar a versão oficial da Abolição que exaltava muito mais a bondade e a caridade da princesa Isabel do que a luta dos escravizados para conquistar a liberdade. II. Com o objetivo de resgatar o espírito de luta e enaltecer a resistência, as organizações negras passaram a exaltar o 13 de maio, pois a data era importante para irmandades religiosas, cultos afro- brasileiros e comunidades quilombolas, dentre outros grupos. IV. Depois do centenário da Abolição, diversos grupos do movimento negro passaram a incorporar o 13 de maio ao calendário das discussões sobre racismo no Brasil e o 20 de Novembro, data da morte de Zumbi de Palmares, foi instituído como Dia Nacional da Consciência Negra. Está CORRETO o que se afirma em: a) Ie II, apenas. b) Le III, apenas. c) Ile IV, apenas. d) I, Ie III, apenas. e) L Ile IV, apenas.


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4(UEMA - 2022)Número Original: 21Código: 11657674

PAES - Prova Objetiva

Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b Mudanças sociais relacionadas com a Lei do Ventre Livre no final do século XIX .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2022
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A personagem central de A Escrava é uma mulher escravizada que sofre pela perda de seus filhos, retirados à força de sua companhia e vendidos para outra província, prática conhecida como tráfico interprovincial. Esse sofrimento materno, associado aos maus tratos decorrentes do cotidiano do cativeiro, resultou na fuga da escrava e, em seguida, na sua morte. O trecho selecionado é um diálogo fictício do referido conto e trata de um direito adquirido pelos escravos com a Lei n. 2040, de 1871, também conhecida como a lei do Ventre Livre. — Sim, minha cara senhora, redarguiu, terminando a leitura: o direito de propriedade, conferido outrora por lei a nossos avós, hoje nada mais é que uma burla... A lei retrogradou. Hoje protege-se escandalosamente o escravo, contra seu senhor; hoje qualquer indivíduo diz a um juiz de órfãos: — Em troca desta quantia exijo a liberdade do escravo fulano — haja ou não aprovação do seu senhor. REIS, Maria Firmina. A Escrava. In. MORAIS FILHO, Nascimento. Maria Firmina: fragmentos de uma vida. São Luís, s/e, 1975. Pode-se afirmar a respeito das mudanças dessa lei abolicionista que a) a alforria imediata era um direito das crianças filhas de mulheres escravas crioulas, ou seja, as escravas nascidas no Brasil, as quais recebiam de imediato o direito de liberdade e de cidadania em todo o território nacional. b) as alforrias, quer gratuitas ou onerosas, dependeriam exclusivamente da vontade do senhor, para fazer jus ao direito de propriedade, podendo ser feitas em cartório ou perante um pároco, bastando a presença de uma testemunha. c) os filhos das escravas eram considerados livres, mas só usufruiriam desse direito, após uma indenização monetária ou por serviços, o que implicava em uma liberdade somente aos 21 anos. d) a liberdade das crianças, filhas de escravas, era restrita aos escravos pertencentes aos proprietários particulares e do meio urbano, ficando de fora os escravos do eito nas fazendas agricolas e aqueles que estavam a serviço da Coroa. e) a indenização aos senhores de escravos seria feita por meio de um Fundo de Emancipação, em que o estado colaborava com parte dos impostos e a outra parte seria resultante das taxas cobradas sobre as alforrias.


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5(UECE - 2020)Número Original: 25Código: 11427682

Dois - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Brasil.b Processos e fatos históricos sobre a abolição da escravatura no Brasil .f
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Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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Atente para o seguinte excerto a respeito da abolição da escravatura no Brasil: “[..] a abolição da escravatura não eliminou o problema do negro. A opção pelo trabalhador imigrante, nas áreas regionais mais dinâmicas da economia, e as escassas oportunidades abertas ao ex-escravo, em outras áreas, resultaram em uma profunda desigualdade social da população negra. Fruto em parte do preconceito, essa desigualdade acabou por reforçar o próprio preconceito contra o negro. Sobretudo nas regiões de forte imigração, ele foi considerado um ser inferior, perigoso, vadio e propenso ao crime; mas útil quando subserviente”. FAUSTO, Boris. História do Brasi São Paulo: Edusp, 2013, p. 169. Considerando o processo histórico de abolição da escravatura no Brasil, é correto afirmar que A) foi, além de muito rápido, suficiente para acabar com o escravismo e logo inserir o ex-escravo, de forma igualitária, nos diversos espaços da sociedade brasileira. B) além de lento, considerando-se o lapso temporal entre a Lei Eusébio de Queirós, de cunho abolicionista, de 1850, e a Lei Áurea, de 1888, não representou o fim da marginalização da população negra. C) o país, por ser pioneiro na abolição da escravatura, encontrou grande dificuldade, pois, não havendo exemplos a serem seguidos, obrigou-se a construir seu próprio modelo de inclusão social para os ex-escravos. D) como nos EUA, onde os ex-escravos foram plenamente aceitos na sociedade por sua capacidade de produção, os ex-escravos brasileiros também tiveram oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e experimentar chances iguais para vencer na vida.


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