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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNICAMP - 2014)Número Original: 5Código: 30865

Primeira Fase - Prova Q e Z

Questões escravistas no Segundo Reinado.g Intradisciplinar Escravismo nos Estados Unidos.g
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
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Como os abolicionistas americanos previram, os problemas da escravidão não cessariam com a abolição. O racismo continuaria a acorrentar a população negra às esferas mais baixas da sociedade dos Estados Unidos. Mas se tivessem tido a oportunidade de fazer uma viagem pelo Brasil de seus sonhos — o país imaginado por tanto tempo como o lugar sem racismo — eles teriam concluído que entre o infemo e o paraíso não há uma tão grande distância afinal. (Adaptado de Célia M. M. Azevedo, Abolicionismo: Estados Unidos e Brasil, uma história comparada (século XIX). São Paulo: Annablume, 2003, p. 205.) Sobre o tema, é correto afirmar que: a) A experiência da escravidão aproxima a história dos Estados Unidos e do Brasil, mas a questão do racismo tomou-se uma pauta política apenas nos EUA da atualidade. b) Os abolicionistas norte-americanos tinham uma visão idealizada do Brasil, pois não identificavam o racismo “como um problema em nosso pais. c) A imagem de inferno e paraiso na questão racial também é adequada às divisões entre o sul e o norte dos EUA, pois a questão racial impactou apenas uma parte daquele país. d) A abolição foi uma etapa da equiparação de direitos nas sociedades norte-americana e brasileira, pois os direitos civis foram assegurados, em ambos os paises, no final do século XIX.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
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     D     
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Questões escravistas no Segundo Reinado.g - Escravismo nos Estados Unidos.g

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Questões Parecidas

1(USP- SP - 2009)Número Original: 31Código: 6066

Primeira Fase

Aspectos e características da escravidão nos Estados Unidos e suas consequências na história política e social do país até os dias atuais .f Estados Unidos.b
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Questão de Vestibular - USP 2009
Questão de Vestibular - USP 2009
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“Uma casa dividida contra si mesma não subsistirá. Acredito que esse governo, meio escravista e meio livre, não poderá durar para sempre. Não espero que a União se dissolva; não espero que a casa caia. Mas espero que deixe de ser dividida. Ela se transformará só numa coisa ou só na outra.” Abraham Lincoln, em 1858. Esse texto expressa a a) posição política autoritária do presidente Lincoln. b) perspectiva dos representantes do sul dos EUA. c) proposta de Lincoln para abolir a escravidão. d) proposição nortista para impedir a expansão para o Oeste. e) preocupação de Lincoln com uma possível guerra civil.


Opções de Resposta: 
     A     
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2(FATEC - 2016)Número Original: 17Código: 7876689

Primeiro semestre

Questões de identificações (Hist.) Ações políticas, sociais e econômicas de combate à escravidão no Brasil durante o período do segundo reinado .f Brasil.b Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - FATEC 2016
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Observe com atenção a notícia em destaque no jornal Gazeta de Notícias. & E É ao xh Rio de Tanotro — Sogunda-foira 14 de Maio de 1888 WwW. 135 a ds essere ado ea ad a : Ea Do ms ee EE 8 . a BB sms a nm : FE] am E E ve a ve cuvmos e = - ~ * a aroma : NURERO AYULSO 40 ns o À Sorgo onde a read a P,P Ur É nd : - NUIERO AVULSO 40 Mo do req cumes 10 sae bo + roman wf eh ia cen, 1 bah Acesso em: 31.07.2015. Assinale a alternativa que identifica corretamente a lei a que o jornal se refere e sua relação com o processo de extinção da escravidão no Brasil. (A) Lei Eusébio de Queiroz: endurecia a fiscalização das leis que proibiam a escravidão desde os primeiros séculos da presença portuguesa na América. (B) Lei Eusébio de Queiroz: promulgada após a abolição, visava garantir direitos e condições de reinserção da população liberta na sociedade e na economia brasileiras. (C) Lei Áurea: foi promulgada após a proclamação da República, quando toda a legislação imperial foi revogada e a questão da escravidão passou por nova regulamentação. (D) Lei Aurea: instituia uma série de dispositivos legais e foi adotada anos antes da abolição para garantir que, uma vez liberta, a população negra estivesse preparada para o mercado de trabalho. (E) Lei Áurea: representou o último passo para a abolição da escravidão, que já vinha ocorrendo gradualmente com a adoção de leis como a Eusébio de Queiroz, Lei do Ventre Livre e Lei do Sexagenário.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
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3(UFRGS - 2023)Número Original: 39Código: 13024408

Concurso Vestibular - Primeiro Dia

Processos e fatos históricos sobre a escravidão nos Estados Unidos a partir do século XVIII .f Estados Unidos.b
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Questão de Vestibular - UFRGS 2023
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Leia o segmento abaixo. Nasci e cresci na escravidão, permaneci em estado de escravatura por 27 anos. Desde que cheguei ao Norte, precisei trabalhar com afinco para me sustentar e dar educação aos meus filhos. [...] sinceramente, desejo despertar nas mulheres do Norte a consciência da condição de 2 milhões de mulheres no Sul, ainda em cativeiro, sofrendo o que eu sofri — a maior parte delas sofre muito mais. Quero somar meu relato ao de escritores mais capazes para convencer as pessoas dos Estados Livres sobre o que a escravidão de fato é. Apenas por meio da experiência é possível perceber a profundeza, a escuridão e o fedor daquele poço de abominações. JACOBS, Harriet Ann. Incidentes na vida de uma menina escrava. Tradução Ana Ban. São Paulo: Todavia, 2019. p. 09-10. Harriet Ann Jacobs (1813-1897) é a autora dessa obra. Nascida sob o regime de escravidão, fugiu do Sul, onde vivia essa situação por volta de 1830, e foi para o Norte. A obra é datada de 1861. A autora assinou, à época, como Linda Brent. Assinale a alternativa correta em relação à história da escravidão nos Estados Unidos da América. (A) As divergências entre os estados do Sul e do Norte podem ser classificadas como divergências de modelos econômicos: um, baseado na ocupação do território e na exploração da mão de obra escravizada; outro, baseado na escravização apenas das mulheres. (B) A chamada guerra de secessão é um dos episódios do contexto da guerra civil americana da segunda metade do século XIX e está relacionada, entre outros fatores, à divergência entre o modelo escravista, defendido pelos estados do Norte, e o emprego de mão de obra livre e assalariada, praticado no Sul. (C) O texto escrito por Harriet Ann Jacobs está diretamente relacionado ao conflito entre o Norte e o Sul dos Estados Unidos, na segunda metade do século XIX. Nesse conflito, os estados do Sul saíram derrotados. (D) A eleição de Abraham Lincoln em 1860 despertou críticas apenas dos estados do Norte, na medida em que uma das suas propostas era a manutenção da escravidão naquela região. (E) Harriet Ann Jacobs escreveu sobre a permanência da escravidão na América do Sul, enquanto o regime escravista já estava abolido na América do Norte.


Opções de Resposta: 
     A     
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4(ESPCEX - 2023)Número Original: 35Código: 12806544

Segundo Dia - Modelo F

Questões de identificações (Hist.) Brasil.b Processos e fatos históricos sobre a abolição da escravatura no Brasil .f
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Questão de Vestibular - ESPCEX 2023
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Durante o século XIX, a escravidão africana atingiu seu ponto máximo no Brasil, período em que o número de africanos obrigados a vir para o Brasil correspondeu a mais de 40% do total trazido desde o início do comércio negreiro, no século XVI. Todavia, pode-se afirmar que a escravidão foi formalmente extinta no Brasil em 13 de maio de 1888, com a promulgação da Lei Áurea [A] por Zumbi dos Palmares. [B] pela Princesa Isabel. [C] por Euzébio de Queiroz. [D] por D. Pedro Il. [E] Nenhuma das opções anteriores.


Opções de Resposta: 
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5(UNITAU - 2022)Número Original: 17Código: 11855048

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

Brasil.b Processos e fatos históricos sobre a abolição da escravatura no Brasil .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
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Questão de Vestibular - UNITAU 2022
Questão de Vestibular - UNITAU 2022
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Foi na segunda metade do século XIX, especialmente depois da proibição do tráfico, em 1850, que o debate sobre a abolição da escravidão se intensificou no Brasil. [...] A movimentação dos escravos teve repercussão política e influenciou decisivamente o processo da abolição. [...] Diante desse quadro de tensões crescentes, a princesa regente promulgou a Lei de 13 de Maio de 1888, que extinguiu em definitivo a escravidão no Brasil. Com dois artigos apenas, a lei colocava fim a uma instituição de mais de três séculos. Por ela os senhores não seriam indenizados, nem se cogitou qualquer forma de reparação aos ex-escravos. Entretanto, a escravidão foi extinta no auge de um movimento popular de grandes proporções. ALBUQUERQUE, WLAMYRA R. e FILHO, Walter F. Uma história do negro no Brasil. Salvador, Brasília: Centro de Estudos Afro-Orientais, Fundação Cultural Palmares, 2006, p. 194. Adaptado Sobre o protagonismo dos negros no processo de abolição da escravidão e a figura da princesa Isabel na memória deste período, leia as afirmativas abaixo: I. Os escravizados tomaram iniciativas que aceleraram o fim da escravidão, como as fugas, a formação de quilombos e a rebeldia cotidiana. II. A partir da década de 1980, os movimentos sociais negros passaram a questionar a versão oficial da Abolição que exaltava muito mais a bondade e a caridade da princesa Isabel do que a luta dos escravizados para conquistar a liberdade. II. Com o objetivo de resgatar o espírito de luta e enaltecer a resistência, as organizações negras passaram a exaltar o 13 de maio, pois a data era importante para irmandades religiosas, cultos afro- brasileiros e comunidades quilombolas, dentre outros grupos. IV. Depois do centenário da Abolição, diversos grupos do movimento negro passaram a incorporar o 13 de maio ao calendário das discussões sobre racismo no Brasil e o 20 de Novembro, data da morte de Zumbi de Palmares, foi instituído como Dia Nacional da Consciência Negra. Está CORRETO o que se afirma em: a) Ie II, apenas. b) Le III, apenas. c) Ile IV, apenas. d) I, Ie III, apenas. e) L Ile IV, apenas.


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