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1(UNESP - 2023)Número Original: 58Código: 13030648

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Filosofia e política.g
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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Também conhecidas como Organizações Intergover- namentais, essas instituições são criadas por países (Es- tados soberanos), regidas por tratados, que buscam por meio da cooperação a melhoria das condições econômicas, políticas e sociais dos associados. Buscam soluções em comum para resolver conflitos de interesses entre os Esta- dos membros. A Organização das Nações Unidas (ONU), fundada em 1945, é a maior organização internacional do mundo. Tem como objetivos principais a manutenção da paz mundial, o respeito aos direitos humanos e o progresso social da humanidade. (Benigno Núfez Novo. “Organizações internacionais”. www .direitonet.com.br, 08.02.2018. Adaptado.) A organização política intergovernamental mencionada no excerto assemelha-se à concepção de Estado da aborda- gem contratualista de Hobbes, caracterizada pelo dever do soberano de A) proteger a vida humana. ) garantir o direito natural. ( (B (C) superar a desigualdade social. (D) ampliar a liberdade individual. (E ) assegurar a propriedade privada.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UNESP - 2023)Número Original: 39Código: 13030735

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos e Redação

Concepções filosóficas de Estado e do poder político ao longo dos séculos .f Questões de identificações (Filosofia)
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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Ao mostrar que a natureza humana é comum e que a reta razão é compreensível por todos, o jurista holandês Hugo Grotius (1583-1645) defende a hipótese de que o gê- nero humano nasce provido de direitos e deveres naturais que decorrem da própria capacidade de raciocínio, da própria racionalidade. Para isso, Grotius evoca um estado de nature- za pacífico anterior a qualquer história para se opor ao atual estado social dos homens. Se há uma natureza primitiva an- terior, o que inaugura a alta civilização é o Estado moderno. (Ricardo Monteagudo. Filosofia política, 2012. Adaptado.) A hipótese mencionada no excerto, sobre a constituição de formas de governos, fundamenta-se em uma visão (A) timocrática, na qual os cidadãos mais honrados têm o direito de governar. (B) anárquica, na qual os cidadãos não designam um gover- nante para si. (C) sofocrática, na qual o governo é atribuído aos mais sábios daquela sociedade. (D) despótica, na qual o rei exerce o poder absoluto sob justificativa divina. (E) contratualista, na qual o governo e o povo estabelecem um acordo político.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(UNESP - 2018)Número Original: 58Código: 7002255

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Debates filosóficos sobre as relações entre os meios de comunicação de massa e o universo da política no mundo contemporâneo .f Questões com causas ou consequências (Filosofia)
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
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A mídia é estética porque o seu poder de convenci- mento, a sua força de verdade e autoridade, passa por categorias do entendimento humano que estão pautadas na sensibilidade, e não na racionalidade. A mídia nos in- fluencia por imagens, e não por argumentos. Se a pro- paganda de um carro nos promete o dom da liberdade absoluta e não o entrega, a propaganda política não vai ser mais cuidadosa na entrega de suas promessas sim- bólicas, mesmo porque ela se alimenta das mesmas cate- gorias de discurso messiânico que a religião, outra grande área de venda de castelos no ar. (Francisco Fianco. “O desespero de pensar a política na sociedade do espetáculo”. http://revistacult.uol.com.br, 11.01.2017. Adaptado.) Considerando o texto, a integração entre os meios de co- municação de massa e o universo da política apresenta como implicação (A) a redução da discussão política aos padrões da pro- paganda e do marketing. (B) a ampliação concreta dos horizontes de liberdade na sociedade de massas. (C) o fortalecimento das instituições democráticas e dos direitos de cidadania. (D) o apelo a recursos intelectuais superiores de interpre- tação da realidade. (E) a mobilização de recursos simbólicos ampliadores da racionalidade.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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4(UNESP - 2015)Número Original: 9Código: 6986490

Meio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Filosofia e política.g
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Questão de Vestibular - UNESP 2015
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Do ponto de vista do Iluminismo, a ilusão deixa de ser uma simples deficiência subjetiva, e passa a enraizar-se em contextos de dominação, de onde a ilusão deriva e se incumbe de estabilizar. O preconceito — a opinião falsa, não con- trolável pela razão e pela experiência — revela seu substrato político. É no interesse do poder que a razão é capturada pelas perturbações emocionais, abstendo-se do esforço necessário para libertar-se das paixões perversas, e para rom- per o véu das aparências, que impedem uma reflexão emancipatória. Deixando-se arrastar pelas interferências, a razão não pode pensar o sistema social em sua realidade. Prisioneira do dogmatismo, que nem pode ser submetido ao tribunal da experiência nem permite a instauração desse tribunal, a razão está entregue, sem defesa, às imposturas da religião e de todos os outros dogmas legitimadores. (Sérgio Paulo Rouanet. A razão cativa, 1990. Adaptado.) Considerando o texto e o título sugestivo do livro de Rouanet, explique as implicações políticas do cativeiro da razão e defina o que significa a reflexão emancipatória referida pelo autor.


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5(UNESP - 2015)Número Original: 59Código: 6985379

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

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Questão de Vestibular - UNESP 2015
Questão de Vestibular - UNESP 2015
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Para o teórico Boaventura de Sousa Santos, o direito se submeteu à racionalidade cognitivo-instrumental da ciência moderna e tornou-se ele próprio científico. Existe a necessi- dade de repensarmos os direitos humanos. Boaventura nos instiga a pensar que eles possuem um caráter racional e re- gulador da vida humana. Esses direitos não colaboram para eliminar as assimetrias políticas, culturais, sociais e econô- micas existentes, especialmente nos países periféricos. Os direitos humanos, num plano universalista e aberto a todos, não modificam as estruturas desiguais, mas ratificam a orde- nação normativa para comandar uma sociedade. (Adriano São João e João Henrique da Silva. “A historicidade dos direitos humanos”. Filosofia, ciência e vida, dezembro de 2014. Adaptado.) De acordo com o texto, os direitos humanos são passíveis de crítica porque (A) desempenham um papel meramente formal de proteção da vida. (B) inexistem padrões universalistas aplicáveis à totalidade da humanidade. (C) são incompatíveis com os valores culturais de nações não ocidentais. (D) sua estrutura normativa carece de racionalidade e de cientificidade. (E) são destituídos de uma visão religiosa e espiritualista de mundo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
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     D     
     E     




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