Busca de Exercícios - UECE - Filosofia e cultura.g Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Filosofia e cultura.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UECE - 2023)Número Original: 16Código: 14167892

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Filosofia e cultura.g

Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023

Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UECE - 2023)Número Original: 19Código: 14167883

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Filosofia e cultura.g

Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023

Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UECE - 2019)Número Original: 4Código: 7856051

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Debates filosóficos sobre a naturalização dos valores culturais nas sociedades .f

Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
Exibir texto da questão

O filósofo esloveno Slavoj Zizék, em uma crônica sobre o último episódio de Games of thrones, afirma: “O que está em jogo no conflito final é, para resumir de maneira simples, o seguinte: a revolta contra a tirania deveria se dar no marco de uma mera luta pelo retorno à versão antiga, mais bondosa, da mesma ordem hierárquica, ou deveria evoluir no sentido de uma busca por uma nova ordem necessária? [...] O embate final da série combina a rejeição a uma transformação radical com um velho mote antifeminista. [...] Aqui vale lembrar que o enredo foi escrito por dois homens. A figura Daenerys como rainha tresloucada é rigorosamente uma fantasia masculina (os críticos acertaram ao apontar que sua descida à loucura não se justificava psicologicamente). A cena em que ela, tomada por um olhar de fúria e loucura, sobrevoa a cidade em seu dragão incendiando casas e pessoas é simplesmente a expressão da ideologia patriarcal com seu medo de uma mulher politicamente forte”. ZIZEK, Slavoj. Feminilidade tóxica em “Game of Thrones”. Disponível em: B/og da Boitempo. https://blogdaboitempo.com.br/2019/05/21/feminilidade- toxica-em-game-of-thrones-zizek-escreve-sobre-o- desfecho-da-serie/. Publicado em 21/05/2019, Com base na passagem citada acima, é correto afirmar que A) o descarte de uma nova ordem, como resolução dos embates da série, recorreu à evolução inverossimil de Daenerys à loucura. B) há uma relação causal entre ter sido escrita por dois homens e o desfecho machista e sem verossimilhança da série. C) a evolução de Daenerys para a loucura é explicada pela pressão misógina e patriarcal que os autores da série sofreram. D) os homens possuem uma fantasia sexual com mulheres tresloucadas, furiosas, e isso é expressão da ideologia patriarcal.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UECE - 2020)Número Original: 16Código: 7871818

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Questões com imagens (filosofia).g Debates filosóficos sobre os arquétipos humanos expressos nas construções culturais das sociedades ao longo dos séculos .f

Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
Exibir texto da questão

A refilmagem, deste ano, do clássico personagem “Coringa” provocou discussões sobre seus significados no plano sociopolítico. Analisando as várias versões inspiradas no HQ da DC Comics, mg se Fabrício Moraes descreve o Coringa como o id, o impulso destrutivo e caótico, mas também criativo e artístico. Batman seria o superego, o juiz punitivo e ordenador da cidade, o arquétipo do guardião que afronta e interpõe limites a um território. O Coringa seria a face da comédia, Batman não se livra da face da tragédia. Neste sentido, o filme Coringa nos mostraria que o aspecto lúdico só tem pleno sentido se coexiste com a vida da sobriedade. Coringa e Batman são indissociáveis. Ver: MORAES, Fabrício. “Coringa”: A raiva de Caliban por se ver no espelho. In Revista Amálgama. Disponível em: https://www.revistaamalgama.com.br/10/2019/resenha- coringa/. 2019. Considerando a analise acima, é correto dizer que esta amparada teoricamente A) na noção estético-moral de Nietzsche em O nascimento da tragédia, onde ordem e caos se equilibram e fazem nascer o humano: Coringa e Batman são indissociáveis como Dionísio (loucura) e Apolo (razao). B) na teoria politica marxista, que concebe as relações sociais mascaradas pela ideologia de classe, o que necessariamente provoca o conflito social: Coringa e Batman são representações da luta de classes. C) na definição de arte dos filósofos gregos como Aristóteles, cuja ideia fundamental era a de mimesis, ou seja, de imitação ou representação da realidade: Coringa e Batman são representações do ser e do não ser. D) na concepção moral agostiniana, na qual o bem e o mal, o pecado e a graça, a cidade dos homens e a cidade de Deus coabitam no interior de cada indivíduo: Coringa e Batman são representações dessa contradição.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UECE - 2024)Número Original: 14Código: 14167244

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Filosofia e cultura.g

Questão de Vestibular - UECE 2024
Questão de Vestibular - UECE 2024

Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.