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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UECE - 2023)Número Original: 19Código: 14167883

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Filosofia e cultura.g
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023

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Filosofia e cultura.g

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Questões Parecidas

1(UEMA - 2023)Número Original: 35Código: 12911715

PAES - Prova Objetiva

Questões com imagens (filosofia).g Debates filosóficos sobre a manifestação do ateísmo nas sociedades autuais .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2023
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O ateísmo tem sido uma marca da modernidade com o processo de secularização do homem que abandona a dimensão da fé em um Deus para se devotar à existência do mundo. No entanto, a charge reflete o ateísmo religioso, como um fenômeno religioso contemporâneo. SER ATEU É NÃO ACREDITAR MAS DE TODOS OS (WO ÚNICO E VERDADEIRO DEUS. DEUSES QUE EXISTEM ESCAPOU POR E EXISTIRAM NO UM, HEIM? MUNDO, VOCÊ NÃO ACREDITAR who, ATEU jÉ QUEM não ACREDITA EM WEMHUM DEUS! https://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2016/11/13/intolerancia-contra-os-nao-religiosos-ateistas-ou-agnosticos/ Esse ateísmo pode ser definido como ato de a) negar qualquer argumento científico da existência de Deus, assim como exclui a possibilidade do conhecimento epistemológico de um ser divino, restando, apenas, a esfera da moral. b) rejeitar as comprovações da existência divina, garantindo a crença de que o mundo tem algo numinoso, expressão da beleza, e a defesa da liberdade religiosa universal. c) recusar a possibilidade absoluta de Deus existir, resguardando, apenas, a defesa de um ateísmo que é o agnosticismo radical, em que só o homem pode criar um ser divino. d) rechaçar a compreensão de um pensamento de uma religião forte, em que se rejeita o conhecimento do deus institucional da religião, para fortalecer a ruptura com as filosofias totalitárias. e) denegar a religião para desenvolver uma natureza das crenças libertas das igrejas institucionais, de modo que se desenvolva uma espiritualidade sem religião e sem Deus.


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2(UPE - 2019)Número Original: 44Código: 10018925

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Primeiro Dia

Considerações filosóficas sobre a função do trabalho nas transformações culturais da condição humana .f
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Questão de Vestibular - UPE 2019
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Observe o texto a seguir sobre a condição humana: O trabalho é a atividade humana por excelência, pela qual o homem transforma o mundo e a si mesmo. Por isso, se num primeiro momento a natureza se apresenta como destino, é o trabalho que surge como condição de transcendência e liberdade, a não ser nos sistemas onde persistem formas de exploração que levam à alienação. (ARANHA, Maria Lúcia Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia, São Paulo: Moderna, 1993, p. 1.) O texto acima retrata a dimensão do trabalho como condição ímpar da atividade humana, que favorece o distanciamento, numa perspectiva crítica, da visão do homem em relação ao mundo e a si mesmo. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA. a) b) c) d) e) O conceito de trabalho sempre esteve ligado ao homem numa perspectiva crítica e positiva. Numa perspectiva crítica, o homem se autoproduz e dignifica sua natureza pelo trabalho. O homem se dignifica num sistema de exploração do trabalho alienante. A alienação é a possibilidade de transcendência e de liberdade humana. O valor do trabalho está na sua dimensão teórica e acrítica.


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3(UNESP - 2019)Número Original: 57Código: 6984998

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Debates filosóficos sobre a criação e o desenvolvimento da vida na realidade concreta .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2019
Questão de Vestibular - UNESP 2019
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O zoólogo Richard Dawkins e o paleontólogo Simon Conway Morris têm muito em comum: lecionam nas mais prestigiadas universidades da Grã-Bretanha [...] e comparti- lham opiniões e crenças científicas quando o tema é a origem da vida. Para ambos, a riqueza da biosfera na Terra é expli- cada mais do que satisfatoriamente pela teoria da seleção natural, de Charles Darwin. [...] Num encontro realizado na Universidade de Cambridge, porém, eles protagonizaram um novo round de um debate que divide a humanidade desde que o mundo é mundo: Deus existe? Morris, cristão convicto, afirmou [em sua palestra] que a “misteriosa habilidade” da na- tureza para convergir em criaturas morais e adoráveis como os seres humanos é uma prova de que o processo evolutivo é obra de Deus. Já o agnóstico Dawkins disse que o poder criativo da evolução reforçou sua convicção de que vivemos num mundo puramente material. (Rodrigo Cavalcante. “Procura-se Deus”. https://super.abril.com.br, 31.10.2016.) O conflito de opiniões entre os dois cientistas ilustra a oposi- ção entre (A) duas visões filosoficamente baseadas na metafísica. B) duas visões anticientíficas sobre a origem do Universo. ) ) C) um ponto de vista ateu e um enfoque materialista. D) duas interpretações diferentes sobre o evolucionismo. ) ( ( ( (E) dois pontos de vista teológicos acerca da origem do Universo.


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4(UEMA - 2022)Número Original: 31Código: 11657730

PAES - Prova Objetiva

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Questões com imagens (filosofia).g Relações de sentido entre a escravidão na Grécia antiga e o conceito de racismo .f Mundo.b
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Questão de Vestibular - UEMA 2022
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Estudos contemporâneos sobre o racismo delineiam uma conexão genealógica entre escravidão grega e o racismo, conforme a charge. SS = PELO Fim DA— q : Lo DO E Test AN IDA EUA DA EM MASSA, EXTERMÍNIO GEN pato) - DO JOVEM NEGRO E DA DESIGUALDA BE RACIAL E DE GENERO? NV) puxocen nn = http://wwwjuniao.com.br/chargecartum/ A relação entre os dois conceitos está contemplada na seguinte afirmativa: a) Para Aristóteles, a escravidão é determinada pela natureza, pois o senhor se sobrepõe ao escravo, sendo os gregos superiores aos outros povos. O racismo se estrutura pela discriminação de raças inferiores, definidas por outras superiores. b) Para Platão, o escravo é uma necessidade para a cidade, de tal modo que o senhor deve impor sua vontade para que o escravo a execute. O racismo refuta a sobreposição do indivíduo ao outro, pois o conceito surge na modernidade, alicerçado nos pilares: fraternidade, igualdade e liberdade. c) Em Aristóteles, é impossível o escravo ser livre, pois a natureza o define sempre por escravo: um ser inferior. No racismo, a raça branca ignora a liberdade, por entenderem que essa é um desejo só de raças inferiores. d) Em Platão, o escravo grego habita o ambiente doméstico, o que favorece ao cidadão pensar as novas formas da cidade perfeita. O racismo é próprio de pessoas conservadoras, como os gregos, que imaginam o modelo da sociedade perfeita. e) Para Aristóteles, os escravos eram prisioneiros de guerra com uma natureza corporal privilegiada. O racismo é a determinação dos homens mais capacitados (biogenética e economia) em relação às outras raças, como os asiáticos.


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5(UECE - 2023)Número Original: 16Código: 14167892

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Filosofia e cultura.g
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Questão de Vestibular - UECE 2023
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